Valve confirma oficialmente: Steam e Left 4 Dead 2 estão a caminho do Ubuntu
O anúncio de que haverá Steam no Linux agora virou oficial, e desfazendo um temor comum: o de que não vá haver nenhum jogo atual lançado para este ecossisistema. Haverá ao menos um, pois a Valve já confirmou que não apenas está portando o Left 4 Dead 2, mas que tem o objetivo de que ele rode com frame rate alto em OpenGL.
Ela também menciona que o port (cujo alvo é o Ubuntu 12.04) está indo bem, e que tem como objetivo lançar outros de seus jogos para a plataforma. Uma salva de palmas!
Um detalhe importante, entretanto: não há datas divulgadas. (via omgubuntu.co.uk – “Valve Confirm ‘Steam’, ‘Left 4 Dead 2′ Coming to Ubuntu”)
2012… Estou começando a acreditar que é mesmo o fim. O próximo sinal, antes de percebermos a presença de Nibiru será a versão estável do enlightenment.
O importante é que a loja já não vai sair do zero… Ainda mais que existe um monte de jogo indie que já funciona em Linux.
A grande dúvida é se será Nibiru ou Hercólubus.
Vejamos o sinais:
Corinthians Campeão da Libertadores
Steam para Linux
Enligthment 17
Descoberta do Bóson de Higgs
sei não, acho que é hora de acreditar.
Nem um nem outro, apenas jesuscidência.
Esses dias o Phoronix publicou um artigo a respeito da contratação do criador da SDL para ajudar na empreitada:
http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=valve_linux_sdl&num=1
No final desse artigo o autor lista (nada oficial, ele sabe por ter bons contatos com a Valve) os desenvolvedores ligados a essa iniciativa da Valve.
É de respeito o time e faz suspeitar que a iniciativa pode ir além mesmo do cliente Steam.
Um efeito colateral que acho bem provável é a própria Valve criar ou ajudar a otimizar os drivers OpenGL.
The end is coming, I can see it in the clouds…
Ok, eu uso Ubuntu e baseados, mas e para as demais distros?!
Prevejo um projeto abandonado ao perceberem que o público não é aquilo que esperavam ser.
Carlos Felipe
“Ok, eu uso Ubuntu e baseados, mas e para as demais distros?!”
Conforme diz no artigo, não vai se restringir ao Ubuntu, escolheram uma para focar o desenvolvimento.
Além disso, certamente mesmo sem suporte oficial, vai ter gente empacotando para a distro que quiser.
E a vantagem de Software Livre se faz perceber de novo na última alternativa:
Se nada mais funcionar, instala uma partição ubuntu dedicada pra jogar. Nem precisa muito espaço, só pro SO mesmo. O Jogo fica numa partição compartilhada por outras distros.
Quem tem boa vontade soluciona senão tudo, muito mais.
Felipe Amorim, será que essa software house está mesma interessada exclusivamente no público do linux? Gostamos de linux e sabemos muito bem que somos apenas uma pequena percentagem em desktops, por isso eu duvido que o interesse dessa software house esteja ligada exclusivamente aos desktops linux, penso que tem mais coisa por trás de tudo isso…
Maximiliano, que tal um console baseado não mais em mídias físicas mas sim em uma loja de aplicativos(Steam)?
@renato, sério? O e17 sai? Ou já saiu? Na lista de coisas para acontecer antes de o mundo acabar não tinha marcado essa tarefa como concluída.
Corinthians Campeão da Libertadores
Steam para Linux
Enligthment 17
Descoberta do Bóson de Higgs — Não 100%
Só falta acontecer uma fuga em massa das plataformas comerciais(Dó# e Java, por exemplo) para as plataformas boas(Python, C++, Ruby, D)
Tenho a versão para Windows. Será que vou ter que comprar para Linux também? Se for o caso, compro com o maior prazer. Será um número a mais nas estatísticas :)
Valeu.
Willian
“Tenho a versão para Windows. Será que vou ter que comprar para Linux também?”
Conforme vi comentarem… Com Mac e Windows(Que uns chamam de pc), não precisa. Comprou numa plataforma, pode jogar nas duas.
