Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: unindo WebOS, Flash, ELKS, Unity e apps pagos no Android

Parceria exclusiva: Adobe avisa que após o 11.2, plugin Flash no Linux só será oferecido por ela no Google Chrome: Eis que o Flash mais uma vez vai despontando como um “diferencial” de uma plataforma do Google: em uma medida que potencialmente vai provocar reações variadas por parte de quem ainda vê futuro para o Flash como integrante essencial das plataformas web suportadas no Linux (a ponto de o @FOSS News Channel jocosamente ter afirmado que só pode ter sido tramada pela Microsoft+Apple), a Adobe anunciou que depois da versão 11.2, o seu plugin Flash só será distribuído para Linux como parte do navegador Chrome, devido à adoção de uma nova API, chamada Pepper, para fazer o meio de campo entre navegadores e plugins.

“Ubuntu for Android” também quer transformar seu futuro celular em desktop: Via @melissawm chegou a notícia do Ubuntu for Android, conceito da Canonical que pretende aproveitar o desempenho dos smartphones do futuro próximo permitindo que eles rodem o Android enquanto estão no seu bolso ou na sua mão, e o desktop Ubuntu (incluindo acesso aos recursos do telefone) quando estão na sua mesa, conectados a um monitor, teclado e mouse.

Unity 5.4 chega para o Ubuntu 12.04: Enviado por Tiago Hillebrandt (tiagohillebrandtΘubuntu·com): “Com o lançamento do Unity 5.4, o Ubuntu 12.04 chegou a um alto patamar em termos de design e interação.

Fique em paz com a interface do Ubuntu: MyUnity e retorno ao GNOME clássico: Via info.abril.com.br: Confira duas dicas de interface do Ubuntu, uma para quem até curtiu o Unity e outra para quem quer abandoná-lo de vez.

VLC 2.0: nova licença, novos formatos, suporte experimental a BluRay: O VLC 2.0 chegou repleto de novidades, com downloads oficiais para Mac e Windows e o aviso de procurar seu empacotador preferido para obter os executáveis para Linux (algumas distribuições como o Ubuntu já contam com soluções, e o código-fonte está disponível para quem não quiser esperar.

EUA: 90% dos apps baixados por usuários Android são gratuitos: A pesquisa da Strategy Analytics trouxe várias informações interessantes para a estratégia dos desenvolvedores interessados no mercado mobile internacional, ainda mais no momento em que o número bruto de downloads do Market começa a superar o da maior rival em vários mercados importantes – mas se for o seu caso, não deixe de considerar também o desempenho da Amazon App Store.

Vídeo: computador diminuto Raspberry Pi vai rodar Fedora: O diminuto computador Raspberry Pi está às vésperas de ser lançado no mercado (no início da semana a data prevista para saírem da fábrica pela primeira vez era “final de quinta-feira”) e vai ter como distribuição recomendada um remix do Fedora preparado para tirar o máximo proveito dos 256MB de RAM e 700MHz da CPU ARM.

Copyright dos fusos horários: Retirado o processo contra os mantenedores da Time Zone Database: A clássica Time Zone Database é usada pela maioria dos sistemas Unix e similares (e por outros softwares diversos) para levar em conta, nas operações que envolvem datas e horas, os dados referentes a fusos horários e datas de início e fim de horários de verão em cada localidade – são dados históricos, o que não impediu a empresa que comprou os direitos autorais de um Atlas previamente usado para pesquisa em sua composição de processar os mantenedores da base de dados, em outubro, pelo que desejavam ver considerado como violação de direito autoral.

Como usar o ~/.ssh/config: Quem tem o hábito de iniciar conexões SSH com várias máquinas ou com parâmetros variados frequentemente recorre a scripts ou aliases para reduzir o tamanho dos comandos que precisam ser digitados a cada vez, muitas vezes por ignorar que esta opção pode frequentemente ser substituída com vantagem pelo arquivo de configuração do próprio cliente SSH.

