Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Aguardar: Mandriva escreve 3 frases sobre seu futuro próximo

O @filipesaraiva enviou o link para o post do blog oficial da Mandriva (blog.mandriva.com) publicado ontem e com o singelo título de “The Future”.

São meras 3 frases que narram um novo acontecimento importante, mas que depende de confirmação formal e análise posterior, para a subsistência da empresa que passa por mais uma crise devido a um dos principais acionistas ter rejeitado planos de recapitalização recentemente propostos.

As 3 frases, em resumo, dizem que uma entidade externa fez uma proposta de adquirir a companhia, e os principais acionistas foram chamados a se manifestar a respeito, como a ocasião requer – só que nem todas as respostas por escrito necessárias chegaram, e assim a empresa vai aguardar até a próxima segunda-feira para definir seu futuro. (via blog.mandriva.com – “The future | Mandriva Blog”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-01-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Adrianodl (usuário não registrado) em 18/01/2012 às 9:53 am

    Eh Mandriva velho de guerra…..
    Espero que continue firme e aguente mais este baque.

    Lucas (usuário não registrado) em 18/01/2012 às 10:00 am

    Para mim o Mandriva hoje é o Mageia, desde que foi lançado o Mandriva 2011 todos perceberam o quão diferente o Mandriva ficou, não é a mesma. Os usuários do Mageia desde o início não acreditava no futuro da distribuição e por esse motivo criaram um fork. Mageia 2011 se tornou mais estável, leve e confiável que o Mandriva e poderá ser a sua continuação caso ela morra.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 18/01/2012 às 10:14 am

    Não da pra usar uma distro que a gente não sabe se vai existir ano que vem…

    André (usuário não registrado) em 18/01/2012 às 11:00 am

    “Não da pra usar uma distro que a gente não sabe se vai existir ano que vem…”
    Enfim, deixou de ser uma opção no mercado.
    RIP

    André (usuário não registrado) em 18/01/2012 às 11:03 am

    Nessas horas não consigo compreender como é possível ter um negócio sustentável com Linux.
    Mandriva era um negócio, até interessante, aí vem um grupo de revoltados e simplesmente cria um Fork, sem o mesmo compromisso e acaba com o negócio interessante da Mandriva.

    Onde está a vantagem do código aberto para os negócios com Linux?

    Lucas (usuário não registrado) em 18/01/2012 às 11:34 am

    @Andre Mandriva não está em crise por causa do Mageia, ela estava em crise antes mesmo do Mageia existir. Quanto as vantagens do código aberto para os negócios, isso vc deve perguntar as empresas bem sucedidas: Novel, Redhat, Canonical e etc.

    André Luiz (usuário não registrado) em 18/01/2012 às 11:56 am

    @André,
    Xará, o fork foi criado porque os ‘revoltados’ não estavam satisfeitos e/ou confiantes quanto ao futuro da distribuição, que anda mal das pernas faz tempo, e justamente pelo compromisso pela continuidade da distro, dentro da proposta inicial. O desktop Linux não é para fazer dinheiro (se fosse, por que oferecer SOs funcionais de graça?), é para criar uma ‘cultura’ de uso do SO (exatamente o que a MS fez em seu princípio, quando facilitava a aquisição de seus sistemas nos meios acadêmicos; e ainda faz, na base da ‘vista grossa’ à pirataria do Windows). O negócio vantajoso são as versões ‘Servers’ — para empresas, que pagam (e bem!)

    lklazu (usuário não registrado) em 18/01/2012 às 12:02 pm

    Andre, mas ai você tá invertendo as coisas, ou também diria:
    “Nessas horas não consigo compreender como é possível ter um negócio sustentável com código fechado”

    Má gestão existe em todo lugar e o mundo FLOSS não criou patch pra isso.

    Henrique Sant'Anna (usuário não registrado) em 18/01/2012 às 12:55 pm

    Lamento que o destino da Conectiva tenha sido este. Ainda, me pergunto qual a relação entre o forte lobby da Microsoft na União Europeia e a alienação de seus países membros frente ao software livre.

    No mais, torço para a Mandriva superar esta longa má fase.

