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Valve diz que Left 4 Dead 2 roda mais rápido no Linux

Enviado por Nícolas Wildner(Ironmaniaco) (nicolasgauchoΘgmail·com):

“A idéia do artigo é testar o throughput dos jogos dentro do Linux, e o hardware utilizado para tal foi o seguinte: Intel Core i7 3930k, NVIDIA GeForce GTX 680 e 32GB de RAM.

Foram comparados os sistemas operacionais Windows 7 64bit com SP1 e o Ubuntu 12.04 32bit(relaxem, mais tarde será utilizada a versão 64).

Ao iniciarem o “port” do jogo Left 4 Dead 2 para o Linux, a versão inicial beirava os 6 Frames por segundo, o que significava que o port para Linux teve sucesso, mas algumas coisas precisavam ser otimizadas: – Modificar o jogo para funcionar melhor com o kernel, com a OpenGL e otimizar os drivers gráficos.

Após a alteração de pequenos blocos do jogo, adequando funcões utilizadas para diminuir o “overhead” causado pela Direct3D o jogo passou para 270 FPS, e na configuração atual atinge os 303 FPS.

Outro fator que ajuda muito na implementação e trabalho em cima do Linux, é possuir engenheiros da ATI, NVidia e Intel alocados dentro da Valve, comprometidos a aprimorarem os drivers de dispositivos para obterem o melhor desempenho, e coletando informação valiosa para correção de bugs.

Este é um exemplo de que a realidade dos jogos para Linux apenas depende do esforço de algumas partes, para alterar o “vício de plataforma” existente.” [referência: blogs.valvesoftware.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-08-03

Comentários dos leitores

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    Vagner Silva (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 8:51 am

    Excelente iniciativa. Espero que isso se torne um padrão no desenvolvimento e portabilidade de softwares.

    Motafoca (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 8:54 am

    Ate alguns jogos rodando no wine sao mais rapidos
    :)

    Lucar (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 8:56 am

    Eu torço pare que o linux se torne plataforma padrão para os gamers.

    Vida longa a Valve.

    Beto (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 8:57 am

    Depois de declarar guerra à Microsoft, alguém esperava a Valve mostrar resultados diferentes?

    Vai ser FUD dos dois lados agora.

    Infelizmente, como já acontece com os consoles, o consumidor é quem sai perdendo.

    Nunca teremos uma experiencia completa com apenas um sistema.

    Por isso tenho Xbox e PS.

    Logo a Microsoft dará sua resposta, reativando seus estúdios de games, trazendo outros para o seu lado, e teremos um grupo como Ubuntu e outro com a Microsoft.

    Igualzinho nos consoles.

    A Valve não foi nada tendenciosa ao comparar o desempenho do game de 3 anos para Windows, com uma novíssima compilação para Ubuntu.

    A briga vai ser boa, mas precisamos entender que a Valve já não tinha futuro no Windows 8.

    Windows 8 com sua loja, agora é um concorrente da Valve.
    http://blogs.msdn.com/b/b8_br/archive/2012/08/01/hardware-acelerando-tudo-gr-225-ficos-do-windows-8.aspx

    @Beto

    Eles não declararam “guerra” a Microsoft. Apenas resolveram o dilema do “Ovo e da Galinha” – Não existem drivers bons por desinteresse em um mercado sem jogos, e não existem jogos porque os binários proprietários são ruins.

    >>> Windows 8 com sua loja, agora é um concorrente da Valve.

    Por isto, é bom ter uma carta na manga. A Valve e a Blizzard já demonstraram desafeto público pelo Win8, e para uma empresa que já possui uma compilação do World of Warcraft interna para Linux, e os jogos rodam no MAC, não será tãaaaaao difícil assim portar para o Linux.

    Beto (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 9:15 am

    Sim, o que quis dizer é que teremos um racha no mercado.

    Tem os estúdios que são fiéis por natureza à Microsoft, outros estão dispostos a vender fidelidade à quem pagar mais.

    Por isso usei o exemplo Xbox e PS.

