Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Apple removerá partes do CUPS irrelevantes para o OS X

Enviado por Tércio Martins (tercioΘpop·com·br):

“O CUPS é um sistema de impressão lançado em 1999 e utilizado na maioria das distribuições Linux desde então. A Apple também o utilizava no Mac OS X e comprou a empresa que o desenvolvia em 2007.

Andreas Hüttel, em seu blog, cita alguns dos recursos que serão retirados do CUPS na próxima versão da ferramenta, a 1.6, ainda em desenvolvimento:

- Suporte a impressão nas portas paralela e serial – Suporte a scripts em PHP e Perl – Descoberta de impressoras remotas via LDAP, SLP e pelo próprio CUPS (o protocolo Zeroconf/Bonjour será utilizado no lugar) – Módulo para impressão direta de imagens

Um dos comentários no blog cita um tópico na lista de discussão do Projeto Fedora sobre o assunto, aonde o desenvolvedor Tim Waugh fala que a Apple está retirando recursos irrelevantes para o Mac OS X, e diz que criou um patch para que o CUPS suporte também a descoberta de impressoras pelo protocolo Avahi — semelhante ao Bonjour, mas utilizado nas distribuições Linux e BSD.

Maiores informações sobre o desenvolvimento do servidor de impressão podem ser encontrados nos links acima e na lista de discussão da Linux Foundation, aonde são descritos maiores detalhes sobre a nova arquitetura da ferramenta.” [referência: dilfridge.blogspot.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-05-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Hora de “forkar”?

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 10:59 am

    Fuuuuuuuuuuuuu……….

    E agora, vamos ficar na mão? Se for feito um fork as impressoras que hoje funcionam bem com o CUPS podem ter problemas? Presicaremos utilizar uma versão desatualizada do CUPS por um tempo até o FORK ficar estável para o uso? Que raiva, minha impressora está funcionando perfeitamente agora.

    zer0c00l (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 11:31 am

    Isso chama-se FOCO.

    linuxer (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 11:38 am

    Isso não se chama FOCO, mas OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA (“Suporte a impressão nas portas paralela e serial”) e INCOMPATIBILIDADE FORÇADA com outros Unices.

    Será que Macs são tão “cool” que não podem usar impressoras seriais e paralelas (mesmo que com adaptadores)?

    A Apple está agindo como aqueles moleques que, no meio do jogo, vão se embora com a bola dizendo que a bola é dele e ele pode fazer o que quiser.

    Hora do fork, pessoal ! Vamos ver se a Canonical começa a contribuir com o “encanamento” do linux ou se vai continuar mudando a decoração.

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 12:04 pm

    Segundo o próprio site da notícia, muitas das funções removidas foram reimplementadas no pacote cups-filters. Ou seja, sem muito pânico por enquanto.

    Mas um fork não seria uma má idéia antes que a Apple faça mais algumas ‘gracinhas’ no CUPS.

    Marcos (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 12:11 pm

    Bem, nesse caso ninguém pode criticar a Apple, a empresa é dela e foi comprado com o interesse no OSX, não nos outros UNIX, ou seja FOCO.

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 12:50 pm

    Uma coisa não exclui a outra: foco, obsolescência programada e incompatibilidade forçada podem ser objetivos que caminham juntos. A Apple aproveitou o foco no seu MacOS e ainda conseguiu a obsolescência e a incompatibilidade em outros SO.

    Porfírio (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 1:37 pm

    “Isso chama-se FOCO.”

    Isso se chama PERDER CLIENTES devido ao DESRESPEITO.

    erico (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 1:54 pm

    não creio que seja o caso de forkar, ainda, a empresa está sendo pragmática, ela não vai dispensar recursos para desenvolver o pedaço que ela não usa. Então porque gastar recurso com a feature que não utilizo.

    Uma comunidade livre é que não pode ser assim, o próprio post revela que já há movimentos nesse sentido, então é investir nisso.

    Acho que fork é uma alternativa se o software/recurso em questão for de tal forma tivolizado que inviabilize o seu uso livre. No caso seria se a apple conduzisse o projeto de forma a não aceitar esse ou qualquer outro patch/contribuição.