    Sri_Dhryko (usuário não registrado) em 18/01/2012 às 1:38 pm

    Não entendi ainda o motivo do chororô… Afirmaram apenas que existe uma proposta de aquisição da empresa – provavelmente por mais uma entidade russa ou pela mesma que ofereceu o aporte integral anteriormente – e que isso depende da aceitação por parte dos acionistas, inclusive do dito cujo que não aceitou a nova injeção de verbas na empresa. O Mandriva ainda não morreu, o Mageia não é o Mandriva e a Conectiva resolveu se incorporar ao antigo Mandrake por achar que estava fazendo um bom negócio. Ninguém tem bola de cristal, nem mesmo o Tio Bill.

    Fernando (usuário não registrado) em 18/01/2012 às 3:14 pm

    Quem continuou o legado da Mandriva foi a Mageia, o Mandriva 2011 perdeu a essência, cabe agora esperar pra ver o que vai acontecer com a Mandriva SA.

    Sou usuário da Mageia, e não sinto falta de nada, pois Mageia é Mandriva! E ainda mais estável, e com um kernel mais responsivo.

    Manoel Pinho (usuário não registrado) em 18/01/2012 às 7:04 pm

    Os “revoltados” fundadores da Mageia na realidade são ex-desenvolvedores franceses da distribuição mandriva linux.

    Eles fundaram a mageia porque foram demitidos da empresa chamada Edge-IT que pertencia à Mandriva

    http://en.wikipedia.org/wiki/Mageia#History

    Ou seja, os russos simplesmente decidiram cortar custos acabando com o desenvolvimento na França mas mantendo o desenvolvimento no Brasile na Rússia.

    Portanto não vi o lançamento da Mageia como uma iniciativa de revolta contra os rumos do desenvolvimento do Mandriva Linux em si, mas mais como uma tentativa deles de prosseguir trabalhando com desenvolvimento de uma distribuição linux e, quem sabe, conseguindo ganhar algo com isso. É mais ou menos como um grupo de funcionários que sai de uma empresa e cria uma empresa concorrente. Só que no caso da Mageia parece ser uma fundação e não uma empresa de capital aberto como a Mandriva. Talvez seja mais próximo do modelo da fundação Mozilla e outras do gênero.

    Se a Mageia vai dar certo a longo prazo, se não vai acabar e os ex-desenvolvedores da mandriva vão continuar nela, só Deus sabe. Cada modelo tem os seus prós e contras. A fundação Mozilla mesmo até hoje depende do dinheiro da Google e estaria em uma grave crise financeira se a Google não tivesse renovado seu contrato.

    Ainda não consigo entender como tanta gente parece ter raiva da Mandriva por ser uma empresa e da distribuição Mandriva Linux por ser uma distro comercial. Todas empresas têm suas crises e podem ser vendidas, fechadas, etc. A alemã Suse foi vendida para a americana Novell, que por sua vez aliou-se à Microsoft. O ubuntu linux também é uma distro comercial da empresa Canonical e até hoje não sabemos como estão as suas contas, se é deficitária ou não.

    A única distribuição comercial que está com lucroso substanciais é a Red Hat. O Fedora, queiram ou não, depende da Red Hat e não sei se teria prosseguimento só contando com a comunidade no caso de fim da RH.

    Distribuição comunitária relevante, popular, com desenvolvimento totalmente independente e com sucesso, só conheço o Debian. O CentOS depende da Red Hat também.

    André (usuário não registrado) em 18/01/2012 às 10:07 pm

    Pessoal, a Red Hat e Novell, só sobrevivem a base de cartéis de homologações.
    Tem um punhado de aplicações corporativas que só funcionam nessas distros.
    A Canonical ainda está só investindo na esperança de colher no futuro.
    Só o tempo dirá se a Canonical será a primeira distro comercial a dar lucros sem negócios escusos, como Red Hat e Novell.

