Vídeo: Junior, o navegador para iPad feito pela Mozilla com o WebKit
O foco que a Mozilla tem dado ao mercado móvel não poderia deixar de fora o modelo mais difundido entre os tablets – mesmo que para chegar a ele, tenha sido necessário optar por deixar de lado o engine “da casa” Gecko em prol do WebKit, também open source (mantido pela Apple e usado em projetos como Safari, Chrome e vários navegadores populares no mercado móvel), para renderizar as páginas no iPad.
Via macworldbrasil.uol.com.br:
O navegador Firefox ainda não chegou a App Store, mas na última semana a Mozilla revelou que planeja levar uma versão simplificada do seu browser para o iPad.
De acordo com o site The Verge, o designer de produto da Mozilla, Alex Limi, revelou durante uma apresentação recente que a empresa está trabalhando em um protótipo de browser para iPad há vários meses.
“Nós queríamos fazer algo inteiramente novo. Queríamos olhar em como podemos reinventar para um novo formato”, afirmou Limi, que descreveu o Safari para iPad como uma “experiência miserável”, apesar de reconhecer que é o melhor navegador para tablets disponível atualmente. “Existem muitas razões pelas quais deveríamos estar no iOS, apesar de que não podemos levar nossa ferramenta de renderização para esse ambiente.”
Mas agora a Mozilla apareceu com o Junior, um browser em tela cheia sem abas. Em vez de uma barra de endereços e abas no topo do app, o Junior possui dois botões (um em cada lado da janela), um botão traseiro, e um botão adicional que apresenta favoritos, páginas recentes, e uma barra de busca.
Inspiração total no IE Metro.
Mozilla com WebKit. OK. Quando o cara começa a ver essas coisas acontecendo percebe que está ficando velho.
Parece promissor, só o nome que deixou a desejar. E espero que seja disponível para iPhones também, quando a versão final estiver pronta.
Pois é… parece que o Gecko não anda bem.. :(
O gecko anda bem,porém a politica tirana da apple de controlar tudo que o usuário faz talvez seja o grande empecilho nesta situação.
Para que a Fundação Mozilla irá lançar *mais um* navegador com o renderizador WebKit, em vez de se esforçar, burlando as restrições artificiais, em portar o renderizador Gecko? Não considero neste caso o quesito “experiência de uso” como o principal apelo deste *mais um* navegador.
lapis disse tudo. (com um bocado de comentário “político”)
Wilfredo, os caras podem portar os outros serviços da Mozilla, como o acesso aos dados que você usou no firefox no seu computador pessoal pelo sync.
Spif
Faz parte spif dizer certas coisas,mas isso não foi “politico” o comentário .Disse o obvio.A apple controla as ações do usuário ao ponto de bloquear aplicativos.
Lápis, o seu segundo comentário foi bem diferente. Compare e avalie.