Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Linus comenta, FSFE conclama, Mozilla se livra

Linus deixa claro o que pensa da decisão de exigir senha de root para mudar configurações simples no desktop: Após decidir testar o uso do openSUSE devido aos bons resultados do seu processo de instalação no MacBook Air da família, o usuário Linus Torvalds encontrou algo que não o agradou na distribuição, relatou via bugzilla, foi parcialmente atendido mas a continuidade do problema (e a forma como se manifestou) gerou um comentário no Google+ com um registro mais público da situação.

Estudo aponta qualidade superior no código open source: Um estudo sobre a qualidade do código open source iniciado em 2006 em conjunto com o Departamento de Segurança Interna dos EUA com foco em projetos de grande projeção como o Linux, Apache e Android teve mais um relatório publicado, e neste a conclusão é de que a alegação de que o open source tem qualidade inferior não deve ser considerada uma razão válida para evitar os softwares deste grupo.

Beta 1 do Ubuntu 12.04 “Precise Pangolin”: Enviado por Julian Fernandes (hitoriixΘgmail·com): “Acaba de ser liberado para download o Ubuntu 12.04 “Precise Pangolin” Beta 1, o primeiro release após o feature freeze, que aconteceu dia 16 de fevereiro.

Mozilla “se livra” do uso do código do Android em seu sistema operacional móvel: Trecho da matéria do IDG, que traz mais detalhes técnicos interessantes sobre o sistema que que está em desenvolvimento pela Mozilla em parceria com a Telefonica e a Qualcomm” Via idgnow.uol.com.br: Quando a Mozilla anunciou o projeto B2G em julho do ano passado, a empresa afirmou que usaria partes do Android em seu sistema. (…)

Free Your Android: FSFE conclama usuários a substituir o sistema de seus aparelhos Android por software livre: A Free Software Foundation Europe lançou uma campanha para os usuários retomarem o controle de seus aparelhos ao substituir por softwares livres o sistema operacional que vem nos aparelhos com Android comuns do mercado e as aplicações que os acompanham.

Desenvolvedores do Kubuntu anunciam suporte de 5 anos para a futura versão 12.04: O projeto Kubuntu divulgou um comunicado reafirmando seu compromisso de manter o mesmo nível de suporte ao sistema que houve em versões anteriores, sem que as decisões de alocação de pessoal da Canonical afetem negativamente seu nível ou qualidade.

$35: Computador diminuto Raspberry Pi esteve à venda ontem por algumas horas: O diminuto computador Raspberry Pi, do tamanho de um cartão de crédito e projetado para uso na educação e incentivo ao aprendizado de tecnologia e programação, esteve à venda (ou melhor, esteve disponível para pré-venda) por algumas horas ontem.

Como instalar o IRPF 2012 e Receitanet no Linux: Enviado por Guilherme Macedo (guilhermeΘsinapseslivres·com·br):“Instalar o programa da Receita Federal no Linux é muito simples para a maioria das pessoas que usa alguma distribuição há alguns tempo, mas para quem está começando ou mesmo não tem a menor intimidade com os computadores pode ser difícil no começo pois mudar de ambiente ou aprender algo novo pode ser dificultoso.

Primeiro beta do GNOME 3.4: Via noticiaslinux.com.br, que tem os links: O Projeto GNOME liberou a primeira versão beta do GNOME 3.4, oficialmente nomeado GNOME 3.3.90 beta.

As várias faces do Linux nos celulares: O IDG apresentou a seus leitores os variados projetos baseados no kernel Linux que rodam (ou rodarão, se bem-sucedidos) em celulares pelo mundo, colocando-os no contexto do atual predomínio do Android.

MINIX 3.2 chega trazendo enxertos do NetBSD: O Minix, sistema operacional Unix-like criado na década de 1980 por Andrew Tanenbaum para propósitos acadêmicos, exerceu influência sobre o processo de criação e desenvolvimento inicial do Linux, e mais tarde foi elemento central de um debate entre seu autor e Linus Torvalds a respeito dos méritos ou desvantagens dos microkernels (como o do Minix) e kernels monolíticos/modulares (como o do Linux).

Asus Eee Pad Transformer é primeiro tablet no Brasil a receber atualização oficial para Android 4: Já chegou como atualização oficial a um tablet à venda no varejo brasileiro o Ice Cream Sandwich, lançado oficialmente em 19 de outubro.

Como criar uma instalação portátil do MySQL: O HowtoForge publicou um interessante tutorial que explica como criar (no CentOS ou Ubuntu) uma instalação portátil do MySQL, com todos os arquivos executáveis, de suporte e de dados, residente em um diretório do usuário e que possa ser administrada (e até mesmo movida para outras máquinas, por meio de um tar ou mídia removível) sem privilégios de root – por exemplo, para um ambiente de testes ou suporte que vá ser usado apenas temporariamente em múltiplas máquinas.

Clones pretendem reproduzir também o suporte de 10 anos anunciado para o Red Hat Enterprise Linux: No começo do mês divulgamos que o Red Hat Enterprise Linux vai passar a ter 10 anos de atualização nas suas versões 5 e 6, cujo ciclo era de 7 anos – e agora a Oracle informa que fará o mesmo com o seu clone Oracle Linux, enquanto um representante do CentOS informou que seu projeto tem a mesma intenção.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2012-03-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2012-03-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.