Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Vídeo: Apresentando o ElementaryOS

Enviado por Pablo R. Dinella (ipablo·rdΘgmail·com):

“Dentre variadas distribuições Linux algumas se destacam mais, e um caso é o ElementaryOS que tem agradado muitos usuários por aí a fora. Neste vídeo é apresentado as principais características desta distro e porque muitos já a usam como o sistema principal. ” [referência: youtu.be]

• Publicado por Augusto Campos em 2012-12-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Gilson Filho (usuário não registrado) em 26/12/2012 às 9:14 am

    É um sistema muito sofisticado e elegante. Vale a pena experimentar!

    K (ORIGINAL) (usuário não registrado) em 26/12/2012 às 9:35 am

    Eu gostei muito , é disso que falo de algo realmente novo, simples e facil.

    É o que falta na maioria das distro que a cada versão só muda os números e de novo não tem nada. com interface que faz mil e uma coisas mas o principal que é a interação com o usuário é pobre e fraca.

    O Pessoal do ElementaryOS ta de parabéns e que continue nessa visão sempre.

    Lucas (usuário não registrado) em 26/12/2012 às 9:41 am

    Rosa Desktop, Ubuntu, Mint e Elementary são as minhas quatro distribuições favoritas.

    Cláudio Martinelli (usuário não registrado) em 26/12/2012 às 9:47 am

    Antigamente tentavam fazer “clones” do Windows® agora a moda é fazer clones do MacOS/X.

    Pelo menos no vídeo deveriam assumir isso, não há nada de novo ali, basicamente deve ser um gnome ou unity modificado para se parecer com um aqua.

    Acredito que ambientes livres podem encontrar seus próprios caminhos em termos de ambientes gráficos e não ficar clonando os outros, ainda mais de uma empresa que processa até pensamentos…

    Nenhuma das tentativas de fazer isso com o Windows® e vocês acham que isso vai dar certo?

    Bem boa sorte aos macmaníacos frustados que não tem seu Mac e querem fazer de um ambiente GNU/Linux seu mac.

    K (ORIGINAL) (usuário não registrado) em 26/12/2012 às 11:00 am

    @Cláudio Martinelli então as distros que usa KDE deve ser Windowsmaniacos frustados. e não vai me dizer que só porque tem um K no lugar do iniciar que é diferente.

    E a mesma coisa o Gnome com seus menus superior que lembra o do MacOS.

    A unica coisa que vejo que algumas coisas lembram a do MacOS mas não chega a dizer que seja um Clone só porque tem um Doc. assim como o KDE não é um Clone do Windows mas tem muita coisa parecida.

    tem ambientes livres que a anos estão procurando esse caminho e até agora nada, a cada versão só aumentam o números.

    O ElementaryOS por ser novo seu ambiente já é bem melhor que muita distro velhinha por ai.

    Lucas (usuário não registrado) em 26/12/2012 às 11:11 am

    @Cláudio Martinelli

    Tudo bem que você não gosta. Mas tem uma comunidade enorme de pessoas que apoiam a criação de um sistema operacional livre e gratuito que tenha beleza e usabilidade inspiradas no Mac OS. Felizmente temos o excelente Elementary, um trabalho muito bem feito que vai além da interface bonita. Ele é extramente leve, tem aplicativos próprios, é altamente produtivo e satisfaz qualquer usuário. Na minha opinião vejo muitos pontos positivos para a penas um negativo e não tenho nada contra a aparente imitação. Se você, caro colega, tem algum conceito de ambiente exclusivo, que não imita nada, que tal tirar isso do papel e compartilhar?

    Luiz (usuário não registrado) em 26/12/2012 às 11:35 am

    Vamos imaginar um desktop que não imita nada: um ambiente vazio sem barra/painel e sem menu, os aplicativos sem barra de título, menu e barra de ferramentas. Pode-se utilizar algo parecido com HUD’s do Ubuntu para resolver a questão do menu. Não sei como substituir uma barra de título e não faço ideia de como seria fechar um aplicativo, a não ser por um comando no teclado. Alternar aplicativos pode-se utilizar o recurso parecido com o Compiz que mostra dos aplicativos em execução. Deve-se também inventar um conceito de menu de aplicativos que não imite os dispositivos móveis e o Windows, não faço ideia de como seria isso. No fim o usuário final não iria gostar nem um pouco, se o Unity da vida o povo já joga pedra imagina uma interface totalmente reimaginada? Acho que não iria dar certo.

