O juiz Alsup (aquele mesmo que revelou ter experiência como programador enquanto conduzia o julgamento do mesmo caso Oracle x Google sobre propriedade intelectual no Android) merece mais uma salva de palmas: determinou que ambas as empresas revelem, até dia 17, “o nome de jornalistas, blogueiros e comentaristas que podem constar das folhas de pagamento das companhias”.

O caso do blogueiro Florian Muller, que discretamente recebia da Oracle e mesmo assim durante meses foi citado pela imprensa em geral como referência especializada sobre casos de patentes de software como o Oracle x Google pode ter inspirado o eminente magistrado a considerar a possibilidade de que uma cobertura direcionada possa ter influenciado o júri, como um analista aponta (embora me pareça que o júri seja orientado a não acompanhar a cobertura da imprensa sobre o tema em julgamento).

Mas o juiz Alsup não esclareceu o motivo na ordem que diz: “O tribunal está preocupado que as partes ou conselhos possam ter retido ou pago autores de veículos impressos ou de Internet, jornalistas, comentaristas ou blogueiros que podem ter publicado comentários sobre os assuntos do caso”.

Minha aposta: alguma das partes vai recorrer contra a ordem, e não veremos as listas de fantoches do Google e da Oracle no prazo dado.

Trecho da notícia da Reuters, via info.abril.com.br:

A ordem, anunciada meses após um júri decidir que o Google não violou patentes da Oracle, levanta a hipótese da existência de um mundo escondido de cobertura jornalística paga e injeta incerteza sobre o caso.

Na decisão de uma página, o juiz não dá mais detalhes sobre as preocupações do tribunal.

“O tribunal está preocupado que as partes ou conselhos possam ter retido ou pago autores de veículos impressos ou de Internet, jornalistas, comentaristas ou blogueiros que podem ter publicado comentários sobre os assuntos do caso”, disse Alsup na ordem emitida na terça-feira.

As empresas devem divulgar as informações até 17 de agosto.