Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Versão 4.8 do KDE Plasma, KDE Applications e KDE Platform

Enviado por Sandro Andrade (sandroandradeΘkde·org):

“Uma melhor experiência de usuário com a versão 4.8 do KDE Plasma, KDE Applications e KDE Platform.

O KDE tem o prazer de anunciar seu mais recente conjunto de lançamentos, proporcionando grandes  atualizações para o KDE Plasma Workspaces, KDE Applications e KDE Platform. A versão 4.8 oferece muitos recursos novos, melhor estabilidade e melhor desempenho.

KDE Plasma Workspaces 4.8: gerenciamento adaptivo de energia

Os destaques dos workspaces KDE Plasma 4.8 vão para as otimizações do Kwin, o re-projeto do gerenciamento de energia e integração com as activities do Plasma. Os primeiros widgets baseados no QtQuick chegam à instalação padrão do Plasma Desktop, com muitos outros já planejados para as versões futuras.

Veja o anúncio completo do Plasma Workspaces 4.8 em: [kde.org/…]

KDE Applications 4.8: gerenciamento de arquivos mais rápido e escalável

O KDE Applications 4.8 lançado hoje inclui a nova engine de exibição do Dolphin, novas funcionalidades e melhorias no Kate e melhorias funcionais e visuais no Gwenview.  O KDE Telepathy chega a sua primeira versão beta. Os novos recursos do Marble continuam chegando, dentre eles: o perfil de elevação, rastreamento de satélites e integração com o KRunner.

Veja o anúncio completo do KDE Application 4.8 em: [kde.org/…]

KDE Platform 4.8 melhora a interoperabilidade e lança componentes touch-friendly 

O KDE Platform 4.8 fornece a base para todas os outros produtos do KDE. Os produtos KDE estão mais estáveis do que nunca. Além de  melhorias de estabilidade e correções de bugs, O KDE Plataform 4.8 fornece melhores ferramentas para  a construção de interfaces flúidas e touch-friendly, integração com outros mecanismos para armazenamento de senhas do sistema e estabelece a base para uma interação mais poderosa  com outras pessoas que utilizam o novo framework Telepathy do KDE.

Veja o anúncio completo do KDE Platform em: [kde.org/…]” [referência: kde.org]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-01-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    kakaroto_BR (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 9:29 am

    Testei ontem, gostei do visual mas ainda continua pesado. Algum processo akonadi fica usando 100% das cpus, tentei configurar o kmail para usar meu gmail mas não deu certo, os efeitos do desktop não eram fluidos e o alt tab era confuso, com mta transparência para o meu gosto, às vezes eu não conseguia identificar a janela. Passar o ponteiro do mouse sobre qualquer coisa mostra uma janela transparente enorme com alguma informação óbvia, mto exagero nos efeitos em geral. O q gostei mais foi do dolphin, estava mais simples. Testei num ubuntu 11.10 rodando em um core 2 duo 3GB de ram, placa nvidia gts 250.

    Lauro César (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 9:33 am

    Tenho usado o KDE a algum tempo e ele tem me parecido a cada dia mais estável e bem acabado. Espero que esta versão confirme o que vem ocorrendo desde a 4.5.

    Rafael Neri (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 9:54 am

    Olhando para as screenshots, confesso que gostei da opção de deixar a barra de tarefas semelhante a dock do Unity ou W7.

    http://rafaelneri.net/2012/01/kde-4-8-lancado/

    Marcelo Nascimento (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 10:00 am

    @kakaroto_br, sem querer ser chato mas… O Akonadi é um pé no saco mesmo, mas é só desabilitar/desinstalar. O kmail funciona, certamente é configuração. Os efeitos do desktop estavam rodando junto com o akonadi 100% de cpu? As possibilidades de configuraçaõ do alt+tab são a primeira coisa no link do post. As informações mostradas quando passa o mouse sobre qualquer coisa também é configurável. Configuração dos efeitos, todas podem ser alteradas.

    Lucas (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 10:05 am

    Rodou redodinho aqui no meu Netbook de 10 polegas e 2 GB de ram, com direito a efeitos e tudo mais. Estranho pessoas dizerem que o KDE4 é pesado, pois desde a versão 4.7 não sinto isso e olha que estou usando em um Netbook. Agora ele apresentou um desempenho ainda maior.

