Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


ACTA: Na Polônia, manifestantes vão às ruas contra adesão a reforma de direitos autorais

Via g1.globo.com:

Manifestantes gritam frases contra projeto de lei antipirataria Acta (Acordo Anti-Pirataria, da sigla em inglês) na Polônia. O protesto ocorre nesta terça-feira (24), em frente a um escritório da União Europeia. O Acta é diferente do Sopa e do Pipa (restritos aos EUA) porque almeja criar padrões internacionais para a proteção da propriedade intelectual, mas grupos se opõem dizendo que ele limita a liberdade da internet. A Polônia se comprometeu a assinar o acordo na próxima quinta-feira (26).


• Publicado por Augusto Campos em 2012-01-25

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Cromm (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 10:14 am

    Esse ACTA é uma vergonha e um atentado à nossa liberdade. Anos atrás a ONG Repórteres Sem Fronteiras divulgou uma lista que continha alguns países chamados “inimigos” da internet por promoverem a censura na web. Está na hora de os Estados Unidos da América entrarem nessa lista.

    Sobre o ACTA: http://vimeo.com/31372854

    Na verdade os músicos bons mesmo já começaram a disponibilizar seus novos álbuns gratuitamente na internet. Aqui no Brasil mesmo o grande Ed Mota já fez isso com seu álbum “9″, aliás fantástico disco uma pena que foi disponibilizado apenas em MP3 seria bacana que estivesse disponível também em formato lossless . Os músicos de sucesso ganham mais dinheiro com suas apresentações do que com a venda de álbuns, que hoje lhes serve de veículo de divulgação e já que é assim nada melhor do que ser de graça.

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 10:30 am

    Não precisa nem ser de graça, @Jeremias. Basta não ser excessivo e preservar a liberdade e os direitos do consumidor. Basta ser distribuído levando em conta a maneira que os usuários querem consumir as obras e não a maneira que as gravadoras e distribuidoras querem que elas sejam consumidas.

    A SOPA/PIPA já foi vencida nos EUA, agora é preciso que suas “encarnações” mundo afora também sejam mortas.

    O que me chateia é a quantidade de gente, consciente do que está fazendo, vai às ruas se manifestar no velho mundo e saber que aqui no Brasil as coisas são tão diferentes nesse sentido.

    Por aqui o leite precisa já estar entornando pro povo se mexer e fazer alguma coisa. Lá fora, basta ele começar a ferver.

    Orlando Xavier (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 10:39 am

    “@Porfírio Não precisa nem ser de graça, @Jeremias. Basta não ser excessivo e preservar a liberdade e os direitos do consumidor. Basta ser distribuído levando em conta a maneira que os usuários querem consumir as obras e não a maneira que as gravadoras e distribuidoras querem que elas sejam consumidas.”

    Falou tudo.

    João Vitor (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 10:55 am

    Esse ACTA é uma palhaçada, governo polones que vergonha em, abrindo as pernas pros Estadunidenses.

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 11:13 am

    A questão da censura da internet vai ficando ainda mais complicada a medida que nos movemos para o oriente. A China monitora todas as conexões de internet que entram e saem do país. Qualquer linha a favor dos tibetanos, por exemplo, é classificada como ameaça política e prontamente censurada. Isso quando o próprio autor da linha não é ele mesmo “censurado” (sim, vcs. sabem o que eu quis dizer com a palavra) em casa.

    Como o governo chinês não é contra a pirataria (de fato, eles a incentivam quando o alvo são produtos e serviços estrangeiros), muita gente não se importa.

    Como a China é um mercado muito grande que ninguém quer perder, muita gente não se importa.

    Esse país mantém uma enorme quantidade de seres humanos em estado de sítio, nada entra ou sai sem vigilância, principalmente o bem mais precioso do século XXI: a informação.

    E muita gente não se importa.