    Cláudio Martinelli (usuário não registrado) em 26/12/2012 às 11:55 am

    @K (ORIGINAL) e @Lucas,

    Vamos lá… Gnome e KDE é fato se inspiraram em Mac e Windows, no caso do KDE (que não uso a muito tempo) foi além, ele ultrapassou sua fonte de inspiração e inclusive o Windows “chupa” muita coisa dele, deve ser muito gratificante pra equipe do KDE, e o Gnome também já teve muita coisa chupada pela Apple… isso é legal. Me lembro quando um user de Mac veio me mostrar as novidades do Lion e abri meu notebook e questionei algumas das novidades, “isso é novidade olha o meu Gnome.. isso existe a tantos anos…”

    Mas tanto KDE e Gnome apenas se inspiraram, desde o início do KDE (acreditem eu usava naquela época, eu estou definitivamente velho!) ele se inspirava, mas nunca foi igual ou muito parecido. O mesmo vale para o Gnome, o que se sentia é que um usuário Windows “estaria mais ambientado” no KDE e o mesmo caso no Gnome X Mac. Mas o que vejo nesta customização de Ubuntu o Elementary é um Gnome3 com alterações no visual, usam GTK3 e claro GnomeShell mas colocaram um tema “aqua” mudaram as posições do dock e a exibição de áreas de trabalho para a parte inferior da tela. Sim há novidades como o menu que parece ser interessante (fui no YouTube caçar vídeos para entender um pouquinho melhor ehehe).

    Eu não disse que não gostei, apenas que se olharmos o passado veremos tivemos experiências semelhantes em “clonar” como essa, só que para Windows e todas não tiveram sequência, duraram algumas versões e ruíram. Ai está minha observação.

    Continuo a afirmar que nós (Comunidade) podemos fazer coisas mais “autênticas e próprias” do que simplesmente copiarmos descaradamente o estilo de outro. Vejam os exemplos me falem de um que copiou descaradamente (clonou mesmo) e deu certo?

    Sri_Dhryko (usuário não registrado) em 26/12/2012 às 12:31 pm

    Ao invés da tradicional interação via teclado/mouse/touchscreen, que tal por voz?

    Salomão (usuário não registrado) em 26/12/2012 às 12:46 pm

    @Luiz
    Tem uma legião reclamando das semelhanças com o MacOS, mas eu sinceramente não vejo problema. Não uso o Elementary e nem sei se usarei, não gosto desse negócio de trocar de distro só pela novidade. Mas não deixaria de testá-lo apenas porque a interface lembra outro SO.

    Agora, quem não gostou pode usar outra distro, outra interface, só o terminal… Ou usa Blackbox (se ainda existir), é feio mas quebra um galho – e não parece MacOS.

    linuxer (usuário não registrado) em 26/12/2012 às 12:52 pm

    Um ubuntu ainda mais parecido com o macosx que o ubuntu ? Não, obrigado.

    Nunca vi nada no macosx que justificasse sua fama de boa usabilidade e não vai ser num clone dele que vou achar.

    O kubuntu é que deveria receber mais atenção do público e da Canonical. Podem dizer à vontade que o KDE é inspirado no windows mas pelo menos não reinventa a roda. O Windows 7, que é a cara do KDE 4, saiu inclusive depois do KDE 4, então se algum dos dois for cópia do outro, o KDE é que é o original.

    Lucas (usuário não registrado) em 26/12/2012 às 1:43 pm

    @linuxer

    É para isso que existem opções, cada desktop foi feito para agradar uma porção de usuários. Eu particularmente gosto e admiro o trabalho de arte do Elementary

    Heaven (usuário não registrado) em 26/12/2012 às 2:38 pm

    Bastante promissor esse Elementary OS

    Heaven (usuário não registrado) em 26/12/2012 às 2:38 pm

    Mas queria ver uma distro que usasse o E17 que finalmente foi lançado

    Gostei das observações do @Luiz.

    Mas para quem gosta de desktops completos e diferentes do mainstream o ecossistema do Linux oferece o Xfce e o E17. Alias o XFCE está cada vez mais completo e bonito sem ser pesado.

    K (Original) (usuário não registrado) em 26/12/2012 às 4:50 pm

    Pode se dizer que realmente KDE é original sim. único. faz mil coisas. mas a maioria dos usuários o acha totalmente confuso e sem um padrão. a interação com o usuário é muito pobre e deixa muito a desejar. O Gnome já se preocupa mais um pouco com o usuário e já é um pouco melhor. mas nenhuma das duas conseguiu conquistar um numero grande de usuários.

    A Bola da vez é o Unity esse sim pode se dizer que é Original e realmente se preocupa com a iteração com o Usuário e está tendo sucesso.

    Mas o que gostei do ElemtaryOS foi essa preocupação em fazer um Ambiente bem atraente e bem definido ficando facil pro usuário comum utilizar. eles souberam aproveitar bem o gnome.

    Geremias Tunn (usuário não registrado) em 26/12/2012 às 4:52 pm

    XFCE tem sido minha escolha ultimamante também. Prático e leve.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 26/12/2012 às 5:29 pm

    !Que tosco!

    Tiago (usuário não registrado) em 27/12/2012 às 7:26 am

    @Claudio martineli, com a exeção dos desktops virtuais, que tb é antigo nos sistemas da Apple e esse eu acho que surgiu primeiro no Linux, eu não vi um único recurso no Mac que existia no Gnome antes. E eu uso Gnome a muito mais tento que uso Mac.

    Mas é o que eu falo: existe uma applenização do Linux. Mas isso tb vai pelo fato de o tanto que é difícil fazer uma interface com usuário.

    Marcelo F Andrade (usuário não registrado) em 27/12/2012 às 6:06 pm

    @Heaven
    Já tem slackbuilds: http://slacke17.sf.net/

    Se tem fontes, roda no Slackware. :-)

Este post é antigo (2012-12-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.