Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Unity 5.4 chega para o Ubuntu 12.04

Enviado por Tiago Hillebrandt (tiagohillebrandtΘubuntu·com):

“Com o lançamento do Unity 5.4, o Ubuntu 12.04 chegou a um alto patamar em termos de design e interação. Ao mesmo tempo que surgem questionamentos quanto a natureza LTS do Precise Pangolin, as mudanças (incluindo o novo heads-up display ativado por default, os ícones do lançador assumindo as cores do plano de fundo do ambiente e os botões de maximizar, minimizar e fechar redesenhados) inspiram confiança e mostram que vieram para ficar.” [referência: ubuntubrsc.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2012-02-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Tiago (usuário não registrado) em 21/02/2012 às 12:47 pm

    Depois eu testo e mando para cá um texto sobre o Unity.
    De cara já vi que a Canonical está insistindo nos botões do lado esquerdo.

    Bom, eu quero fazer um texto confrontando o Unity com conceitos de interface, e não com gostos pessoais.

    Tiago Hillebrandt (usuário não registrado) em 21/02/2012 às 12:51 pm

    Olá @Tiago,

    Ao meu ver, os botões no lado esquerdo fazem mais do que sentido, ainda mais após o lançamento do Unity. Afinal, geralmente quando a pessoa fecha um aplicativo ela vai abrir outro em seguida, portanto nada mais acessível do que o botão do painel no lançador, que permite acessar aplicativos e arquivos, estar logo abaixo das opções da janela.

    Abraços

    Andre (usuário não registrado) em 21/02/2012 às 12:55 pm

    MacOSX continua sendo a fonte primária de inspiração da Canonical.

    rafael (usuário não registrado) em 21/02/2012 às 1:29 pm

    Ainda bem ja imaginou sendo o windows com todas aquelas falhas, ao meu ver o macOSX é melhor que o windows.

    Nyappy! (usuário não registrado) em 21/02/2012 às 1:37 pm

    Minha grande crítica ao Unity era a falta de personalização e meio pesado, mas ele agora está surpreendentemente bem mais rápido e personalizavel, mesmo que não tenha chegado no nível desejado.

    Estou até que um pouco ansioso para migrar pro 12.04, quem diria. :>

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 21/02/2012 às 3:27 pm

    Eu já escrevi um texto sobre a antiga interface do Ubuntu. Congestionada e de baixa ergonomia. Foi pedra pra todo lado! Agora, veio o Unity, que melhorou muito a usabilidade, e o pessoal apedrejou. Acho que essa versão será a redenção do Unity!

    rogerio (usuário não registrado) em 21/02/2012 às 4:17 pm

    Cada dia melhor o Unity, uso desde a versa beta do 11.04, nada a reclamar.
    Quem reclama dos botões do lado esquerdo não deve ser usuário do Unity, basta lembrar que o painel de ferramentas da aplicação é integrado com o painel do so, e do lado direito ja tem os menus do So e area de notificações, imagine isso de lado invertido com dash do lado esquerdo o trabalho que ia ser! Talves se vc leavar o dash para a direita também possa ser interessante.

    @Tiago
    Estamos aguardando seu texto então,

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 21/02/2012 às 7:45 pm

    Eu tô usando o ubuntu 11.10 num netbook e com unity e não tenho muito o que reclamar. Está funcionando muito bem. Para telas pequenas o visual do Ubuntu está melhor que de distros com KDE e Windows 7.

    Lógico que eu dei uma modificada no unity, principalmente no tamanho dos ícones (reduzi ao mínimo), removi o efeito blur do dash (que definitivamente n]ão roda num netbook) e mudei várias teclas de atalho, pois uso a tecla “Super” para outras coisas.

    Minha única reclamação por agora é que a parte do dash que abre quando vc aciona as teclas alt+f2 (o executar) não é a mesma que a quando vc aciona o dash pelo menu, tendo um sistema de autocomplete extremamente ineficiente. Ao meu ver alt+f2 deveria abrir o dash e ponto.

    Ah sim, aqui no meu net (prcessador atom) o dash demora alguns milissegundos a mais para abrir, muito mais mais do que 50ms ou 150ms.

    No mais, me acostumei com os botçoes da janela “às esquerda”. Eu já uso esta configuração há anos em todos os sistemas que uso com frequencia, seja com KDE, xfce ou GNOME. Acho muito mais prático, por alguma razão.

    Ah sim, mas o Unity ainda tem muito o que copiar do gnome-shell, que em vários critérios está muito melhor servido.

