Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Android: Kaspersky detecta 15.000 novos malwares no trimestre, mas F-Secure diz que são 40

A forma de realizar uma contagem é importante para determinar a relevância de seu resultado, e sob o meu ponto de vista o método da F-Secure de contar novos malwares para o Android (agrupando amostras com o mesmo comportamento como se fossem um só) é bem mais descritivo do que o cálculo fácil feito pela Kaspersky, que conta cada exemplar com assinatura diferente dos demais como um malware diferente.

Sejam 40 ou 15.000 no trimestre, entretanto, a cobertura do The H conclui: ambas as empresas concordam em um aspecto: o Android é a plataforma móvel preferida dos desenvolvedores de malwares. (via h-online.com – “The alleged flood of Android trojans – The H Open: News and Features”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-08-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcelo (usuário não registrado) em 17/08/2012 às 10:59 am

    15.000 novos malwares é muito mais impressionante que 40.
    Seja no gráfico do excel, seja nos números da apresentação para o gerente.
    Sempre ajuda para vender soluções um número grande.

    Porfírio (usuário não registrado) em 17/08/2012 às 11:47 am

    “o Android é a plataforma móvel preferida dos desenvolvedores de malwares”

    Sério? Ou se trata da plataforma onde os malwares são mais rápida e facilmente expostos (e contabilizados), enquanto nas outras eles podem estar escondidos até hoje?

    Difícil dizer.

    Da mesma forma, mais de metade de todos dispositivos móveis usados no mundo rodam Android. Qualquer estatística ligada a sistemas desse tipo vai ficar maior com ele.

    Esses fatos geralmente não são lembrados nesse tipo de relatório, cujo objetivo é lembrar ao mundo a relevância das empresas especializadas em segurança digital, e a vender seus produtos.

    Anti-roubo para meus devices, ok. Anti-vírus? Desnecessários: o anti-vírus dos meus aparelhos sou eu.

    Spif (usuário não registrado) em 17/08/2012 às 11:57 am

    Ai, argumento novo! Gostei de ver. Assim, pelo menos muda o variedade das desculpas! :)

    Mas as coisas não são bem assim. Quando a Apple tinha o iPhone, e o resto do mundo usava Blackberry, Windows Mobile e Symbian, você não via esse nível de crescimento de ameaças para as plataformas deles.

    anom (usuário não registrado) em 17/08/2012 às 12:53 pm

    Uma pena que os estudos destas empresas não apontem em quais repositórios estes malwares estão. Penso que isto é de suma importância para saber em que pé anda a segurança do sistema e os riscos que seus usuários, eu incluído, correm. Se boa parte deles está no Google Play, é sinal de que há muito o que melhorar (inclusive esta informação seria um subsidio importante na decisão de se adquirir app de anti-virus), mas se a grande maioria vem de repositórios de terceiros e, dado que eu sou a favor de que se deixe em aberto o uso de tais repositórios, é um indicativo de que o sistema não tem grandes problemas de segurança, ficando nas mãos dos usuários a responsabilidade pelo que vem de fora, até por que penso que usuário leigos, que são a maioria e que podem ser as maiores vítimas de malwares, não teriam problema por naturalmente não se aventurarem a usar tais repositórios.

    Do jeito que os estudos são feitos, não serve muito mais do que para satisfazer a veia irônica de parte dos leitores e despertar a ira de outros.

    anom (usuário não registrado) em 17/08/2012 às 1:02 pm

    Percebi que todos os posts do Porfirio foram moderados. Uma pena, embora não seja tão otimista quanto ele, até por falta de informação, não considero a moderação adequada, normalmente utilizada para inibir a trollagem.

    Parece que os posts sobre android estão acarretando o fenômeno da moderação como resultado da molecagem e da briga pessoal contra a opinião divergente. Uma pena mesmo.

    anom (usuário não registrado) em 17/08/2012 às 1:11 pm

    Só mais uma coisa, como tenho um smartphone da linha Nexus, me fugiu a possibilidade dos malwares estarem nos repositórios da SAMSUNG e outras fabricantes. Isto teria um impacto grande sobre usuários leigos que estariam correndo perigo pela falta de segurança por culpa destas fabricantes.Se este for o caso, talvez indique um problema no modelo de negócio/distribuição empregado pelo Google no lugar de um problema técnico do Android.

    Enfim, tudo especulação, infelizmente, já que tudo que temos são números jogados ao vento.

