Xamarin cria port do Android em C#
Enviado por Edison Henrique Andreassy (ehasisΘhotmail·com):
“Enquanto Oracle e Google efetuam uma batalha de 1 bilhão de dólares pelo Android (Dalvik), a empresa Xamarin, do conhecido Miguel de Icaza que foi criador do projeto GNOME e Mono, anunciou ontem que portaram o Android para C# sob o nome XobotOS e disponível no Github (http://github.com/xamarin/XobotOS). Segundo eles, a melhora de performance foi significativa. No entanto afirmam que o foco da empresa não será esse projeto, mas sim melhorar a plataforma para construção de aplicações móveis. E como o projeto é Open Source, então quem quiser se aventurar, basta clonar o repositório e se divertir.” [referência: blog.xamarin.com]
• Publicado por Augusto Campos em
2012-05-02
Os aplicativos feitos para Android são compatíveis com ele ou têm que ser reescritos em C#?
Aonde é que ele quer chegar heim com essas paradas alienigenas?
O MVP da Microsoft não descansa em seus intentos.
Allan, acredito que seja possível, uma vez que o framework .NET suporta Java (leia-se J#).
Mas o XobotOs já é frustrante por si só. Miguel Icaza é meio louco.
Tava demorando aparecer o Miguelito com suas bombas ocultas da MS. Será que ele nunca desiste?
Miguel, sério cara: larga essa vida, vai fazer alguma coisa útil. Volta pra comunidade e trabalhe em suas prioridades ao invés de tentar empurrar essas coisas. Esquece isso de Windows, Microsoft, C#… Deixa de bajular essa empresa.
Sim. Roda os binários java sem problemas pelo que li. A diferença que ao invés que usar a vm Valvik , usa a vm do mono que é muito mais avançada e muito mais performática.
O titulo não deveria ser :
Xamarin cria port da Dalvik em C# ?
Na realidade não. Eles portaram o SO Android inteiro, e trocaram a máquina virtual Dalvik pelo Mono.
Obrigado pelo esclarecimento Binhara :)
Não acrescenta nada além de promover a empresa. O que cumpriu com êxito, nome ali na manchete e em muitos outros sites.
Melhor desenvolver a linguagem para qual foi projetado, Java, ou a NDK para algo performático.
Se fosse pra usar .net deveria esperar a MS fornecer. Não faria mais que a obrigação, iria promover seu ambiente que se diz multiplataforma e iria ajudar a justificar um pouco o dinheiro que tal empresa suga da plataforma android sem trabalho algum.
Enquanto os responsáveis pelo Java brigam (e o Java continua uma droga), os responsáveis pelo .NET trabalham.
Prevejo um Android com .NET no lugar de Java, hihihihi.
trabalham, Bruno, trabalham. Trabalham duro para cobrarem por ainda mais patentes por Android vendido…
binhara sempre de brinks…
Realmente é um tanto irônico, empresa teoricamente “defensoras” e possuidoras de projetos opensource como Oracle e Google brigando por patentes. Então isso pessoal Mono e .NET desenvolvendo projetos opensource e mostrando o potencial da plataforma. Criando coisa que chegam a deixar qualquer um perplexo. Parabéns ao miguel e sua equipe pela façanha!!!
‘empresa teoricamente “defensoras” e possuidoras de projetos opensource como Oracle e Google brigando por patentes.’
Fala isso o cara que ama MS e suas tecnologias inovadoras(.net, AKA MS Java) e é flor de patent troll atacando meio mundo.
Rombo tem razão, deve estar de brinks, hehe.
@Rombo,
Não posso negar que faturam mesmo.
“Alguns números bem interessantes:
Microsoft ganha $ 444 milhões por ano com licenciamento do Android, o que pode ser considerado lucro “líquido”.
http://www.sempretops.com/negocios/microsoft-ganha-444-milhoes-de-dolares-anuais-com-android/
Red Hat registra receita “bruta” de $ 909 milhões no ano fiscal de 2011.
Lucro “líquido” de $ 107,3 milhões.
http://computerworld.uol.com.br/negocios/2011/04/01/red-hat-registra-receita-de-us-909-mi-no-ano-fiscal-de-2011/
Ou seja, a MS tem o lucro de 4 Red Hat só com o licenciamento do Android.”
Agora que a B&N vai pagar também pelo Android… Fico imaginando quanto a MS vai ganhar no futuro.
Por que não portar para Python? Usar C# no lugar de Java é sair do forno para a frigideira.
Fui só eu que percebi que a única referência de performance dessa VM .NET é a equipe do Miguel?
Não digo que seja mentira, mas não me parece isento. Falta a réplica do “outro lado”…
da página:
“XobotOS is a Xamarin research project that explored porting Android
4.0 from Java/Dalvik to C# to explore the performance and memory
footprint benefits of C#.
XobotOS is a semi-automated port of the Android 4.0 source code from
Java to C#. The automated parts were ported using an improved version
of Sharpen that can compile more advanced Java constructs and supports
generics. Most of the manual bits of code fall in two categories (a)
code to integrate with the host operating system and (b) replace the
Java JNI code used to call into C, with the ECMA CLI P/Invoke
functionality.”
