Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Alfa 2 do Mageia 3

Enviado por Macxi (emebipeΘyahoo·com·br):

“Mageia 3 Alpha 2 está disponível para testes nos os vários mirrors da Mageia, na pasta Cauldron (caldeirão).

Como é uma versão em desenvolvimento, para testes, não recomendamos usar em ambiente de produção.

Com muitos softwares atualizados, estão disponíveis dois LiveCDs: um com o KDE 4.9.1 (que logo deverá ser atualizado para o 4.9.2) e outro com GNOME 3.6. Estes estão ainda só em inglês e em 32 bit. Estão disponiveis também LiveDVD com KDE e GNOME (32bit e 64 bit) em vários idiomas.

Mais informações sobre Mageia 3 alfa 2 ver no Blog Mageia ([blog.mageia.org/…])

Participe da comunidade Mageia ([forum.mageiabr.org/…]) e envie seus comentários agora para melhorar esta nova versão de teste da Mageia, que deverá ter o lançamento da versão final em Março de 2013.” [referência: blog.mageia.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-10-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lucas (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 9:13 am

    Acostumado com os rápidos lançamentos de distribuições populares, dá até preguiça de acompanhar as novidades das distribuições Mageia/Mandriva, um ano de espera para obter as novidades que chegam antes em outras distribuições. Mas um ponto positivo é a sua estabilidade, coisa que não se consegue produzindo algo as pressas.

    Macxi (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 10:51 am

    Apenas acrescento o link dos mirrors da Mageia:

    A Mageia 3 Alpha 2 está disponível para download nos vários mirrors (espelhos) da Mageia, na pasta Cauldron (caldeirão)”.

    Um dos mirrors (espelhos) mais rápidos está na nossa UFPR:
    http://mageia.c3sl.ufpr.br/iso/cauldron/

    Macxi (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 11:44 am

    Lucas,

    De fato, uma das características que me atrai na Mageia é a estabilidade e as ferramentas gráficas de uso e de configuração que, na minha opinião, fazem da Mageia ideal para iniciantes.

    Eu uso os repositórios e pacotes oficiais para evitar instabilidades e nos casos de dúvidas ou problemas, tenho encontrado respostas tanto na comunidade de usuários no Fórum MageiaBrasil (e o Wiki MageiaBrasil), como na comunidade de usuários e desenvolvedores do Fórum Mageia Internacional.

    Fórum Mageia Internacional usa como padrão o idioma inglês, mas tem pessoas de todos os cantos do mundo. Tem o Wiki Mageia que está sendo editado pela comunidade e está cada vez com mais textos de documentação de ajuda oficial (em inglês, francês, alemão e alguns textos já estão sendo traduzidos para o português).

    A comunidade MageiaBrasil está buscando criar uma equipe de empacotadores, Os que quisem se juntar a essa equipe serão muito bem-vindos.

    Os que quiserem participar de outras equipes do Mageia internacional, basta escolher uma equipe, procurar o responsável por ela e se informar como participar.

    É o velho dilema de pacotes atualizados x estabilidade que toda distribuição enfrenta. Felizmente temos várias distribuições pra cada política, ao gosto do freguês.

    Uma coisa que acredito que seria legal é as distribuições com ciclo mais longo proverem alguns pacotes sempre atualizados, que não interferissem no ‘núcleo’ mas que fariam diferença para o usuário.

    Por exemplo, o LibreOffice poderia ser liberado versões mais novas nos repositórios das distros mais antigas. Assim como eu posso instalar o MS Office no Windows XP e Vista, por que não posso instalar a última versão em um Linux de 3 anos atrás? Eu sei que existem repositórios ppa, caldeirão, etc, mas falo de um pacote que a distro mantivesse no repositório oficial, com atualizações de segurança, etc. Além do LibreOffice, vários outros pacotes poderiam ser atualizados sem comprometer a segurança e estabilidade.

    Penso que não é assim por questão de custos, mas se conseguissem conciliar, resolveria um pouco a necessidade de atualizações tão frequentes.