    Beto (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 9:22 am

    Olha só do que estou falando…

    Blizzard pode ser da Microsoft.
    http://jogos.uol.com.br/ultimas-noticias/2012/07/11/microsoft-pode-comprar-activision-blizzard-diz-reuters.htm

    Se a Microsoft não estava muito interessada, depois da investida da Valve vão pagar até o dobro pela Blizzard.

    Vai acontecer igualzinho no console.

    Quer quiser ter acesso à todos os títulos, só tendo os dois sistemas.

    Só fica uma dúvida: Será que a Valve tem bala na agulha para sair às compras igual a Microsoft?

    Kayo (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 9:24 am

    PARAAAAAAAA DE FALARRRRRRRR NISSOOOOOOOO! Eu quero logo ;-)

    Carlos Roberto (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 9:37 am

    Blizzard decepcionou uma boa parte da sua fã base de Diablo após o lançamento do Diablo 3 e tem decepcionado muitos fãs da empresa com os seus jogos. Se ela continuar do jeito que está, fazendo jogo “capado” e só pensando em dinheiro apenas, não pensando na diversão do jogador e no selo Blizzard de qualidade que era conhecida (e que parece faltar este selo nos últimos jogos) vai para o saco.

    Se ela não mudar, qualquer um pode comprar que vai ter uma bomba relógio nas mãos.

    Red (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 10:32 am

    Mais é mais do que obvio, aconteceria a mesma coisa se o porte em OpenGL fosse pra Windows também.

    @Carlos Roberto

    O Problema da Blizzard é a Activision, e a sua mania de querer lançar produtos de menor qualidade e fora do prazo para arrancar mais dinheiro.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 10:58 am

    Beto acusou o golpe.

    Alguém questionou sua amada MS.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 11:05 am

    DirectX é só mais uma das muitas táticas de monopólio.

    Ao invés de apoiar o desenvolvimento do OpenGL, criou sua própria versão, criou ecosistema em cima (IDEs, bibliotecas e documentação) e tentou fazer esquecerem que é possível viver sem isso.

    Bastou alguém com poder de fogo(dindin$) questionar e em pouco tempo já desmoram muitos “fatos” dessa marmotagem.

    Xtian Xultz (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 11:34 am

    Eu gostei desta parte:
    “Interestingly, in the process of working with hardware vendors we also sped up the OpenGL implementation on Windows. Left 4 Dead 2 is now running at 303.4 FPS with that configuration.”
    Concorrência é mesmo bom para todo mundo. A Valve desenvolve o game para o Linux, e até os usuários de Windows saem ganhando.

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 11:50 am

    “Este é um exemplo de que a realidade dos jogos para Linux apenas depende do esforço de algumas partes”

    nao, depende uma porrada de coisas e de muita grana.

    “Outro fator que ajuda muito na implementação e trabalho em cima do Linux, é possuir engenheiros da ATI, NVidia e Intel alocados dentro da Valve”

    O que envolve muita grana e credibilidade num grande planejamento estrategico. Ou seja, nao eh simples ou simplesmente uma questao de boa vontade e desejo de fazer.

    Espero que o momento onde as pecas que sao necessarias em termos e infraestrutura e a grana que eh o combustivel para que a maquina ande estejam finalmente disponiveis para o mundo dos OSs do ecossistema FOSS.

    @Lucar
    Eu tambem

    @Weber Jr.
    Nao concordo, nao sei dizer se eh bem feito ou mal feito, mas o directx eh muito mais abrangente que o OpenGL, ele seria similar a SDL, pois da suporte a graficos, audio, e dispositivos de entrada e saida em geral. Eh uma infraestrutura completa e central. Alem de possuir muitas optimizacoes e facilidades para a programacao. O ecossitema FOSS vem ofertando um infraestrutura parecida (e ateh melhor, como sempre) de uns anos para cah com OpenGL+OpenAl+OpenCL+OpenES+OpenVG+WebGL e outros itens. O SDL 2.0 tambem pode ser um importante item novo nessa equacao de visa facilitar a programacao de games para os OSs do ecossistema FOSS.

    @Red
    Nao creio, acredito que a integracao e optmizacao do directx com o sistema deles deva favorecer melhores resultados nesse ambiente.

