Veja as animações que um estúdio brasileiro cria em comerciais usando o Blender no Linux
O OMG!Ubuntu destaca um vídeo contendo exemplos dos trabalhos da OvniVFX, descrita como um estúdio gráfico baseado no Brasil e atuando no mercado publicitário.
Segundo o texto, é tudo feito no Blender rodando sobre o Ubuntu. Impressionante, parabéns. (via omgubuntu.co.uk – “Blender and Ubuntu Creating TV Ad Magic in Brazil | OMG! Ubuntu!”)
• Publicado por Augusto Campos em
2012-08-06
FANTÁSTICO :D
Estou sem palavras…
Uma empresa criando produtos e serviços profissionais com software livre… A primeira barreira de ativação está mais que quebrada :D Sei que essa não foi a primeira empresa a fazer isso, mas o video apresentado é de encher os olhos :D Que seja considerado mais um marco (e não o único marco) dessa empreitada. Agora não há mais desculpas para outras empresas não seguirem o mesmo caminho ;)
Não querendo desmerecer o post nem a empresa, mas não ha nada de impressionante, este é o potencial que a plataforma tanto quanto o software usado oferecem (e muitos outros softwares livres também), e que a maioria ainda ignora ou tem um medo não justificável, em investir em tecnologia open source.
Parabéns a empresa e a todos os envolvidos!
Anderson
“mas não ha nada de impressionante, este é o potencial que a plataforma tanto quanto o software usado oferecem (e muitos outros softwares livres também), e que a maioria ainda ignora ou tem um medo não justificável”
Mas só o fato de informar que o “comum” é possível já é excelente.
E não digo no sentido de se contentar com pouco e sim porque sempre que se menciona o blender, aparecem as típicas críticas de que é o 3D(Max, studio? Sei eu) ou nada.
@Weber Jr. pra mim também faltaram evidências de que a ferramenta usada foi mesmo o Blender. Não houve ao menos manifestação da própria empresa sobre isso. E creio que ela seria a mais beneficiada em fazer tal divulgação.
Tem angu neste caviar…
Vale ressaltar, sem tirar o merito, que ali é um estúdio grande e o Blender deve ser incorporado ao restante das ferramentas, e ele no todo não deixa a desejar. De qualquer forma, parabéns.
@techi O vídeo está na home page da agência, então deve realmente ter sido usado o blender, é só conferir lá.
Muito legal!
Mas não sei se dá pra confirmar que foi feito no Blender. Mesmo que foi feito, claro que não foi a única ferramenta, ninguém faz texturas de tudo no software 3D, apostaria no Photoshop ou outra ferramenta da Adobe ai, e pra finalizar tudo isso para fita beta? (ok, pedras! haha)
As partes que envolvem ChromaKey provavelmente não foi com SL.
Aqui onde trabalho estamos começando a usar Blender para perder o medo, mas por enquanto no Windows 7, pois renderiza mais rápido q o Ubuntu.
“ninguém faz texturas de tudo no software 3D, apostaria no Photoshop ou outra ferramenta da Adobe ai”
se os caras usaram Blender por que não usariam Gimp também?
E não vejo ali nada que Blender não seria capaz. É, portanto, verídico.
“Windows 7, pois renderiza mais rápido q o Ubuntu”
LOL
@Rombo
Porque Gimp não é tão bom para imagem o quanto o Blender é para 3D. Mas ok, podem ter usado por algum designer doido, porque eu não conheço nenhum que use. Eu gosto do Gimp, mas para coisas em agência/produtora é inviável, você não tem todos os recursos, você não produz tão rápido, vai ficar meio despadronizado para abrir o arquivo, porque todo mundo usa PSD. Enfim, talvez um dia, mas acho que hoje não vale a pena não.
Para o Chroma devem ter usado o After Effects ou outro proprietário, para finalizar para Beta (caso foi algum para TV) provavelmente usaram FinalCut.
Para mixagem de áudio provavelmente também foi algo proprietário.
Acho um passo muito legal o Blender para o 3D, espero agora que o Linux consiga dar mais passos nos outros processos. Porque um comercial de TV não envolve um software, e sim vários, sei disso pois trabalho com isso. Quero muito o Linux sendo utilizado para isso no futuro, mas hoje não consigo nem trabalhar com Windows, só Mac! Haha. É o padrão, os HDS chegam formatados em HFS+, enfim. Quem sabe um dia…
Abraços
Woooooooooooooooooooow!!!
Depois dizem que num tem softwares livres bons pra esse segmento?