    Macxi (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 2:59 pm

    @Marcosalex,
    Concordo com o q Vc disse: “É o velho dilema de pacotes atualizados x estabilidade que toda distribuição enfrenta.” A Mageia tem atendido minhas necessidades de atualização X estabilidade, q vc mencionou, agora a versão padrão é a Mageia 2:

    A Mageia 1 – LibreOffice 3.4.6, Firefox ESR 10.0.8, KDE 4.6.5, Gnome 2.32.
    A Mageia 2 – LibreOffice 3.5.5, Firefox ESR 10.0.8 e KDE 4.8.5, Gnome 3.4
    A Mageia 3 – LibreOffice 3.6.1, Firefox 16 e KDE 4.9, Gnome 3.6 (que ainda serão atualizados até o lançamento, em março de 2013 e alguns outros depois).

    Obs: pacotes das versões da Mageia (e outras 8 distros) pode ser procurados aqui: http://pkgs.org/search/

    As atualização dos pacotes dependem de grandes equipes de manutenção para dar qualidade e estabilidade ao sistema, por isso, os esforços são concentrados para atualizações nas versões novas.

    Por isso, manter uma distro com suporte de longa duração, com pacotes atualizados como vc disse, quase não acontece. A maioria dos suportes de longa duração (LTS Longo Term Suport) estão relacionados a atualizações de segurança e são usados mais para servidores.

    Os usuários de desktop, principalmente iniciantes ou não técnicos, não tem como ficar fazendo instalações anualmente. De fato não fazem isso nem se for com outros software proprietários, pagam algum técnico p fazer.

    Arpoador (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 3:58 pm

    @Maxci sou um entusiasta Linux e usuário Ubuntu. Acho que o trabalho realizado pela equipe do Mageia muito promissor e bem feito. Falo muito das distribuições Linux com amigos, entretanto não tenho conhecimento suficiente para sugerir, por exemplo, o Mandriva/Mageia para alguém. Tenho familiaridade com o .deb. O que você acha mais fácil, intuitivo ou no mesmo patamar, no Mageia em relação ao Ubuntu?

    Macxi (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 5:12 pm

    @Arpoador,
    Vc perguntou “O que você acha mais fácil, intuitivo ou no mesmo patamar, no Mageia em relação ao Ubuntu?”.

    Acho a Mageia muito simples de instalar e configurar. Pode ser feito tudo em ambiente gráfico (sem ser necessário usar o “modo texto”, só usa se a pessoa quiser).

    Por achar que é ótima para iniciantes, fiz uma apresentação da Mageia para iniciantes (ver aqui, aqui e aqui)

    Acho “Gerenciador de Software” da Mageia ótimo, assim como o “ Gerenciador de Mídias “, com um repositório de software próprio e muito bom, e cada vez melhor.

    Sou usuário do ambiente gráfico KDE, e a Mageia tem o KDE como ambiente gráfico padrão. (tem um ótimo KDE, além de um bom Gnome e outros ambientes gráficos).

    Já o Debian e as distro derivadas é ao contrário, tem como ambiente gráfico padrão o Gnome (ou no caso do Ubuntu, o Unity) e o KDE não é tão valorizado. Verifiquei o Kubuntu 12.04, que usa o KDE, mas não gostei do gerenciador de software e de mídias. Prefiro o da Mageia que acho mais completo e já estou acostumado.

    Tenho verificado várias distros no Virtualbox: Ubuntu 11.10, Fedora 16, Mandriva 2011, OpenSuSe 12.1, Mandriva 2011, Kubuntu 12.04 e Linux Educacional 4.0. Cada uma tem suas qualidades, acho que o linux é um só, por isso, se é software livre, tudo que evoluir numa distro, poderá ser adotado por qualquer outra distro depois.

    Mas por enquanto, optei pela Mageia por que :

    – tem um ótimo KDE (além de ter Gnome etc)

    – é simples de usar e configurar, tudo português do Brasil (pt_BR), desde a interface da instalação e após a instalação.

    – tem um excelente suporte comunitário tanto em português como em inglẽs.