    @Beto
    Nao creio que a Vivendi venda.

    Diogo (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 11:58 am

    O Play Station ta aí pra provar que o DirectX não é necessário.

    Rombo (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 12:34 pm

    Pra acabar de vez com esse mito de DirectX ser o padrão e melhor.

    @Diogo, concordo, mas infelizmente para a maioria dos ports de games feitos para DX no PC e XBox, o PS3 é triste. Mas os exclusivos mostram que do que o hardware e OpenGl são capazes.

    Spif (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 1:01 pm

    Bom, claro né? O Linux é muito mais enxuto. Fora que ser Aberto é um fator imenso aqui: Os desenvolvedores da Valve possuem muito mais conhecimento do sistema do que quando fazem pro Windows ou Mac OS.

    Mas mesmo achando isso muito legal, ainda fico com a opção de ter um aparelho só pra jogos.

    Fernando (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 1:50 pm

    Infelizmente, daqui há alguns dias quem quiser usar linux será obrigado à usar o Ubuntu…

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 2:11 pm

    Leonardo Reis

    “Nao concordo, nao sei dizer se eh bem feito ou mal feito, mas o directx eh muito mais abrangente que o OpenGL, ele seria similar a SDL”

    Eu estava me referindo a parte de gráficos, que é o foco do artigo afinal que trata de OpenGL.

    Mas talvez a Valve ajude a padronizar todo o resto: IO e som principalmente que devem ser os mais problemáticos.

    “O SDL 2.0 tambem pode ser um importante item novo nessa equacao de visa facilitar a programacao de games para os OSs do ecossistema FOSS.”

    Lembrando que o criador da SDL está trabalhando na Valve nessa iniciativa.

    ubuntuholic (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 2:15 pm

    @Fernando, o Ubuntu seria o carro-chefe para o Linux entrar no mercado.Quando comecei no Linux(2006)escolhi a distro justamente pensando nisso.

    Iuri de Arruda Gules (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 3:08 pm

    A mudança de 270.6 para 303.4 foi feita na versão windows após as modificações no motor baseado em openGL. certo?

    Rombo (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 4:02 pm

    @Fernando, comentário infeliz. Melhor ter a opção de jogos em algum Linux do que só no Windows.

    Diogo (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 4:41 pm

    Não há nada que obrigue a usar Ubuntu, as bibliotecas são as mesmas, o kernel é igual, tudo que funciona no Ubuntu funcionará em qualquer distribuição da mesma forma, as vezes até melhor, já que existem distros mais rápidas (liberando mais hardware para os jogos)

    Tiago (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 5:40 pm

    Bom, muito bom. O bom é que o Mac se beneficia desse trabalho, já que, assim como o Linux, não usa DirectX e faz bastante uso do OpenGL.

    sandro (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 6:03 pm

    A Microsoft não tem preocupação nenhuma no momento em que o mercado esta pendendo pra outro lado ela se usa de sua posição dominante e todo dinheiro que ela puder usar para tal empreitada, compra uma ou outra empresa do setor vende os ativos e detona o mercado com algumas empresas que são do seu portfólio. Acho que o governo americano deveria rever a posição da Microsoft dentro do mercado de software porque ela esta monopolizando este mercado com patentes ou investimento pesados em empresas como Facebook e Yahoo tudo por baixo do pano, e até a própria Apple, a qual a Microsoft tem ativos. Senão fosse as patentes e as manobras jurídicas da Microsoft duvido que ela estaria numa posição tão dominante. qualquer duvida basta pesquisar na internet …

    Murilo (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 8:20 pm

    A diferença de desempenho entre DirectX e OpenGL é algo muito questionável.

    A comparação é difícil.

    É possível fazer um outro ter um pouco mais de FPS diminuindo algum efeito gráfico que o usuário nem vai perceber.

    DirectX 9 e Windows XP, tem desempenho melhor do que o DirectX 10, por exemplo. Ao custo de menos efeitos gráficos.

    @Weber Jr.
    Pensei que você fosse um cara mais informado e isento.
    Chamar o DirectX de “marmotagem” é um atestado de ignorância.
    http://adrenaline.uol.com.br/forum/games/336153-noticia-direct3d-e-melhor-que-opengl.html

    DirectX é uma plataforma completa, como já citaram.