    Guiherme Moser (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 2:44 pm

    A apple desevolve o software em opensource, qualquer um pode contribuir, ou estou enganado? Se ela é a maior contribuidora e não usa em seus produtos as respectivas funções que deseja remover, por que deveria manter? Ela investe seu dinheiro nisso, é uma empresa e não uma fundação, cabe aos interessados (distros linux) contribuir com a parte do CUPS que lhe interessa, assim todos saem ganhando :). Seria maldade da apple impedir que outros desenvolvessem ou continuassem a desenvolver no sentido de obrigar um fork.

    Tiago (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 3:02 pm

    Obsolescência programada é o nome dado à vida curta de um bem ou produto projetado de forma que sua durabilidade ou funcionamento se dê apenas por um período reduzido – Wikipedia.

    Isso não é Obsolescência programada, é exclusão de produtos obsoletos mesmo. Basta lembrar que a Apple foi a primeira a aposentar os disquetes, a primeira a aposentar os drivers óticos (Air), foi a primeira a aposentar o conector de rede ethernet (Air), dentre outros. Qual a dificuldade de entender que a Apple não vai suportar uma porta paralela ou serial, que são obsoletas, e que ela mesmo não usa a 12 anos nos seus computadores?
    É ilógico manter o suporte.

    outra coisa, quem disse que a Apple está forçando a incompatibilidade? Alias, quem disse que a Apple precisa manter a compatibilidade? O produto é dela, e se seus hardwares não dão suporte à tecnologia obsoleta, ela não vai gastar dinheiro e tempo com isso. Como diz o pessoal do gnome: se está insatisfeito, faça você mesmo!

    Marcos FRM (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 4:00 pm

    A remoção do CUPS Browsing, o mais crítico na minha opinião, já foi resolvido com a integração com o Avahi: http://cups.org/str.php?L3066

    Mas a remoção do suporte a porta paralela vai quebrar as pernas de muita gente. É uma tecnologia obsoleta, mas ainda usada…

    Porfírio (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 4:18 pm

    “é exclusão de produtos obsoletos mesmo”

    Obsoletos do ponto de vista dela, certo? A Apple se vê na posição de aposentar o que ela quiser sem ouvir o resto do mercado e o consumidor.

    Concordo que o produto é dela, os profissionais são dela e o projeto de governança fechada é dela. E discordo que deva se gastar muitos esforços da comunidade com um fork: se uma empresa não se interessa pelas necessidades de alguns usuários, faz mais sentido que esses usuários abandonem os produtos dela.

    O interesse em atender seus consumidores é (ou deveria ser) da Apple. O ônus é dela.

    arthas_dk (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 4:32 pm

    Tudo bem, algumas das coisas serão recolocadas no cups filters … Mas como fica a questão de API’s de acesso e manipulação do CUPS(PHP e Perl caíram, talvez coloquem python, mas objective C não por favor!)?

    Sem LDAP Browsing a galera só pode estar de brincadeira, ainda mais que só no 1.3 ganhou suporte a LDAP’s …

    É ver para crer isso aí, mas não me admira que seja necessário haver sim um fork, talvez não agora, mas muito em breve …

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 4:54 pm

    Isso se chama PERDER CLIENTES devido ao DESRESPEITO”

    Peraí, tu pagou quanto pelo Cups mesmo?

    Em tempo: Entendo mas não concordo, só não estou certo se um fork manteria o Cups (ou o que sobrar dele) funcionando tão bem quanto funciona hoje.

    Marcos (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 5:35 pm

    “A apple desevolve o software em opensource, qualquer um pode contribuir, ou estou enganado?”

    Não, o software foi desenvolvido por outra empresa que a Apple comprou. E o cups não é usado apenas pro OS X, mas pra outros SOs e com essa mudança esses outros foram atingidos.

    Quando saiu a notícia que a Apple passou a ser dona do cups muita gente comemorou acreditando que seria melhor para o Linux e quando levantei a possibilidade de que a Apple descontinuasse o suporte ao que não interessasse a ela e que não ligaria pros outros SOs teve alguns trolls que me crucificaram. hehehehee

    Porfírio (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 5:36 pm

    @Lucas Timm:
    Eeeeu? Euzinho? Não sou cliente Apple desde 199x. Mas (infelizmente) tem quem seja.
    Esse pessoal não paga pelo CUPS, mas paga pelo hardware que ela vende, que precisa se conectar com o resto do mundo. Quando um cliente Apple (que seja esclarecido, não um “fã”) quer fazer isso mas a fabricante não deixa, o que ele deveria abandonar, a Apple ou o mundo?
    Minha resposta, a anos atrás, foi abandonar a Apple. A resposta do fã é abandonar o mundo.
    Uma vez que ainda há mais clientes pensantes do que Fãs (embora eles façam mais barulho), ao causar problemas para seus clientes com a sua postura ditatorial a Apple os perde.
    Então é isso que a minha linha de texto quer dizer.