    – e está sendo desenvolvida de forma comunitária e aberta pela Equipe Mageia e desenvolvedores do mundo todo, que discutem tudo abertamente com site, blog, fóruns, listas de discussão, IRC, wiki, etc.

    – os valores não são comerciais, mas são valores de entidade sem fins lucrativos e do software livre

    – Mageia tem seus próprios pacotes .

    – É uma distro comunitária , mas tem prazos, disciplina e organização de uma distro muito profissional .

    Arpoador (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 5:30 pm

    @ Macxi, vou passar estas explicações aos curiosos. Vou experimentar também. Obrigaduuu!!!

    Macxi (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 6:00 pm

    Saiu uma notícia sobre o lançamento do Alpha 2 do Mageia 3 no site The H-Open: Segundo Alpha do Mageia 3 chega para testes, de 15 outubro 2012 (em inglês, mas traduzido com a ferramenta google de idiomas)

    Macxi (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 6:14 pm

    Quem quiser acompanhar as notícias sobre a Mageia pelo mundo, é só acessar o Wiki Mageia, na lista com as notícias de vários países, em vários idiomas, desde o lançamento em 2010 até hoje.

    Já inclui estas noticias de ontem e hoje, sobre o lançamento da Mageia 3, Alpha 2 na lista.

    Macxi (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 6:36 pm

    @Arpoador,

    Se vc vai testar, veja as dicas de instalação do Wiki Mageia (ainda em inglês, mas com a tradução em andamento)

    Macxi (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 8:33 pm

    @Arpoador,
    Vc pode conhecer e testar a Mageia:

    a) rodando o LiveCD do Mageia 2 ou mesmo o LiveCD do Alpha 2 do Mageia 3, sem instalar.

    b) Vc pode também instalar em uma máquina virtual, como o VirtualBox, que é bem simples e isso não vai afetar o sistema operacional principal que vc estiver usando.

    Se for instalar no computador, lembro que o Mageia 2 (e o Alpha 2 do Mageia 3) ainda usam, como menu de inicialização, o Grub (legacy) que é incompatível com o Grub2, que o Ubuntu usa. Por isso, se precisar, verifica as dicas em português, de como configurar o menu de boot. Qualquer outras dúvidas vc também pode apresentar no Fórum MageiaBrasil, que sempre vai ter alguém lá para ajudar.

    A integração do menu de inicialização Grub 2 está prevista para as próximas versões Alpha ou Beta do Mageia 3.

    Flavio Reis (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 8:38 pm

    Pow so não entendo porque os desenvolvedores não separam ISOs por ambientes graficos como faz o PCLOS por exemplo. Isso traria vantagens levando-se em consideração o tamanho das ISOs para baixar na maioria dos paises que não possuem uma rede de internet rapida, inclusive em certas regiões do Brasil.

    Macxi (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 9:33 pm

    @Flavio Reis,

    Essa preocupação também é da Mageia, que já disponibiliza a Mageia 2 (versão estável) em um LiveCD com KDE e outro LiveCD com GNOME (ver aqui), a versão com o idioma português do Brasil é a Europe 1 – America.

    A versão em desenvolvimento Mageia 3 Alpha2 (ainda só em inglês), também vem com um LiveCD com KDE e outro LiveCD com GNOME (ver aqui)

    Para quem tem uma internet melhor, pode testar a Mageia 3 Alpha 2 que vem também com um LiveDVD com KDE e outro LiveDVD com GNOME (em vários idiomas).

    Lembro que a versão LiveCD é mais recomendada para iniciantes, pois já instala vários codecs não-livres automaticamente.

    Dicas gerais de instalação e configuração da Mageia podem ser encontradas aqui ou, como disse antes, quaisquer outras dúvidas vc também pode apresentar no Fórum MageiaBrasil em português, ou mesmo no Fórum Mageia internacional (em inglês), que sempre vai ter alguém lá para ajudar.

    Macxi (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 10:37 pm

    Corrigindo o link do Fórum MageiaBrasil

Este post é antigo (2012-10-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.