Vídeo: computador diminuto Raspberry Pi vai rodar Fedora
O diminuto computador Raspberry Pi está às vésperas de ser lançado no mercado (no início da semana a data prevista para saírem da fábrica pela primeira vez era “final de quinta-feira”) e vai ter como distribuição recomendada um remix do Fedora preparado para tirar o máximo proveito dos 256MB de RAM e 700MHz da CPU ARM.
Este remix do Fedora, contendo ambiente gráfico, ferramentas de administração e desenvolvimento, navegador e outros componentes cabe em um cartão SD de 2GB. (via engadget.com – “Raspberry Pi wears a new Fedora (video)”)
Eu quero!!!
Pra que que eu vou querer um desktop nessa caixinha ? ctz é format e colocar um PFsense ou Freenas, se tivesse uma wireless daria para montar um AP nele.
@cafecraft, XMBC pi… serve como central multimedia… e outra.. só tem uma placa de rede na versão B e não tem pfSense (ou FreeNAS) pra ARM até onde sei… além do que uma placa limitaria muito a funcionalidade dele…
Pensa agora num lab barato para crianças carentes? Nossa.. com 350 dólares você compra 10 desses bichinhos ae, arranja uma doação de monitores CRT e bam! Lab barato para comunidades carentes!
Até mesmo para empresas é bacana. Imagine ele no lugar de um thin-client!
é vero… não lembrei dos thin clients, realmente não tem PFsense para ARM apesar de ter FreeBSD para ARM.
“arranja uma doação de monitores CRT e bam”
O Raspberry Pi só tem saída de vídeo HDMI e vídeo composto. Nunca vi um monitor CRT com essas entradas. Bom, pelo menos dá para ligar em TVs.
Existe adaptador HDMI/VGA, dá pra converter de boa pra monitor CRT inclusive.
Software livre é isto, agora existe a necessidade rapidamente o FreeNAS se adaptará para isto.
Adriano, Esses cabos só funcionam para dispositivos que dão saída analógica no HDMI (além da saída digital). Se não acredita em mim, leia em: http://www.amazon.com/HDMI-VGA-HD15-Male-Cable/dp/B001OLCHJ6
O Raspberry Pi não dá saída analógica no HDMI: http://www.raspberrypi.org/forum/general-discussion/hdmi-to-vga-or-hdmi-dvi-vga-possible
É claro que existem conversores digital para analógico capazes de soltar uma saída VGA a partir de uma entrada HDMI digital, mas eles são grandes, desajeitados, caros e difíceis de encontrar (só achei conversor VGA para HDMI no mercadolivre, e não o contrário.. ainda assim está R$100).
Pior que converter VGA para vídeo composto é fácil, mas o contrário não é: http://www.geocities.ws/podernixie/htpc/vga2video.gif
Pena que o Fedora é um lixo. O nome cai bem, no entanto: “Fedora fede”.
Quando chegar aqui no Brasil, vou pegar um desses pra usar como htpc…ou até mesmo com servidor de arquivos…as possibilidades são muitas, em breve…
Monitor crt hoje em dia é mais caro que os lcds populares.
Esse projeto é super interessante, atende um nicho legal.