X11R7.7: nova versão do X Window System, que comemora 25 anos
O X.org lançou a nova versão de seu projeto, denominada X11R7.7, trazendo consigo uma série de novidades em relação ao lançamento anterior, incluindo suporte a eventos multitoque, melhorias no rolamento produzido por scroll wheels, melhorias na documentação e recursos que permitem a coordenação entre o X e outros engines como o OpenGL. O lançamento é parte das comemorações de 25 anos do X11. (via lwn.net – “X11R7.7 released [LWN.net]”)
• Publicado por Augusto Campos em
2012-06-08
Algo me diz que o xorg está com os dias contados. E que venha o wayland
Tambem achei que a melhor interoperabilidade com OpenGL teve origem na pressao gerada pela concorrencia com o Wayland. Apesar de que prefiro continuar usando o X, nao que eu veja um como melhor que o outro (fora o X eu soh usei Accelerated-X), mas prefiro manter o padra dentro do ambiente com o outros UNIX, a nao ser que os BSDs, Solaris e IllumOS tambem adotem.
Espero que o esse seja um passo importante do X rumo a modernizacao, mas espero muito mais da integracao entre ele o OpenGL.
Uma questao que precisa tambem de mais integracao eh com o OpenAL.
Talvez a SDL pudesse gerar essa grande integracao X + OpenGL + OpenAL.
Leonardo Reis, integração com OpenGL? acho que você esta confundindo as camadas. Atualmente muitas aplicacoes GNOME e KDE nao utilizam o xrender para nada. Quando falamos de aplicacoes usando OpenGL backend, apenas o contexto é criado usam GLX que atualmente quase todos os notebooks suportam direct rendering. Se o seu programa é lento a culpa não é do Xorg e sim da sua placa gráfica ou dos toolkits.
o X é como o Unix. É tão bem bolado que continua plenamente utilizável depois de tanto tempo e a concorrência sofre para desenvolver algo similar.
Quem fala que o X é ruim nunca implementou um servidor muli-terminais.
O problema de desempenho 3D no linux tem muito mais a ver com a qualidade dos drivers desenvolvidos pelos próprios fabricantes de placas de vídeo high-end do que de problemas estruturais do X (que existem, mas podem ser contornados ou minimizados).
@igor, realmente alguem nao entendeu o que foi escrito aqui, soh que nao fui eu.
Se voce entende a arquitetura do DirectX,
entao reler o que o post e depois o que eu escrevi vai resolver o mal entendido.
Senao, nao vai adiantar.
Entao deixa pra lah.
não precisava do burro…
Eu particularmente considero o X.org animal… mas desnecessariamente complexo quando falamos de usuarios desktops. Não é atoa que a Apple não adotou o X.
Wayland é vaporware.
É que venha!
Incrível como até hoje o Linux não conseguiu um servidor de janelas moderno. O X é muito bom, mas não foi projetado pro que ele é usado hoje.