    Orlando Xavier (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 10:47 am

    Pesado? Muito pelo contrário, está supimpa.
    No meu notebook rodou muito bem.
    Lembro de o KDE 4.x ser pesado, realmente. Mas isso foi entre as versões 4.0 e 4.3.

    Demi (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 10:57 am

    Ainda dá para ver na imagem de anuncio o erro no tema padrão que surgiu desde o 4.7. O erro é na barra de tarefas, quando o item está ativo os cantos do não encaixam direito. A solução é usar um outro tema.

    Outro erro que persiste desde a versão 4.7 é o widget News que perdeu a transparência de fundo. Já enviei um patch para eles desde a versão 4.7.95 e até agora nada.
    Fora isso, KDE 4.8 está ótimo.

    renato (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 1:25 pm

    @Kakaroto_br

    E se tudo o que o @Marcelo Nascimento sugeriu não te atender, você pode tentar: Gnome, Unity/Gnome, XFCE, LXDE, Enlightenment, Qt-Razor, ROX, Sugar, Trinity… e outros que não me recordo no momento.

    Sri_Dhryko (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 2:41 pm

    @renato,
    WindowMaker -crm! ;)

    Joomla user (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 4:14 pm

    Eu consigo rodar o KDE 4 até num netbook Atom com apenas 1GB de RAM. Roda bem mais leve do que a mesma máquina com Windows 7.

    Acho que muita gente não usa a distribuição mais apropriada para o KDE. O kubuntu p.ex. dá uma má impressão do KDE 4 porque eles não fazem uma boa configuração.

    O KDE 4 está dando de 10 a 0 em usabilidade perante o Unity e o Gnome 3. Além disso, é bem mais fácil para um usuário que conheça somente o windows adaptar-se a ele.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 4:46 pm

    “O kubuntu p.ex. dá uma má impressão do KDE 4″

    Sabe que eu uso o Kubuntu e estou satisfeito. Sempre falaram que o Mandriva era referência em KDE, quando dou uma espiada(nunca usei muito tempo, não vejo nada de mais.

    Douglas Silva (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 9:52 pm

    Archlinux + KDE 4.8, vushh, um foguete!

    Orlando Xavier (usuário não registrado) em 26/01/2012 às 10:45 pm

    “Sabe que eu uso o Kubuntu e estou satisfeito. Sempre falaram que o Mandriva era referência em KDE, quando dou uma espiada(nunca usei muito tempo, não vejo nada de mais.”

    @Weber Jr.
    Pelo que já testei em termo de distros que usam o KDE como WM padrão, acho que a que tem mais “afinidade” com o KDE é o openSUSE. O Mandriva também personaliza bem o KDE. Inclusive, o Mandriva 2011 veio com uma espécie de dashboard, como alternativa ao menu padrão do KDE, sem contar com o tema ROSA e adaptações notáveis nos plasmoides.

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 27/01/2012 às 1:36 pm

    O KDE 4.6+ está realmente mais leve, e muito bonito, as vezes até “pomposo” demais é verdade. Mas tem 2 coisas que realmente incomodam, que é o Akonadi e o tal do Nepomuk Semantic Desktop. Felizmente ambos podem ser desativados. No caso do segundo, basta ir em K->System Settings-> Desktop Search e desmarcar “Enable Nepomuk Semantic Search”

    Depois de muitos anos usando Gnome, e apesar de gostar bastante do Gnome-Shell, devido alguns bugs irritantes dele, principalmente em conjunto com as placas da NVIDIA percebi que era hora de dar uma chance ao KDE, e até agora estou gostando do KDE. Instalei no netbook, no PC de casa e no trabalho, justamente pra ter uma experiencia consistente e poder dar uma opnião mais completa posteriormente :)

    Se eu não estivesse satisfeito com o Ubuntu, partiria pro Archlinux com o KDE 4.8.

    Porque, justamente essa possibilidade do dock se comportar como o Unity e a barra do Windows 7 é uma mão-na-roda!

    Porque isso, pra um monitor widescreen, é ótimo!

Este post é antigo (2012-01-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.