    Marcos (usuário não registrado) em 17/08/2012 às 2:05 pm

    Sendo 40 ou 15 mil, o que deveria ser levantado é uma questão antiga: qual o sistema mais seguro? A resposta é simples: o que menos vender (ou for instalado). Prevejo um novo Windows em relação às pragas virtuais, seu nome é Android.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 17/08/2012 às 3:48 pm

    Não percebi nada sobre o iOS neste relatório, então isto me leva a crê em que, o relatório foi encomendado para ser publicado em sites patrocinados e ligeiramente direcionados a produtos da apple ou eles acho que o iOS é irrelevante no mercado de mobile (smartphones e tablets).

    Outra coisa sempre que estas empresas patrocinadas fazem estes estudos ele não relatam a fonte dos malwares, simples, eles querem ser pagas para te proteger.

    Não considero que o Android seja furado assim, ele tem um problema bem conhecido pela google, falta de updates e não só no android e sim no Linux (kernel) e em alguns produtos da GNU (grep,tail,dd,sudo,…) e também na sua maquina virtual (android). Dentro destes problemas posso considerar que existem várias falhas que podem ser utilziadas para consegui ROOT e acho que são poucas 40 pragas para problemas de mais de 2 anos por exemplo que sobrevivem em smartphones como Galaxy S e o Motorola Milestone entre outros que ainda sobrevivem.

    @Anom apesar de pernsar que vc é o @Porfírio vejo que seus comentários estão sendo muito moderados, concordo os seus comentários que pude ler, menos quando vc fala que sistemas muitos instalados tem muitas falhas, discordo se não estaria acreditando na segurança do WindowsXP e do Internet Explorer.

    Ainda tenho um conselho a dar você @Porfírio, este blog/site é feito para quem tem ou que deseja muito ter um OSX então evite criticas a usuários desta plataforma.

    Porfírio (usuário não registrado) em 17/08/2012 às 4:57 pm

    Só para registro, @Rodrigo Pinheiro Matias, obrigatório nesse caso: o @anom não sou eu. Uso outros nicks em outros sites (um para cada), mas @Porfírio é o único apelido que uso por aqui.

    Já ocorreu de me confundirem com outro usuário por aqui (já não foi legal da primeira vez), e eu considero isso equivalente a duvidar da palavra de alguém onde não há absolutamente nenhum motivo para colocá-la em dúvida.

    O @anom, pelo que eu vi, apenas constatou uma situação recorrente e expressou a sua opinião. Eu mesmo já me expressei de forma parecida quando o alvo de ataque foram outros leitores e o faria novamente.

    Em relação a críticas, acredito que o blog me dá pleno direito de fazê-las, visto que o blogueiro sempre foi democrático nesse ponto.

    Nunca fui intimado de forma direta com uma resposta direta do tipo: “nenhuma crítica deve ser feita a OSX/iOS por aqui!!” ou “nenhum elogio deve ser feito às plataformas tais e tais!!” ou mesmo “Queremos continuar fazendo as críticas que quisermos a plataforma tal sem que sejamos criticados ou desmentidos, ou recebamos nenhum comentário em sentido contrário!”.

    E enquanto eu não ouvir nada parecido, continuarei acreditando que críticas ou comparações sempre serão aceitas e lidas, ainda que não necessariamente benvindas por todos.

    Porfírio (usuário não registrado) em 17/08/2012 às 5:00 pm

    Só para complementar, @Rodrigo Pinheiro Matias, não posso dizer que a impressão que vc teve não me ocorre também, às vezes.

    Fausto (usuário não registrado) em 17/08/2012 às 5:12 pm

    É…

    A Apple merece estar no topo.

    Como feliz proprietário de um New iPad e ex-usuário de Android, posso dizer que Apple é sinônimo de qualidade do início ao fim.

    Gostei do que vi no Windows 8 e creio que ocupe o 2° lugar fácil, pois Android está muito longe de alcançar a boa experiencia de uso e qualidade em software, tanto do SO como de Apps de terceiro.

    iPad mini consolida de vez o 1º lugar da Apple em tablets.
    http://www.zdnet.com/confession-of-a-nexus-7-owner-ipad-mini-will-blow-it-away-7000002759/

    Spif (usuário não registrado) em 17/08/2012 às 5:18 pm

    Rodrigo, você está esquecendo uma coisa: as duas empresas fornecem antivirus somente pra Android. Elas não tem base para falar do iOS, pois não possuem produtos lá.

    Andre (usuário não registrado) em 17/08/2012 às 5:26 pm

    @Fausto

    Não tenho a menor dúvida da superioridade do Windows 8 em relação ao Android.