    Celio Alves (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 6:37 pm

    E muita gente acreditando que a Apple é amiguinha do software livre/opensource…

    Manoel Pinho (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 7:22 pm

    A Apple adora classificar tecnologias não tão antigas como obsoletas e adotar padrões próprios. Sim, ela foi pioneira em muita coisa mas justamente por isso também antecipa a obsolescência de muitas coisas, inclusive de seu próprio hardware.

    Ela pode fazer isso ? Claro que pode. E o pior é que ainda tem fãs que idolatram essa empresa.

    Ela comprou o cups e poderia ter perfeitamente fechado o código das novas versões. Pelo menos teria sido mais honesto, já que o Mac OS X não é mesmo um software livre. Ficar bancando um projeto semi-livre e semi-multiplataforma é ser “evil” (no sentido contrário do lema da Google).

    A Apple deveria trocar o domínio cups.org para cups.apple.com e trocar no site a frase

    “CUPS is the standards-based, open source printing system developed by Apple Inc. for Mac OS® X and other UNIX®-like operating systems.”

    para

    “CUPS is the standards-based, open source printing system bought by Apple Inc. for Mac OS® X.”

    Pelo menos com a Microsoft todo mundo já tem um pé atrás mesmo. Quando ela comprou o skype, a primeira coisa que pensamos é a de que abandonaria a versão linux, mas ela está mantendo por enquanto.

    lklazu (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 9:42 pm

    Talvez http://cyberelk.net/tim/2012/05/10/announcing-printerd/

    Marcos (usuário não registrado) em 21/05/2012 às 10:12 pm

    O Porfírio resumiu bem o comportamento dos fanboys, independente de ser Apple, Google, Facebook ou MS.

    A Apple está no direito dela, assim como o Google e Facebook. É a concorrência de todos que faz a tecnologia evoluir.

    linuxer (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 7:48 am

    A Novell abriu até uma entrada para essas mudanças no seu bugzilla

    https://bugzilla.novell.com/show_bug.cgi?id=735404

    Lá tem mais detalhes técnicos das mudanças no cups.

    Porfírio (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 7:54 am

    A Apple está no direito dela e os insatisfeitos estão no direito de abandoná-la e / ou abandonar o CUPS, por causa disso. É assim que as coisas funcionam.

    A concorrência leal faz o mercado evoluir. A concorrência desleal, ainda que encoberta por desculpas esfarrapadas, trava o desenvolvimento.

    Tiago (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 8:31 am

    @Celio alves
    “E muita gente acreditando que a Apple é amiguinha do software livre/opensource…”
    Pior, tem gente que acredita que a Google é….

    @Porfírio
    “Obsoletos do ponto de vista dela, certo? A Apple se vê na posição de aposentar o que ela quiser sem ouvir o resto do mercado e o consumidor.”

    Lógico. Mas quem usa Apple, não usa essas tecnologias a 12 anos mesmo!

    @Porfírio
    “A Apple está no direito dela e os insatisfeitos estão no direito de abandoná-la e / ou abandonar o CUPS, por causa disso. É assim que as coisas funcionam.”
    Concordo, o problema é que quem usa Apple não está insatisfeito..:)