    Bremm (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 11:15 am

    Quem não sabe polonês, pode usar o Google Translator (melhor que o tradutor do Bing):

    http://www.se.pl/wydarzenia/opinie/lucie-morillon-nie-podpisujcie-acta_223817.html

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 11:36 am

    Um texto bem curto, mas o destaque está nos links para o wikileaks: http://pt.wikipedia.org/wiki/Acordo_Comercial_Anticontrafação

    Samuel Junior (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 12:03 pm

    É possível distribuir música de graça e, quem sabe, até mesmo vídeo e ganhar grana com isto legalmente:
    http://oglobo.globo.com/tecnologia/novo-site-do-megaupload-ameacava-negocios-das-gravadoras-3754698

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 2:12 pm

    @Samuel, já tem um bom grupo de geradores de conteúdo (comediantes, músicos, atores) que ganha grana com serviços “internet only” como o YouTube, sem passar por emissoras de TV, gravadoras, etc. Alguém ainda acha que SOPA/PIPA mirava apenas nos piratas?

    Outro texto sobre a ACTA, esse mais completo.

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 2:13 pm

    Ops, esqueci de postar o link: https://www.eff.org/issues/acta

    Illidan (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 2:17 pm

    Tem que protestar mesmo, para evitar que esse tipo de ameaça se torne realidade.

    Richard Stalmann avisou que estamos sendo controlados mas ninguém escuta o bom velhinho… :D

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 7:40 pm

    Jeremias…

    Não se trata de “Controle” ou “teorias da conspiração” de comunistas velhos de caserna…Trata-se da falência de um modelo de distribuição. Falência completa e sua reação pela indústria do entretenimento. Ninguém compra DVD por mais de 12,99 e isso é um fato! Isso não é “coisa” de americano…Nessas horas a boa e velha xenofobia anti-americana brota e rola solta, visto que nos EUA há discussão ferrenha típica de um modelo democrático, coisa que não há na China.

    A velha Europa comporta-se muito pior. Na Inglaterra, paródia é crime, na França, Download ilegal cancela teu provedor. No Brasil, a infame lei 9610 permite que os parentes parasitas do autor explorem comercialmente sua obra até 70 anos após sua morte!

    O Modelo das locadoras on-line tinha tudo para vingar e derrubar a pirataria, aliado as TVs interativas on-line…Mas os catálogos de filmes defasados da Netmovies, Netflix e outras jogou por terra uma alternativa decente de vencer a pirataria.

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 8:04 pm

    @bebeto: O Modelo das locadoras on-line tinha tudo para vingar e derrubar a pirataria, aliado as TVs interativas on-line…Mas os catálogos de filmes defasados da Netmovies, Netflix e outras jogou por terra uma alternativa decente de vencer a pirataria.

    Graças aos entraves causados pelas produtoras tradicionais de mídia, que morrem de medo do modelo online. Mas essa história vai mudar… Principalmente porque os custos de produção de mídia continuam caindo e quando elas menos esperarem perderão seu monopólio.

    Eu gasto 30% do meu tempo de entretenimento no you tube, vevo e similares. Mais 15% com filmes, 20% com livros (digitais, na maioria), uns 10% com jogos e o resto com internet em geral. Faltou alguma coisa? Sim! Já vai fazer um ano que eu não vejo mais TV, com raras exceções.

    Meu perfil de consumo está mudando, assim como o de muita gente.

    Rombo (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 12:47 pm

    Porfírio (usuário não registrado) em 25/01/2012 às 10:30 am
    “Não precisa nem ser de graça, @Jeremias. Basta não ser excessivo e preservar a liberdade e os direitos do consumidor. Basta ser distribuído levando em conta a maneira que os usuários querem consumir as obras e não a maneira que as gravadoras e distribuidoras querem que elas sejam consumidas.”

    eles querem consumir de graça, não se faça de desentendido.

    lapis (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 5:40 pm

    A história da polonia é triste .O presidente e sua equipe que eram contra se unir a UE o avião deles explodiu num “acidente” .Não sei que entrou no lugar,mas parece que foi um belo fantoche pro dominuação mundial.

    O tibete não era bom ,mas não defendo o comunismo.O chefes e lamas de lá estavam alinhados com o governo americano e amigo deles.Era uma tirania religiosa por lá .Quando a china invadiu o dalai lama foi resgatado pela CIA.E vive com mais de 1,5 milhão de dolares por ano.

    É insuportavel de como os EUA são opressores do mundo.Eles tem seus aliados na Europa também.

Este post é antigo (2012-01-25) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.