—
Promoção de lançamento tinha de ser Half Life 3(ou 2Ep3) lançado para Linux dois dias antes das outras plataformas. Para fazer um bom stress test :D.
Ok…. me convenceram a usar Ubuntu…. pelo menos em Dual-Boot :D
espero que o steam seja bem recebido pelos usuarios do linux, caso contrario é o enterro de vez nos desktops.
atualmente só existem jogos indies para linux, e todos ruins. houveram ports de bons jogos para linux, porém não houve interesse dos usuários e os ports morreram!
os jogos livres são medianos. se eu tivesse dinheiro e conhecimento para investir iria fazer um fork dos principais games livres, adicionaria novas funcionalidades como a possibilidade de comprar itens, devolveria o codigo à comunidade e montaria os servidores. o dinheiro viria de jogadores que comprariam novos itens, assim como no point blank. a diferença é que o jogo já está pronto, bastam algumas modificações.
o codigo continuaria aberto, mas os usuarios irão pagar por benefícios.
o wine, parece ser um quebra-galho, mas a verdade é que ele faz os desenvolvedores nāo se interessarem em portar games e aplicativos, face uma grande quantidade de programas rodarem sem dificuldades. porque vou me esforçar a portar meu software quando alguem ja se preocupou em faze-lo rodar em outra plataforma?
E o GNU Hurd?
Rodrigo
“houveram ports de bons jogos para linux, porém não houve interesse dos usuários e os ports morreram!”
Referências? Dos jogos e principalmente dessa tal falta de interesse e que isso que fez os tais ports morrerem.
“porque vou me esforçar a portar meu software quando alguem ja se preocupou em faze-lo rodar em outra plataforma?”
O port do Steam deve ajudar nisso. Não é somente ajudar a baixar. Vai ter uma plataforma de referência unificada.
E o povo desse time deve estar gerando documentação para ajudar quem precisar.
“Se nada mais funcionar, instala uma partição ubuntu dedicada pra jogar. Nem precisa muito espaço, só pro SO mesmo. O Jogo fica numa partição compartilhada por outras distros.”
Se for pra fazer dual-boot, colocaria o Windows mesmo…
É só não pedirem libs com nomes malucos no cliente steam (no google-chrome até certo tempo, alguns tinham que usar sed no binário) e lançar em um tar.gz que já resolve para outras distros…
@Weber Jr. a Loki Games, no início da década passada trabalhou no port de diversos titulos famosos para o linux, como cold war e shogo. Mas a maior parte dos titulos dificilmente são encontrados hoje em dia e, quando são, o preço está lá em cima, acima dos 50 dólares. Ou seja, improvavel que a alguém compre.
Hoje o mundo está mudado e o sucesso de plataformas baseadas no linux (maemo,android, etc.) mostra que é viavel o desenvolvimento compativel com o pinguim.
Só os últimos humble bundles lançaram dezenas de jogos de qualidade para o linux em poucos meses.
Isso é fantástico. Tenho jogos na Steam e espero que sejam portados para o Linux. Fazem uns três anos que eu comecei a usar Linux, e notei que o Linux é valente para rodar jogos “pesados”. Na época eu jogava Doom 3 com um pouco de dificuldade no Windows, pois meu hardware não era aquelas coisas… Enfim, instalei no Ubuntu 09.04 e foi bala, o mesmo aconteceu com Quake 4. O Linux oferece um desempenho fantástico. Creio que com isto, a comunidade gamer “hardcore” migre para os Linux da vida para usufruir deste desempenho.
Bei, copiei errado e colei a página inteira quase. Desculpe, Augusto.
O comentário mesmo era pra ir só até essa frase:
“Já o Maemo é o contrário: Nokia deixou na gaveta o sistema que criou antes do Ios.”
Agora que os PCs estão perdendo espaço para as plataformas Móveis a VALVE pretende desembarcar no LINUX. Já vem tarde.
Po ta parecendo agora 2012 o fim do mundo. Steam ,ea , limbo….
Nem parece que estou acordado…