    Cara, é muito difícil vocês colocarem as coisas assim. Quem usa Apple está muito satisfeito mesmo. Todas as pessoas que entraram para o mundo Apple, inclusive eu, não sai! Pode ser fechado, mas o que a Apple entrega, ninguém está entregando. A gente pode elencar muitas coisas, como usabilidade ruim do android, complexidade desnecessário do Linux, sistema mal acabado da Microsoft, e por ai vai. O CUPS é aberto, quem precisar de algo a mais, que o faça. E outra, nem o Mac Pro, que é o desk da Apple e possui um p*ta hardware, possui essas portas. Todo esse ódio é desnecessário. Se a maior companhia de publicidade do mundo tiver um concorrente à altura, muitos software livres podem morrer, começando pelo Android. Foco! A Google tem muito dinheiro porque ela monopoliza a publicidade. E vocês realmente acham que ela não é mal ou que é amiga do software livre. Ela faz software livre porque isso fomenta o negócio dela: publicidade. Se a Google precisar fazer renda com software, vai acabar com essa festinha. E todos sabem que a Apple não está nem ai para o Linux. A questão não é chorar, é fazer. Não é esse o espírito do Software livre? Agora, vocês vão negar que todas as melhorias que a Apple disponibiliza no CUPS é ruim só porque ela vai retirar do núcleo do software o que não a interessa? Que isso? Isso é comportamento do fãboy do linux. Fala-se muito de fãboy da Apple, mas muitos aqui são fãboy do linux, e simplesmente não pensam dois segundos antes de atacar uma empresa. Antes era a Microsoft. A Apple surgiu, e agora o Alvo é a Apple. E por mais incrível que pareça, às vezes até a Canonical! Que diabos é isso? Assim como a Apple e a Microsoft, a Google é igualzinha, mas como disponibiliza suas soluções de graça e faz graça com o Android, ela é adorada. Mas a Google é uma empresa de publicidade que usa tecnologia como vetor, e não uma empresa que tem a tecnologia como sua real fonte de renda. Parem com isso. Larga de serem fãboys. A Apple está fazendo é sim certo. Pega o código do CUPS e acrescenta a sua necessidade. Ele está lá aberto para quem quiser usar.
    Agora, mexeu no meu espaço eu vou reclamar? E o espaço nem é seu, é da Apple. Isso é coisa de fãboy. Só que são fãboys muito piores que os da Apple.

    ubuntuholic (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 11:41 am

    @Tiago, mas a Apple também se utilizou do software livre e , depois, fechou(a licença permite) no seu MAC OS …

    Guiherme Moser (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 11:48 am

    Concordo com o @Tiago.

    E sim a apple comprou o CUPS, e modificou, aprimorou ele e agora como mantedora quer manter o foco dele em seus produtos, o que isso tem de errado? Errado seria ela bloquear que o que ela esta retirando fosse impossibilitado de se por em outras formas, ou fechar o codigo só para si, mas ela vai disponibilizar as melhorias para quem lhe interessar o codigo, algumas empresas linux podem manter a compatibilidade com o hardware legado, e os protocolos usados no mundo unix mais geral. Isso não interessa a apple, então, como num software livre, os interessados se mechem para oferecer a solução. Não é sempre o q os devs de muitos softwares comunitarios falam? “se vc quer tal função, nos ajude no codigo” é a apple falando isso agora.

    não que eu ache bonito, mas é certo dentro do mundo opensource (=

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 11:55 am

    Nesse tipo de caso as vezes penso que seria melhor que fosse encerrado de vez a parte aberta.

    Embora pareça contraditório, acho que beneficiaria o fork que fosse criado.

    Dessa forma, de posse de uma empresa, parece que se mantém um estado de torpor, sempre esperando a empresa ditar o rumo.

    Ao invés disso se poderia desenvolvendo focando no Linux e BSDs.

    André (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 12:08 pm

    Alguém ainda usa, por acaso, impressora em porta paralela e serial? Certamente o que eles estão tirando não fará (muita) falta… se não me engano os desenvolvedores do Linux tiraram o suporte do kernel às placas ISA. Alguém reclamou? Pois é.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 12:35 pm

    André

    “Alguém ainda usa, por acaso, impressora em porta paralela e serial?”

    Pouca gente, geralmente em comércio.

    Mas é um bom caso para exemplificar a diferença de empresa e fundação.

    Empresa cuida de seus interesses, o que está certa de fazer, então se porta paralela, serial, ou drive de CD/DVD deixar de ser interessante, ela vai parar de investir nisso, perfeito.

    Mas para um projeto aberto isso não é aceitável. Pode usar equipamentos além do que “é tendência em Milão” é muito bom.

    Porfírio (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 1:39 pm

    @Tiago: eu já usei, eu já estive insatisfeito, eu abandonei. Mais usuários Apple aqui na facul (que não são fãs) também estão pensando em abandonar.

