webOS: abertura do código se completará em setembro, com Linux standard e desenvolvimento multiplataforma
O WebOS é um sistema operacional que já passou por vários momentos difíceis: nasceu na Palm a tempo de viver seu ocaso, depois foi adotado pela WebOS até atingir seu ponto culminante – o lançamento do tablet Hp Touchpad – seguido pelo seu nadir: a descontinuação do TouchPad poucas semanas após sua chegada ao mercado.
Mas com o fim da linha de produtos da HP baseados nele, surgiu em dezembro uma notícia interessante para quem acompanha e investiu neste sistema: a empresa anunciou que abriria o código do WebOS e das ferramentas de desenvolvimento associadas.
E agora saiu o cronograma dessa abertura, marcada para se concretizar em setembro, com um beta em agosto.
Até lá várias etapas interessantes devem se suceder: uma versão inicial do código das ferramentas de desenvolvimento já foi liberada, a divulgação da política de governança está marcada para fevereiro, e no mesmo mês deve sair o kernel, que agora será o Linux propriamente dito, e não uma versão alternativa. A partir daí várias outras aberturas incrementais estão agendadas, incluindo até mesmo os aplicativos que fazem parte do sistema, e saem em julho.
Uma novidade especialmente interessante é que agora as ferramentas de desenvolvimento não geram código apenas para o WebOS, mas também para rodar em iOS, Android e navegadores web populares, como Safari, Chrome, Firefox e IE. (via lwn.net – “HP: webOS to be fully released by September [LWN.net]”)
RIP
RIP mesmo, pois do jeito que os SO de smartphones evoluem rapido; quando terminar essa abertura de codigo, ja será obsoleto.
Não seria melhor juntar-se ao Tizen?
as noticias são boas, mas a falta do lastro de pertencer a um hardware é que complica, não só para o webOS, ao meego também. O tizen tem os asiáticos por trás, nesse momento o webOS é apenas um projeto que a HP abriu porque não quer investir nele, mas como sou otimista prefiro isso que o fim que levou o BeOS por exemplo.