    Geremias Tunn (usuário não registrado) em 18/01/2012 às 10:27 pm

    André, não viaja. Não tem essa de cartel de homologações. Tem máquina da Fujistu que vem com Suse e software que só dá suporte pra ele. O que acontece é que a RedHat chegou cedo, fez um bom nome com servidores e acordos com software houses garantindo o funcionamento das aplicações. Estas software houses não podem dar suporte pra Deus e todo mundo que fica caro então eles focam no que conhecem. A Novell tem um esqueminha com a MS, concordo hehehe

    Lucas (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 7:26 am

    Queria só dizer que o Mageia não tem só ex-funcionários do Mandriva trabalhando, é uma distribuição comunitária e qualquer um pode fazer parte. Eu mesmo faço parte da equipe de arte, entrei ano passado, estive desenvolvendo um tema padrão para a distribuição e foi muito bem aceito, e mesmo assim nunca trabalhei no Mandriva.

    jeca@tatu.com.br (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 5:04 pm

    Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso, nós vos pedimos por Mandriva que chamastes deste mundo.

    Dai-lhe a felicidade, a luz e a paz. Que ele(a), tendo passado pela morte, participe do convívio de vossos santos na luz eterna, como prometestes a LInus Torvalds e à sua equipe do kernel.

    Que sua alma nada sofra, e vos digneis ressuscitá-la com os vossos santos no dia da ressurreição e da recompensa.

    Perdoai-lhe os pecados para que alcance junto a vós a vida imortal no reino eterno.

    jeca@tatu.com.br (usuário não registrado) em 19/01/2012 às 5:07 pm

    Glória a Ti, ó Senhor, meu Deus! Não rebaixes a Mandriva que exaltaste através do poder da Tua soberania eterna nem removas para longe de Ti aquele que fizeste entrar no tabernáculo da Tua eternidade.

    Queres Tu expulsar, ó meu Deus, o ser que amparaste com Tua proteção, e consentes em afastar de Ti, ó meu Desejo, aquele para o qual foste um refúgio?

    Podes Tu humilhar a quem elevaste, ou esquecer aquele a quem deste o poder de se lembrar de Ti?

    Glorificado, imensamente glorificado és Tu! És Aquele que sempre foi o Rei da criação inteira e seu Primeiro Impulsor, e -haverás de permanecer para sempre o Senhor de todas as coisas -criadas, O que as rege.

    Glorificado és, ó meu Deus! Se Tu -deixares de ser misericordioso para com Teu servos, quem, então, haverá de lhes mostrar misericórdia? E se Tu recusares socorrer Teus -bem-amados, quem poderá socorrê-los?

    Glorificado, imensuravelmente glorificado és Tu! És adorado em Tua verdade e a Ti nós todos veramente adoramos; e estás -manifesto em Tua justiça, e a Ti nós todos veramente damos testemunho.

    És, em verdade, amado em Tua graça. Não há outro Deus além de Ti, o Amparo no Perigo, o que Subsiste por Si Próprio.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 21/01/2012 às 1:08 pm

    O pessoal ainda não entende, mas o que iniciou o naufrágio do Mandriva, foi a fusão entre duas empresas que tinham culturas totalmente diferentes. De um lado a Mandrake, com um sistema simples, fácil de usar, a sua época, foi considerado a distribuição mais user-friendly. Do outro, a Conectiva, robusta, estável, com excelente compatibilidade e desempenho acima de média.

    Da fusão, derivou o nome Mandriva, fortemente rejeitado pela comunidade, inicialmente. Basicamente, Mandrake absorveu a Conectiva, que praticamente sumiu na nova distro…A Conectiva, por volta de 2003, atravessava um mau momento, é verdade, o fenômeno dos live-CDs brasileiros, de má qualidade e cheios de scripts ruins e bugados mas com grande apelo popular, sugou o mercado de nincho da Conectiva e chegou a ameaçar até a Microsoft! Porém, por volta de 2006, os live-CDs nacionais e sua legião de remasters, começaram a cair, se a Conectiva tivesse sido paciente, teria pegado o programa PC Conectado, que lhe injetaria um bom capital. Por outro lado, se a Mandrake tivesse apostado num mercado semelhante ao da Red Hat, também teria logrado êxito.

    O acontece com a Mandriva é o que pode acontecer com qualquer empresa, sendo ela de código aberto ou não.

    Se a Microsoft abrisse o código do Windows 7, pro exemplo, continuaria tendo prestígio porque é um grande player do mercado.

    Isso parece ser resultado da Seleção Natural do mercado.

Este post é antigo (2012-01-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.