    É preciso entender que DirectX é um benefício para a plataforma “Microsoft”, e opcional. (John Carmack, não usa).

    Murilo (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 8:21 pm

    Isso não afeta em nada a Microsoft.

    Ela compra algumas franquias e garante seu espaço e exclusividade no mercado.

    Murilo (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 8:22 pm

    @Weber Jr.

    John Carmack, não usa DirectX, mas não o considera uma “marmotagem”.

    Esperava mais conhecimento da sua parte.

    Murilo (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 8:28 pm

    Aumentar FPS é algo incrivelmente simples para os programadores.

    Removem algum efeito gráfico que causam sobrecarga (a maioria nem percebe) e tem vários FPS de ganho.

    A manobra de remoção do “overhead” encontrado no DirectX consiste justamente em não reproduzir no OpenGL otimizado para Linux, os efeitos anteriormente valorizados no DirectX.

    Os verdadeiros games estão atentos a cada detalhe gráfico.

    Murilo (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 8:34 pm

    @sandro

    Realmente a Microsoft está ficando cada vez mais poderosa com a estratégia, não de comprar empresas, mas de comprar participação em cada uma delas.

    É muito provável que compre a Blizzard, existe também contrato assinado entre Nvidia e Microsoft que dá preferencia de compra da empresa para a Microsoft.

    É melhor aprendermos a conviver com ela.

    Marco (usuário não registrado) em 3/08/2012 às 11:20 pm

    Depois de declarar guerra à Microsoft, alguém esperava a Valve mostrar resultados diferentes?

    Vai ser FUD dos dois lados agora.

    Infelizmente, como já acontece com os consoles, o consumidor é quem sai perdendo.

    Nunca teremos uma experiencia completa com apenas um sistema.

    Por isso tenho Xbox e PS.

    Logo a Microsoft dará sua resposta, reativando seus estúdios de games, trazendo outros para o seu lado, e teremos um grupo como Ubuntu e outro com a Microsoft.

    Igualzinho nos consoles.

    A Valve não foi nada tendenciosa ao comparar o desempenho do game de 3 anos para Windows, com uma novíssima compilação para Ubuntu.

    A briga vai ser boa, mas precisamos entender que a Valve já não tinha futuro no Windows 8.

    Windows 8 com sua loja, agora é um concorrente da Valve.
    http://blogs.msdn.com/b/b8_br/archive/2012/08/01/hardware-acelerando-tudo-gr-225-ficos-do-windows-8.aspx

    Acho que a briga não vai ser boa kkkk o Windows e o Direct3D tem poucas chances contra a dupla Linux/OpenGL !!! E o principal, o Linux é um sistema que vai permitir hacks absurdos pra explorar até a ultima gota em desempenho dos engines … Acho que os jogos em geral seriam melhores no Linux do que no windows … eu jogo alguns jogos no Windows .. e o desempenho me irrita muitas vezes .. acho que meu hardware não é tão ruim e nem antigo e poderia me dar melhores resultados, pois com Linux ele voa em qualquer aplicativo !!!

    Sergio (usuário não registrado) em 4/08/2012 às 3:33 am

    Sério?

    http://www.youtube.com/user/lienucksfails2

    Nyappy! (usuário não registrado) em 4/08/2012 às 10:12 am

    @Murilo

    Falou besteira.

    P: What about image quality? Is it in pair with Windows and Direct3D? Open source drivers on linux are a lot behind when it comes to OpenGL features support if I recall, closed source drivers are much better, at least Nvidia chips that I use to buy. Can we expect to have the same level of details and eye candy under Linux when running on Intel/Nvidia/Amd chips?

    R: The image quality equals that seen on Windows with Direct3D.

    http://blogs.valvesoftware.com/linux/faster-zombies/#comment-4216

    Mestre Mariano (usuário não registrado) em 4/08/2012 às 12:07 pm

    @Nyappy!

    E por que alguém deve acreditar na “Valve” que está deixando a plataforma Microsoft?

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