Completo embrace-and-extend como sempre. Chegaram ao cúmulo de criar um tradutor java->C#… parte sem dúvida do plano maligno de portar todo o mundo java para a plataforma Microsoft, opa, ECMA… acho que tá mais pra ACME…
last but not least:
“Support
=======
This code is provided as-is, and we do not offer support for any bits
of code here, nor does Xamarin plan on continuing evolving XobotOS at
this point.”
Foi só uma trollada do Icaza pra ver se alguns otários vão continuar de graça o trabalho de propagar e extender a plataforma da Microsoft.
Google tem é que portar o Android pro Go, uma linguagem bem mais limpa que java ou C#. E assegurar estar liberta de quaisquer patentes…
Bruno isso é um fato. A microsoft esta ganhando muito dinheiro com o licenciamento do android. E se continuar assim os fabricantes que usam android vão ter que pagar para licença do Java para a Oracle. Agora tem uma versão do Android em C# completamente livre que pode ser usada por qualquer pessoa. Se algum fabricante começar a usar isso, vai ser uma reviravolta no mercado.
Rombo, o Sharpen é um tradutor muito antigo criado por um brasileiro e usado por muitas empresas. O DB4o por exemplo é desenvolvido em java e convertido para C# com o Shapen. Não foi a xamarin que criou ele, foi a DB4O. Muito projetos java tem sido convertidos para C# e usados pela comunidade .NET
Porifiro, o fonte foi disponibilizado a 2 dias!!!! não deu tempo de ninguém ainda fazer e publicar outros resultados. É obvio que precisa de mais teste. Olhe o fonte no github!!!
Realmente, binhara. Vai ser uma reviravolta das boas quando a Microsoft finalmente lucrar 100% com Android ao finalmente fazer valer seus direitos sobre o mono.
Pergunta, a Microsoft fornece direito de uso de todas as patentes que por ventura ela venha a ter na plataforma .Net? De forma semelhante ao que a A/L/GPL v3 fazem?
Por exemplo, se a Google resolve que Java não tá com nada e resolve usar esse port, ela teria de pagar patentes para a Microsoft e Xamarin?
Que péssimo e o binhara tendencioso fica defendendo isso,das pessoas sairem do java por causa da propria pressão de troll para usar uma plataforma de um ….troll.
E claro no começo do post nao faltou o FUD contra o Java no post da xamarin de “Oh o Java deve 1 bilhao a oracle e a nossa santa community promise é uma maravilha”.
Voces devem ler um apostila no classpath planet que explica detalhadamente a fraude da oracle contra o java.
http://www.groklaw.net/images/GoogleOpeningStatementSlides.pdf
Pois é, @binhara. Até que mais gente além do Miguel et cia tenha contato com o projeto (e se, e somente se, interessar a mais alguém), eu não vou levar em consideração as “maravilhosas características” dele.
O Icaza já fez farol desse tipo no passado. Eu, como muitos, não confio nele.
Em relação à linguagem, o .NET parece sofrer do mesmíssimo problema de licenciamento do Java, se é que não é pior. Eu acho que a Google vai se sair bem desse julgamento, mas se fosse o Mono no lugar (e a MS no lugar da Oracle), não tenho tanta certeza assim.
OpenJDK é muito melhor pois tanto a API quanto a implementação principal são abertas.
O Google escolheu muito bem implmentata a Dalvik,já que o OpenJDK e sua Máquina Virtual não possibilitavam rodar isso adequadamente e o processo de participaçaõ da Oracle iria impedir que uma nova VM fosse incluída no OpenJDK.
bem fará o Google em portar o android para linguagem dela,para com negocio de c jogo da velha,ser serviçal de uma pseudo empresa que faz tudo pode para prejudicar o LINUX é uma coisa que não entendo.
Sério? Trocar Java por C# é mais ou menos escolher entre ser desmembrado ou decapitado. Sendo que provavelmente tem menos chance de problemas com Java, por incrível que pareça.
Nenhuma empresa até hoje que se associou à MS saiu impune disso. De novo: NENHUMA! Todas acabam recebendo dinheiro adiantado para pagar de volta depois, com juros, correção monetária e de brinde a alma das pessoas envolvidas.
A Google seria absolutamente insana se fosse por esse caminho, sendo que o Miguelito só fez isso para aparecer, como sempre.
Espero que a Google saia do Java e parta para algo mais livre, seja Go, C/C++/Absolute C, lua, python, qualquer coisa menos .NET e Java, cujas donas já mostraram suas garras em muitas ocasiões.
Não acredito que a Oracle vá prevalecer no julgamento contra a Google, mas A Google deveria sair do uso do Java só para mostrar que não é só isso que faz o sucesso do Android, mas todo o ecossitema livre associado a ele.
Flávio
Temos que tirar o chapeu…
Ele nao desiste.
:)
Parabéns ao Miguel de Icaza e Xamarin pela façanha! Infelizmente a opção entre Java ou C# no android é muito mais ligada ao fanatismo, religiosidade e disputas por mercado e por isso esse port do android não vingará. Ao vencedor as batatas!
Meu Deus, quanto mimimi. Sério que vcs não conseguem enxergar outra coisa? O tempo inteiro é “ms malvada” , “ms tá te roubando”, “ms tá cobrando”.
Vão procurar ajuda profissional.