Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: GPL x patentes, Raspberry Turbo, e o atraso no tablet com KDE

Red Hat usa a GPL para contra-atacar em processo de patentes de software: A Red Hat, que está sendo processada pela Twin Peaks Software devido a acusações de infração de patentes desta no GlusterFS (adquirido pela RH no ano passado) contra-atacou de maneira pouco usual: acusando a empresa de violar a GPL e solicitando que ela deixe imediatamente de distribuir seus produtos TPS Replication Plus e TPS MyMirror.

Desafio? Intel apresenta novo processador e diz que que ele não vai funcionar com o Linux: Que retrocesso, dona Intel.

Red Hat fala sério sobre arquiteturas ARM, enquanto Intel pisa em falso no suporte a Linux: A matéria da ServerWatch não menciona o infame anúncio da Intel, mas o fato de ambas chegarem no mesmo período não deve ser coincidência, já que nenhuma das empresas mencionadas opera no vácuo: a Red Hat foi a público falar sobre a seriedade com que trata as arquiteturas ARM.

Intel muda de ideia sobre não suportar Linux na linha Clover Trail de chips para tablets: Lembra da notícia de anteontem sobre a Intel apresentar um novo chip e anunciar expressamente que o Linux não seria suportado nele, pois era voltado ao Windows 8.

Ubuntu volta atrás, vai usar GRUB2 mesmo em sistemas com Secure Boot: Conforme se aproxima o lançamento das primeiras distribuições que incluirão uma chave autorizada pela Microsoft para permitir inicialização em máquinas com Secure Boot configuradas para o Windows 8, vão surgindo mais detalhes e, neste caso, uma meia-volta.

Aliyun: o sistema que incomoda o Google é mesmo um fork do Android?: A semana passada fechou com uma notícia surpreendente: apesar da sempre propalada licença aberta adotada no Android, a Acer teria sido ameaçada pelo Google de perder o direito de continuar a distribuí-lo em seus aparelhos se concretizasse o plano de lançar seu smartphone A800, trazendo o sistema rival Aliyun, desenvolvido pela Alibaba, gigante chinês do varejo.

Unity 6.6 chega ao Ubuntu 12.10 trazendo novas animações e melhorias: Enviado por Julian Fernandes (julianΘubuntubrsc·com): “Faltando alguns dias para o segundo beta do Ubuntu 12.10 “Quantal Quetzal”, a equipe de desenvolvimento acaba de liberar a versão 6.6 do Unity, interface padrão do Ubuntu.

Ubuntu 12.10 traz conexões remotas a partir da tela de login: Enviado por Guilherme Macedo (guilhermeΘsinapseslivres·com·br): “O Ubuntu 12.10 “Quantal Quetzal” trará opção para login remotos de maneira fácil, direto na tela de entrada de usuário.

Raspberry Pi chega a 1GHz com “modo turbo” oficial: O clock do diminuto Raspberry Pi é de 700MHz, mas agora ele dispões de um “modo Turbo” oficial que pode elevá-lo até 1GHz, desde que a temperatura de operação não supere 85°.

Digia conclui aquisição do Qt da Nokia: Via @filipesaraiva chega a informação de que a Digia concluiu a aquisição do Qt, que assim sai das mãos da Nokia, que em meses recentes descontinuou boa parte do que fazia em relação à plataforma.

Netflix confirma que continua sem planos de suportar o desktop Linux: A continuidade da ausência de suporte ao Linux previamente afirmada com bastante clareza não seria nova notícia, mas a empresa se deu ao trabalho de voltar a confirmá-la, transformando-a assim em uma novidade, embora requentada.

Será? Netbooks ainda não morreram, afirma Acer: Outrora vistos como elemento estratégico da adoção do Linux pelos usuários finais, hoje como exemplo das ondas passageiras do mercado de informática – que tenham uma aposentadoria tranquila.

Alfa 2 do Ubuntu GNOME Remix 12.10: Poucos dias após a primeira imagem de desenvolvimento, saiu o segundo alfa do Ubuntu GNOME Remix 12.10.

Everpad: cliente Evernote para Linux integrado ao Unity: Quem lê o BR-Linux mas também acompanha o meu outro blog Efetividade pode confirmar a popularidade do Evernote, solução para anotações e referências preferida de muitos usuários efetivos.

Smartphones produzidos no Brasil passam a contar com isenção de PIS e COFINS: A redução de tributos incentiva a produção de aparelhos de até R$ 900 no Brasil; será que desta vez chegará aos preços de venda ao consumidor?

Vivaldi: tablet com KDE adiado após obstáculo inesperado: No início do ano comentamos algumas vezes sobre o Spark (depois rebatizado como Vivaldi), tablet proposto por Aaron Seigo (do KDE) para rodar o KDE sobre a distribuição Linux Mer (derivada do MeeGo), e agora chega a notícia de que ele foi adiado.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2012-09-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2012-09-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.