Oracle levando o DTrace ao (seu?) Linux: A Oracle anunciou que atualizou os pacotes do DTrace (um recurso avançado de depuração surgido no Solaris) com uma versão baseada no Unbreakable Enterprise Kernel Release 2.6.39.

“Animada”: CEO da HP dá 4 anos para Open Web OS mostrar a que veio: Ao ler o título ‘”Googlorola” pode ser ruim para Android e boa para webOS, diz CEO da HP’ na manchete de ontem do IDG Now, minha reação foi: “por outro lado, pode não ser, diz editor do BR-Linux” – mas há um elemento interessante no discurso da CEO da HP sobre o Web OS como alternativa ao Android e ao iOS, que consta no corpo da notícia: o número de anos que a executiva parece estar pronta a esperar para ver frutificar o sistema operacional que sua empresa desistiu de continuar a distribuir em seus tablets no ano passado.

Dicas-L: Lousa digital com software livre e componentes de baixo custo: Via dicas-l.com.br: Recentemente, na lista EAD-L, mantida pelo Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais da Unicamp, foi mencionado um projeto de lousa digital com software livre e componentes de baixo custo.

Debian publica sua política sobre patentes de software: Atento à ameaça que as patentes de software (e o FUD relacionado a elas) representam para a sua missão de oferecer um sistema operacional livre para o uso por todos os interessados, o projeto Debian deu um belo exemplo ao anunciar a disponibilidade de sua política de patentes para os itens que fazem parte do projeto.

Governo cede e agora diz que obrigatoriedade do Ginga fica pro ano que vem: E as Smart TVs produzidas com incentivo fiscal no Brasil passam um filme já visto: uma norma que não interessa à indústria vai sendo adiada, adiada, adiada, até que algo diferente aconteça.

Linux para processadores limitados: ELKS não morreu: O ELKS é um subconjunto derivado do Linux criado em 1995 (na época com o nome de Linux-8086) para rodar em processadores de 16 bits que jamais foram suportados pelo Linux ( o quel já nasceu na época do 80386).

Download da edição 34 da Revista Espírito Livre: Enviado por Gustavo Freitas (tigustavoΘgmail·com): “A Revista Espírito Livre acaba de liberar para download, gratuito, a Edição 34.

Assine o novo feed alternativo do BR-Linux (ou não!): Prezados leitores: a partir de hoje, e por tempo indeterminao, temos um novo feed RSS2 ativo para o BR-Linux, na URL http://br-linux.org/?feed=altrss3 O objetivo dele é oferecer um feed default exatamente igual ao atual, com o conteúdo completo dos novos posts do BR-Linux.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2012-02-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Lucaugusto (usuário não registrado) em 26/02/2012 às 7:32 pm

    Sei que muitos leitores ainda estão utilizando o Ubuntu 11.04 para não terem que usar o Unity, então segue dica para conseguir instalar o VLC 2 no Ubuntu 11.04 (Natty):

    sudo add-apt-repository ppa:videolan/master-daily
    sudo apt-get update && sudo apt-get install vlc

    Ia postar isso no post original do VLC, mas os comentários já estão fechados…

    Lucaugusto (usuário não registrado) em 26/02/2012 às 7:39 pm

    @Augusto

    Posso estar errado, mas estou com a impressão de que no post do link abaixo alguns comentários sumiram… aconteceu alguma coisa?

    http://br-linux.org/2012/fique-em-paz-com-a-interface-do-ubuntu-myunity-e-retorno-ao-gnome-classico

    Tem razão, aparentemente um problema no layout fez sumir o link de paginação dos comentários, já vou investigar e corrigir. Obrigado por avisar!

    Corrigi. Grato pelo aviso!

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/02/2012 às 11:01 am

    Funk do Stallman? Oh, meus deuses… O que foi que eu perdi essa semana??? É pegadinha? Aconteceu mesmo? Se eu clicar no Play meu micro vai explodir?

    :-O

Este post é antigo (2012-02-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.