    Só acho que a Apple terá agora um concorrente de peso e não deve ficar no topo por muito tempo.

    http://youtu.be/wj9U0yvAOho

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 17/08/2012 às 5:30 pm

    @Porfírio desculpa por ter te confundido, foi só uma impressão. Cara aprenda a ler o que esta escrito nas entrelinhas…

    @Spif eu não tinha esta informação de que estas não oferecem soluções para iOS

    @Fausto parabens pela aquisição agora vc pode visitar diariamente br-mac.org e macmagazine.

    Andre (usuário não registrado) em 17/08/2012 às 5:38 pm

    Mandei o link errado.

    Esse é mais interessante.
    http://youtu.be/AuIalzzic8c

    Spif (usuário não registrado) em 17/08/2012 às 5:39 pm

    Rodrigão, Android não é Linux. Por mais que estejamos todos do lado do Linux, não quer dizer que temos que aturar o impostor do Google.

    Fausto (usuário não registrado) em 17/08/2012 às 5:41 pm

    A vida do usuário comum está cada vez mais difícil no Android.

    http://www.zdnet.com/warning-fake-skype-app-on-android-is-malware-7000000418/

    anom (usuário não registrado) em 17/08/2012 às 5:48 pm

    Olha, para chegar ao nível de acharem que um comentarista está usando dois nomes para estabelecer um bate-bola de auto-defesa consigo mesmo é mais um exemplo de um certo clima de molecagem quando o assunto é android.

    É uma pena. O @Rodrigo inclusive concordou com muito do que eu disse, mas discordou do que eu não disse. Afinal, eu nem citei essa tese do sistema muito visado é “normalmente” mais infectado. O próprio iOS parece ser um contra-exemplo. O que eu penso mesmo é que liberdade de instalar app de qualquer canto abre brecha para malwares. Mas dado que esta liberdade (utilizada mais por geeks) é positiva, cabe saber se o ambiente do usuário comum (Google Play, SAMSUNG app, etc.) é seguro ou não. Isso pra mim é o que define o quão perigoso ou não é o uso do Android no dia-a-dia e se vale a pena instalar um anti-virus para se proteger.

    Porfírio (usuário não registrado) em 17/08/2012 às 6:07 pm

    Levando-se em conta que os comentários desse tópico já viraram manifestações de torcida organizada, os únicos a se manterem no tema são o @Rodrigo e o @Anom e o que devia ser comentado sobre o assunto já foi comentado, nada mais tenho a acrescentar ao que eles disseram.

    (@Rodrigo, eu até vi e entendi as suas entrelinhas. Mas eu aprendi por aqui que não dá pra ser brutalmente sincero com tudo, mesmo porque isso fugiria à pauta em questão).

    Carlos Kurumin (usuário não registrado) em 17/08/2012 às 6:49 pm

    Por isso estou ansioso para ter um aparelho com uma distribuição livre de Android

    Fausto (usuário não registrado) em 17/08/2012 às 10:24 pm

    A queridinha do @Porfírio foi pro saco, e a Ouya deve ir junto.
    http://www.theverge.com/gaming/2012/8/17/3250066/onlive-cloud-gaming-service-closing-staff-laid-off

    self_liar (usuário não registrado) em 18/08/2012 às 10:03 am

    Fausto e André

    Mudando de assunto?

    Tiago (usuário não registrado) em 18/08/2012 às 7:54 pm

    Com os vírus controlados e quase inativos nos sistemas Windows. Com a virtual (e quase real ) inexistência de vírus para sistemas Mac e sistemas Linux. Com a inexistência de vírus para iOS e Windows Phone, a Kaspersky não pode só contar com a estupidez do usuário em instalar seus próprios malwares, eles precisam de uma ação de marketing!

    Não dá para confiar nesses caras.

    Tiago (usuário não registrado) em 18/08/2012 às 7:54 pm

    Com os vírus controlados e quase inativos nos sistemas Windows. Com a virtual (e quase real ) inexistência de vírus para sistemas Mac e sistemas Linux. Com a inexistência de vírus para iOS e Windows Phone, a Kaspersky não pode só contar com a estupidez do usuário em instalar seus próprios malwares, eles precisam de uma ação de marketing!

    Não dá para confiar nesses caras.

    Spif (usuário não registrado) em 19/08/2012 às 10:48 am

    Tiago, você não está familiarizado com a seguinte frase “Mentiras, Mentiras Malvadas e Estatísticas”, do nosso querido Samuel Clemens, certo?

    Muito provavelmente não existe exagero algum ou, como alguns aqui gostam de se posicionar, mentira. Isso seria facilmente desmascarado. Os números são altos porque devem usara uma metodologia mais abrangente que a da F-Secure, provavelmente com uma idéia mais abrangente de Malware.

Este post é antigo (2012-08-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.