Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


A semana no BR-Linux: Dúvidas na Mandriva, open source na MS, ironia na Oracle

Mandriva quer saber se ainda tem uma comunidade e decidirá seu futuro no fim do mês: O diretor de operações da Mandriva mandou uma mensagem a todos os interessados solicitando “ideias construtivas, ideias e visões” para a estratégia futura da Mandriva.

Microsoft forma subsidiária para trabalhar em projetos open source: A Microsoft, que hoje tem participação ativa ou apoio em projetos como o Linux, Hadoop, MongoDB, Drupal, Joomla, entre outros, anunciou ontem a criação de uma subsidiária para operar exclusivamente nas operações em conjunto com desenvolvedores open source, grupos de padrões abertos e iniciativas de interoperabilidade.

De novo: Entidades brasileiras de software atacam Software Livre: Enviado por Weber Jr (semΘporfavor·net): “Em um tipo de ataque que já está se tornando rotineiro, representantes de entidades que representam revendedores de Software Proprietário deram declarações virulentas contra o Software Livre e o Portal de Software Público, mais especificamente.

SOS Slackware: A campanha mencionada no post abaixo descreve os sintomas de dificuldades de obtenção de recursos para algumas das atividades do Slackware, as discussões a respeito, que abordam aspectos complexos, e conclui com um chamado simples: uma forma fácil de contribuir com recursos financeiros que cheguem diretamente ao projeto é comprar algo (ou fazer uma doação) diretamente na Slackware Store.

A curiosa ironia da defesa do CEO da Oracle: No caso entre Oracle e Google sobre propriedades relacionadas ao Java e ao Android cujo julgamento iniciou nesta semana, confesso que ainda não formei opinião sobre quem tem razão considerando a legislação dos EUA a respeito, nem tenho grande interesse – mas as informações que surgem no contexto, como nos depoimentos dos gestores das duas empresas, são valiosas por si só.

Julgamento do caso Oracle x Google pode revelar detalhes do Android: Segredos de processos de negócios e detalhes de produtos costumam ser bem guardados mas vêm à tona em testemunhos judiciais, e o juiz encarregado deixou claro: este será um julgamento público.

“Não temos qualquer interesse”: Shuttleworth diz o que pensa sobre o desenvolvimento do kernel Linux: A polêmica sobre o tamanho da contribuição ao kernel Linux efetuada pela Canonical, empresa responsável pela manutenção da bem-sucedida distribuição Ubuntu, é reavivada ciclicamente pelos seus detratores.

Google diz que possuía total apoio da Sun ao criar o Android: O IDG Now fez um resumo interessante dos primeiros lances do julgamento da ação da Oracle contra o Google relacionada a propriedades intelectuais do Java e do Android.

CEO do Google diz que Android é importante, mas não crítico: Via info.abril.com.br: O sistema operacional Android para celulares inteligentes é um ativo muito importante para o Google, mas não é crítico, afirmou o presidente-executivo da empresa em depoimento judicial.

Usuários de Android, cuidado: versão falsa do Angry Birds Space traz malware que força acesso de root e ativa botnet: No final da manhã de hoje o AllThingsD alertou sobre uma versão falsificada do popular jogo Angry Birds Space que traz malwares incorporados, capazes de não apenas obter secretamente acesso de root ao celular do consumidor, como ainda de fazer download e instalação de malwares adicionais e inserir o aparelho em uma botnet para receber comandos remotos.

Ops! Oracle acidentalmente disponibiliza script para derrubar o MySQL 5.5.21 e anteriores: Em março a Oracle lançou atualizações de segurança do MySQL que faziam referência à correção de 2 falhas de segurança sobre as quais os detalhes não foram dados, prática comum quando as falhas ainda podem afetar as versões previamente instaladas; mas inadvertidamente ela incluiu junto ao código-fonte da nova versão o script usado para testar as referidas falhas, e que é capaz de derrubar o MySQL 5.5.21 e anteriores.

Uma análise inicial do Raspberry Pi: nota máxima, mas com observações: Após alguns entraves de fabricação e, mais recentemente, outras questões burocráticas de certificação, o diminuto computador de US$ 25 Raspberry Pi finalmente começou a ser entregue aos primeiros consumidores, e a LinuxUser tem um primeiro review resumindo os detalhes para quem está curioso.

NVIDIA: driver open source Nouveau prestes a ser considerado estável: O driver open source Nouveau para placas de vídeo NVIDIA está de saída das áreas de teste e a caminho do kernel estável.

Em entrevista ao TechCrunch, Linus Torvalds elogia abordagem do Ubuntu: A frase do Finlandês Voador na recente entrevista a propósito do prêmio concedido a ele que mencionamos na manhã de hoje: “.

Beta do Fedora 17: Enviado por Lenno Azevedo (lennoazevedoΘfedoraproject·org): “Nessa terça-feira, dia 17, foi liberada a segunda versão de testes do Fedora 17 de codinome Beefy Miracle.

Boot to Gecko: sistema operacional da Mozilla para celulares chega primeiro aqui, em parceria com a Vivo: Para saber mais sobre o contexto, leia o post de fevereiro: Foco: Mozilla agora quer desenvolver um sistema operacional para dispositivos móveis Trechos do bom artigo do Ztop a respeito da escolha do Brasil para o início do produto, na próxima virada de ano: Via ztop.com.br: O Brasil será o primeiro país a ter celulares rodando a plataforma open source Boot To Gecko, baseado em HTML 5, no mundo.

Transforme o seu celular Android em webcam sem fio no Linux: Enviado por Alessandro de Oliveira Faria (A.K.A. CABELO) (alessandrofariaΘnetitec·com·br): “Publicado no Viva O Linux um artigo onde explico passo-a-passo de como transformar o seu celular Android em dispositivo de vídeo captura, mais especificamente uma webcam.

HP vai certificar o Ubuntu 12.04 LTS para seus servidores Proliant: Mark Shuttleworth anunciou em um evento que a Canonical recebeu da HP um reconhecimento importante na forma da certificação do próximo Ubuntu 12.04 LTS em determinados servidores da linha ProLiant.

E mais:


• Publicado por Augusto Campos em 2012-04-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2012-04-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.