Usuários relatam nova falha de segurança em aparelhos Samsung com Android
A natureza da falha é bem simples de descrever, e merece atenção especial dos usuários dos dispositivos afetados: segundo o LWN, a Samsung resolveu inserir um recurso especial no kernel deles: um dispositivo chamado /dev/exynos-mem, com permissão de escrita para qualquer usuário ou app, que dá acesso a toda a memória física do aparelho, permitindo assim que se modifique programas em execução, dados privilegiados e mais.
Via info.abril.com.br:
Usuários do fórum XDA Developers descobriram uma falha na segurança que atinge os donos de smartphones da Samsung, como Galaxy S II, Galaxy S III, Galaxy Note e Note 2.
Segundo o site Gizmodo, a vulnerabilidade possui relação com o processador Exynos, que embarca os aparelhos atingidos. Os usuários Alephzain e Chainfire conseguiram fazer root nos aparelhos sem precisar de permissões.
Além disso, com a falha descoberta, seria possível inserir aplicativos maliciosos para ter acesso à memória física do aparelho, permitindo ainda roubar ou excluir dados.
Vale lembrar que o Galaxy Nexus – vendido como Galaxy X no Brasil – não corre risco, pois não usa o processador da Samsung. O Nexus 10 também está seguro, por contar com o Exynos 5, sucessor da série 4.
Os usuários do fórum apresentaram o problema a Samsung, que ainda não se manifestou sobre o caso. A lista de aparelhos vulneráveis inclui o Samsung Galaxy S2 GT-I9100, Samsung Galaxy S3 GT-I9300, Samsung Galaxy Note GT-N7000, Samsung Galaxy Note 2 GT-N7100, Samsung Galaxy Tab Plus GT-P6210.
#DroidRage
Nova implementação de shm da samsung… oh noooo
HAH!
Parabéns! Falha em nível de hardware é um novo baixo para o Android.
@Spif só um pouco, kernel é software e não hardware, mas ele é o software que fazer a interface com o hardware, mas concordo que a SS pisou na bola novamente.
Falhas de hardware não tem como serem corrigidas sem a troca do hardware já falhas de software, mesmo sendo o kernel, pode ser corrigida com atualização do mesmo.
Quem tem Galaxy S II ou III deve levar seriamente em consideração trocar o SO pelos distribuídos pela Cyanogen, eu recomendo.
“já falhas de software, mesmo sendo o kernel, pode ser corrigida com atualização do mesmo.”
Atualização? Oh, wait…
Depois me perguntam porque uso iPhone… Será que é porque quero paz?
Fico imaginando o queijo suíço que são esses aparelhos Android que estão nas mãos dos usuários desde as versões 2.x sem nenhum tipo de Update…
Pobres usuários…
ainda bem que o meu celular é o mais simples possível.
parabens @Beto pelo seu IPhone mas obrigado eu prefiro meu Motorola Defy com CM10.1