Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Vetorizando imagens no Inkscape de forma prática e simples

Enviado por Cicero Moraes (cogitas3dΘgmail·com):

“Quem trabalha no mercado da computação gráfica sabe que os cliente são apressados e frugais. Mais do que isso, quem trabalha em uma área específica precisa se flexibilizar e fazer trabalhos que fogem um pouco da sua alçada.

Fui contratado para fazer uma série de desenhos estáticos que necessitavam de grande rapidez. Como fazer isso utilizando software livre? A resposta é simples: Inkscape. Como digitalizar um desenho feito inicialmente a mão?

Mais simples ainda. Basta desenhar, tirar uma fotografia com o próprio celular (hoje quase todo mundo pode fazer isso) e para aqueles que acham que é necessária uma mesa digitalizadora, o Inkscape tem uma tecnologia chamada Spiro que “arredonda” automaticamente os desenhos, com a opção de escolher um tipo de traço que lembra aqueles utilizados pro profissionais.

Então, com um lápis, um celular (ou câmera digital), um mouse e o Inkscape é possível fazer um desenho com qualidade profissional.

Criei um timelapse de um dos desenhos que fiz, onde o processo de digitalização é descrito na prática: [youtu.be/…]

Obs.: Para aqueles que acharem que isso não vale como um tutorial, perceba que o vídeo está em Full HD. Para capturar uma parte do processo é só pausar ou baixar o vídeo (com um add-on do Mozilla ou outro) e dar o play com uma velocidade menor. Espero que apreciem, grande abraço!” [referência: youtu.be]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-08-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ratito (usuário não registrado) em 7/08/2012 às 1:47 pm

    Uhulll… to gostando de ver estes vídeos… softwares livres nas mãos de pessoas que sabem criar… estão surgindo coisas fantásticas.
    Belo vídeo.. gostei

    ;-)

    Rombo (usuário não registrado) em 7/08/2012 às 3:46 pm

    inkscape por sinal tá bem paradão, hein? Parou pq?

    Lucas (usuário não registrado) em 7/08/2012 às 4:26 pm

    @Rombo

    Pra mim ele sempre foi assim, mas gosto muito, um dos melhores SL que considero.

Este post é antigo (2012-08-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.