Um alerta aos proprietários de aparelhos Xperia: apesar do longo prazo que foi necessário para que a Sony levasse o Android 4, lançado há 8 meses, a alguns dos modelos da linha (nem todos: o Xperia Play não receberá esta versão, apesar do repetido anúncio oficial em 2011 – era pegadinha…) potencialmente permitir que testes gerais de funcionalidades fossem realizados, surgem relatos de que o suporte a redes WiFi em parte dos aparelhos fica comprometido após a atualização.

A situação ocorre na autenticação em redes seguras (WPA, etc.), não se manifesta em todas as redes, e nem mesmo em todos os momentos: em alguns casos, após reiniciar o access point, ou conectar-se a uma rede aberta e depois tentar novamente conectar-se à que o celular inicialmente não conseguiu, o problema não se repete imediatamente, e depois se torna intermitente. Mas alguns usuários (veja alguns exemplos no site da Sony, ou procure as outras threads a respeito) relatam que em determinadas redes das quais fazem uso, o problema ocorre em caráter permanente desde que aceitaram fazer o upgrade oferecido para seu aparelho.

Portanto, caso você tenha cometido a compra de um smartphone da Sony com Android, recomenda-se cautela ao aceitar os upgrades oferecidos pelo fabricante no momento, e que acompanhe as notícias para verificar como e quando a situação será superada. (via it.slashdot.org – “Android 4.0 Upgrade For Sony Xperia Smartphones Opens a Pandora Box – Slashdot”)