    Os fãs é que nunca pensam nisso, concordam com tudo e estão sempre satisfeitos com qualquer coisa que a fabricante faça. Claro: são fãs. É a mesma coisa que descobrir que o seu astro pop preferido estupra criancinhas e continuar batendo palmas para ele: coisa de fã, não se discute. Só coisas racionais são passíveis de discussão.

    “A Google tem muito dinheiro porque ela monopoliza a publicidade”

    Não concordo com tudo o que a Google faz (eu bato de frente o tempo todo contra a estratégia “tudo na nuvem” dela), mas vamos ser justos: não é assim como vc. fala, @Tiago, e é justamente por esse motivo que ela tem sucesso. Porque não “monopoliza”? Porque ela divide, chama outros para brincar e, com isso, aumenta o tamanho do bolo. A rigor, qualquer um pode ser parceiros dos serviços e publicidade da Google: empresas grandes e pequenas, pessoas físicas, etc.

    Ela sabe que não pode gerar sozinha todo o conteúdo digital que o mundo precisa. Sabe que não consegue fazer todo o marketing. Sabe que não pode criar todo o software necessário. Sabe que não pode comprar e manter todas as máquinas de que precisa. Sabe que não pode gerir tudo isso. Então gera negócios que darão lucro também a outras pessoas e empresas.

    “Se a Google precisar fazer renda com software” – Ela faz. Com Android, por exemplo: 30% dos lucros da Google Play são dela. E mais da metade do mercado de Ads tb. E ao invés de “acabar com a festinha”, aumentou o tamanho do salão.

    “Agora, vocês vão negar que todas as melhorias que a Apple disponibiliza no CUPS é ruim só porque ela vai retirar do núcleo do software o que não a interessa?”

    Não. Significa que o projeto vai sofrer um fork e a Apple deve perder os clientes que confiavam nessa compatibilidade. A partir de agora, o CUPS da Apple não interessa mais, é coisa só deles. Isso já é conhecido, a Apple não faz parceiros: todos são concorrentes, mesmo aqueles que não a enxergaram como tal. Isso reforça a ideia do mercado como um todo separado do mundinho Apple e faz dos seus clientes alienados em relação ao que se passa ao redor.

    @Weber, eu concordo com vc. também. Ninguém mais vai contribuir com o CUPS da Apple sabendo que são eles é quem decidem o que morre e o que vive. Mais prático é fechar logo de uma vez.

    “e não me engano os desenvolvedores do Linux tiraram o suporte do kernel às placas ISA”

    Mas ainda está disponível na forma de módulo. Só que é o tipo de coisa que não precisa mais de manutenção.

    “Alguém ainda usa, por acaso, impressora em porta paralela e serial?”

    Sim, fora do mundinho elitista da maçã.

    Spif (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 2:02 pm

    “O Porfírio resumiu bem o comportamento dos fanboys”

    Oras, marcos, ele sempre fez isso. Se eu pudesse definir fanboy, contaria com ele pra isso.

    Apple tá com a razão. Dar suporte à impressora paralela e serial? Ninguém mais usa isso, só certos casos especiais. Laptops nem vem mais com essas portas.

    Duvido que a cannonical ou qualquer outra se meta nisso, não vale a pena.

    Illidan (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 2:25 pm

    Muito mimimi a toa, o CUPS é aberto, faz um patch adicionando as funcionalidades de volta, faz um fork, faz um novo inspirado nele. Opções são muitas e não é o fim do mundo também gente.

    Spif (usuário não registrado) em 22/05/2012 às 2:39 pm

    ““Alguém ainda usa, por acaso, impressora em porta paralela e serial?”
    Sim, fora do mundinho elitista da maçã.”

    Existe, a venda do seu Manoel da esquina em Timbuktu.

    Isso é ridículo, srs. A maioria não usa. Tem anos. Alguns talvez já faça uma década agora,

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 23/05/2012 às 3:35 am

    “Quem usa Apple está muito satisfeito mesmo. Todas as pessoas que entraram para o mundo Apple, inclusive eu, não sai! Pode ser fechado, mas o que a Apple entrega, ninguém está entregando.”

    Pois é… Linus Torvalds entra para o mundo Apple e sai com Linux no HD do MacBook Air.

    http://techcrunch.com/2012/04/19/an-interview-with-millenium-technology-prize-finalist-linus-torvalds/

Este post é antigo (2012-05-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.