Só uma palavra:
Perfect
@Gabriel, ué, mas deve ter sido algum designer doido (e talentoso) que usou o Blender, porque todo mundo sabe que só se usa Max, não é?
3:16 mostra claramente a interface do Blender.
@Rombo
Não acredita no que digo não, só confira por si só.
http://benchmark.cd3dtech.com/
Se não quiser um gráfico muito complexo e demorado, use esse:
http://www.eofw.org/bench/test.blend
Acabei de comparar com o Windows 8 e está ainda mais rápido que o 7, rs.
Engraçado demais o ceticismo, aqui está a fonte primária dessa informação:
http://www.blendernation.com/2012/06/21/ovnivfx-demoreel-2012/#more-28660
Teisson Froes writes:
This is the new reel of OvniVFX. For those who do not know OvniVFX is a studio focused on the advertising market. Located in Sao Paulo Brazil. Our pipeline is all in Blender 3D on Ubuntu linux. We use the Yafaray, Cycles and Octane Render for rendering.
Sinceramente, por que tanta incredulidade?
O mais engraçado(ainda!) são os trolls que vagam por aqui, primeiro era o troll que dizia que o Transmission funcionava melhor em Mac, agora são os trolls que dizem que o Windows é melhor para 3D, ficaram bem afoitos depois do anúncio da Valve.
Esse Ovni também é coisa de outro mundo, parabéns para esses caras ai que sabem realmente utilizar a ferramenta. Estou boquiaberto com o que/quais empresas eles desenvolveram trabalhos. + Uma vez, estão de congratulations!
Em quem eu acredito?
“mas não ha nada de impressionante, este é o potencial que a plataforma tanto quanto o software usado oferecem (e muitos outros softwares livres também)”
“ninguém faz texturas de tudo no software 3D, apostaria no Photoshop ou outra ferramenta da Adobe ai”
“é tudo feito no Blender rodando sobre o Ubuntu”
“Porque Gimp não é tão bom para imagem o quanto o Blender é para 3D”
Como tem gente nesse site que fala bem do Windows (e mal do Linux)
Quanto será que esse pessoal ganha da MS, 200 ou 300 reais por mês para fazer isso?
Apenas curiosidade.
O vídeo é muito legal, parabéns aos artistas que o criaram.
Impressionante, não pelo feito, pois já haviam muitas provas de conceito demonstrando a força do Blender, mas por serem anúncios que nós vimos na TV, por ser o “feijão com arroz” do negócio desta empresa.
O mais impressionante é alguém usando o software livre pra ganhar o mercado e sem fazer firulas por conta disso. Tá de parabéns.
Duas coisas:
1- Deixem o cara que disse que é mais rápido pra ele renderiza no Win7/8 do que no Ubuntu, ou ajudem ele a descobrir como pode ser mais rápido. Chamar ele de mentiroso, troll ou qualquer outra coisa só afastam ele do software livre.
2- Tenchi, A empresa não tem NADA a ganhar divulgando que ela faz isso com o blender, porque ela NÃO É UMA EMPRESA DE SOFTWARE LIVRE. Ela faz comerciais e usa o software que ela acha melhor. Nesse caso, foi um software que temos o prazer de dizer que é livre.
Sério, caras, vocês treinam pra ser imaturos desse jeito ou é só a idade de vocês?
No OMG! Ubuntu vi um comentário de um cara que também trabalha no ramo e cita vários softwares livres que utilizam, por ser algo adiquirido legalmente e viável. Outra coisa, o conhecimento e a habilidade conta muito, você pode fazer trabalhos maravilhosos com o GPaint por exemplo que alguem com o Corel Drall não consegue, tudo é habilidade + conhecimento. Agora alguém não consegue fazer Chroma no Linux aí vem aqui e diz que é impossível? rsrsrs Nem vou comentar.
só a título de comparação, desde pelo menos Blender 2.2 o software vem com seu próprio editor de vídeo via composite nodes. Chroma key é um dos efeitos primários, ei-lo no 2.6:
http://wiki.blender.org/index.php/Doc:2.6/Manual/Composite_Nodes/Types/Matte
Eita galera, so porque o cara disse que o Blender roda mais rapido no windows que linux e ainda mostrou como fazer o teste vocês o crucificam??? Eu gosto e uso linux mas sinceramente esse tipo de coisa, defesa cega enche o saco e desanima muita gente, pra muitas pessoas linux tem que sempre estar no pedestal, ser perfeito, quando não é, cada SO tem suas vantagens.
Entrevista do Teisson Fróes ao Allan Brito:
http://www.allanbrito.com/2009/02/16/artistas-3d-que-usam-o-blender-profissionalmente-entrevista-com-teisson-froes/