Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Pirataria no Android, patentes da FAT e traidores do movimento

A dura vida de quem quer importar um Raspberry Pi: Via Felipe Ventura no gizmodo.com.br: Nós mencionamos aqui o caso do leitor Henrique Araujo, que comprou um Raspberry Pi de US$35 e foi obrigado a pagar quase R$350 no Brasil por causa dos impostos.

Android: Pirataria faz desenvolvedor desistir de tentar cobrar pelo jogo Dead Trigger: A distribuição não-autorizada de jogos proprietários para a plataforma Android é uma situação que vários desenvolvedores afetados já quantificaram: a taxa entre cópias piratas detectadas e os downloads oficiais foi de 9:1 para o Football Manager Handheld, 98:100 para a com2uS, 70:1 no FaceFighter Gold; 1/3 dos desenvolvedores consultados em pesquisa no ano passado mencionaram que esta situação lhes reduz as receitas e aumenta os custos de suportar.

Tablet Nexus 7: Linus Torvalds testou e elogiou: O Nexus 7, primeira investida direta do Google no florescente mercado dos tablets, vem ganhando elogios de figuras inesperadas: na semana passada dediquei minha coluna do TechTudo aos elogios que 2 notórios fãs do iPad fizeram ao novo concorrente dele, e agora chega o depoimento de Linus Torvalds, que aparece por aqui muito mais frequentemente criticando marcas e produtos do que elogiando-os.

Fundador do OpenBSD chama Red Hat e Canonical de traidores do open source: Primeiro lembrei do verso da música “Rock’n'Roll, do Raul Seixas, que dizia: “E do meu lado um hippie punk / Me chamando de traidor do movimento / (vê se eu aguento)”.

Patente da FAT: Judiciário alemão bane aparelhos Android da Motorola que usam formato patenteado da MS: Há um bom tempo a Microsoft vem se aproximando de empresas que produzem aparelhos com Android, oferecendo licenças de patentes que, segundo ela, a implementação do sistema operacional móvel do Google infringiria.

Chega ao Fedora o ambiente Cinnamon, do Mint: Nascido no Linux Mint, o ambiente gráfico Cinnamon (que lembra bastante o GNOME 2) já está disponível há algum tempo em repositórios mantidos pela comunidade do Fedora, mas agora chegou aos repositórios oficiais, com chence inclusive de ser parte integrante de uma próxima versão da distribuição patrocinada pela Red Hat.

Gambiarra? Raspberry Pi vira workstation portátil, diz o responsável: Pessoas menos elegantes ou menos capazes de perceber o encanto de uma configuração como esta talvez a chamassem de gambiarra, especialmente depois de ver a outra foto, que mostra de perto e sem a fita isolante o artifício técnico necessário para adaptar os cabos e fazer com que o monitor opere em tensão de 5v, fora de sua especificação.

Agora é nos servidores: Mais uma empresa topa licenciar da Microsoft patentes pelo seu uso de Linux: A Amdocs aceitou o pacto de patentes da Microsoft, relativo ao seu uso de Linux.

Mais 2 notebooks da Dell serão vendidos com Linux pré-instalado: Segundo a ITWorld, a Dell (que ultimamente tem entrado em contato com o departamento de publicidade do BR-Linux com mais frequência do que em anos anteriores) vai incluir a opção de Linux pré-instalado em mais 2 modelos de notebooks de sua linha.

Pré-venda do Raspberry Pi na Farnell Newark Brasil: Enviado por Paulino Sato (pksatoΘgmail·com): “Acabei de ler um e-mail da Farnell brasil me avisando que estão fazendo a pré venda do Raspberry Pi.

Intel e Valve trabalham em conjunto para adaptar jogo e engine para drivers open source: Vendo a atenção especial que está sendo dada pela Valve a uma distribuição específica (o Ubuntu) e a uma série de placas gráficas específicas (as integradas da Intel, que não estão entre as mais caras), a tese de que o alvo final é lançar um PC barato com Linux que substitua um console e tenha como interface central a loja Steam fica um pouco melhor iluminada, não.

BR-Linux responde ao convite da Oracle para trocar o CentOS pelo Oracle Linux: A Oracle publicou uma página em seu site descrevendo a distribuição corporativa deles como uma solução superior ao CentOS.

Projeto #UniãoLivre: 5 meses depois, por onde anda?: Em março o BigBruno, do BigLinux, encaminhou um chamado pela união das distribuições de origem nacional, na forma do Projeto UniaoLivre.

Demonstração: Tecnologia NFC usada para instalar malware em aparelhos com Android e MeeGo sem intervenção do usuário: A tecnologia NFC, que o Google pretende usar em aplicativos de transações financeiras móveis baseadas na proximidade entre dispositivos, vem ativada por default em uma série de aparelhos Android.

Papo de Boteco 4: você está livre dos softwares proprietários?: Acrescento duas perguntas: se o seu ambiente é um misto de licenças abertas e proprietárias, sente que está em débito com alguém? Considera que a possibilidade de escolher conforme cada demanda o tipo de licença dos softwares que vai usar o torna menos ou mais livre?

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2012-07-29

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2012-07-29) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.