    Tiago (usuário não registrado) em 21/02/2012 às 11:11 pm

    O problema dos botōes do lado esquerdo não é o fato deles estarem do lado esquerdo, mas sim que para estarem do lado esquerdo, eles precisam sobrepor o menu ( acho que era isso que eu achei estranho). Funciona assim, a interface deve ser regular, não pode gerar dúvidas, não pode ocultar informação e não pode ser ambígua. Assim, nada contra os botões estarem do lado esquerdo, mas eles nunca devem desaparecer ou esconder outros itens da interface. No Mac, por exemplo, os botões estão na barra de título, que esta abaixo da barra de menus, e nunca há sobreposição de informações.

    É esse tipo de análise que eu estou querendo fazer. É um exercício muito bom e vai me ajudar muito no estudo de interface com o usuário.

    Wilson (usuário não registrado) em 22/02/2012 às 3:53 am

    Depois dessa demonstração de integração do Unity com o Android, acho que a Canonical está querendo galgar novos horizontes. Vejam:
    http://www.youtube.com/watch?v=gUXUjjg9qQ0
    http://www.hardware.com.br/noticias/2012-02/ubuntu-android-2.html
    Página do projeto: http://www.ubuntu.com/devices/android

    Belverde (usuário não registrado) em 22/02/2012 às 10:04 am

    “chegou a um alto patamar em termos de design e interação” Quando ? Onde ?? Alguém viu ???

    Até entendo que a Canonical está procurando identidade própria mas uma afirmação destas é forçar a barra. Como já disseram aqui o unity é mais ou menos o que o Windowmaker era a uma década a trás, sendo que ele era muito mais leve.

    Belverde

    Marcos (usuário não registrado) em 22/02/2012 às 10:23 am

    @Belverde, essa é sua opinião, que difere muito da opinião da maioria dos usuários de Ubuntu.

    Não confunda opinião com fatos.

    Fernando (usuário não registrado) em 22/02/2012 às 10:43 am

    Unity está para Ubuntu assim como Aqua está para Mac OS X.

    A Canonical adaptou muitos dos conceitos empregados ao Mac OS X, não que isso seja ruim.

    André Moraes (usuário não registrado) em 22/02/2012 às 11:17 am

    A grande vantagem do Unity, como o próprio Shuttleworth disse, é poder ter uma interface semelhante e útil em diversos dispositivos que sejam baseados em Ubuntu (Desktop, Ubuntu TV, quem sabe um Ubuntu Tablet).

    A única reclamação que tenho é a versã Unity2D escrita em Qt. A busca por texto é muito ruim e como não existe um painel com todas as aplicações instaladas as vezes fica difícil iniciar um processo. Nada que o GnomeDo não resolva.

    Sandro (usuário não registrado) em 22/02/2012 às 11:22 am

    Estou usando o Unity desde que foi adotado no Ubuntu e estou achando ótimo. Atende perfeitamente às minhas necessidades, é discreto e fica perfeito em meu notebook. Fico feliz que essa interface esteja evoluindo.
    Só acho estranho alguns ficarem criticando tanto, sendo que é tão fácil alterar a interface, via synaptic, ou, adotar outra distribuição. Existem inúmeras com KDE, Gnome, etc…
    Vai a dica: http://www.distrowatch.com

    Belverde (usuário não registrado) em 22/02/2012 às 6:25 pm

    @Marcos,

    Não é opinião, é fato. Eu testei a usabilidade e aceitação do unity com um grupo de cerca de 40 usuários (que representam 10% dos usuários da instituição em questão), pode ser um caso específico, mas *nenhum* deles optou pelo Unity. Tinha KDE, gnome e qvwm, todos instalados a partir do mesmo repositório do Ubuntu 11.10 que é a versão estável mais atual.

    O unity não é instintivo, nem amigável e ainda é mais pesado que os outros. Pode evoluir ? Pode. Ou não. Não adianta a Canonical querer transforma o desktop em tablet ou vice-versa. Para usuários finais pode ser divertido mas para corporações não é nem um pouco.

    A tendência neste cliente é voltarmos para o Debian pois além desta mudanças insólitas no desktop o Ubuntu começou a deixar a desejar em outros quesitos e tenho a impressão que não é apenas neste cliente que isso vai ocorrer.

    Vida que segue…

    Lucas (usuário não registrado) em 23/02/2012 às 8:31 am

    @Belverde
    Acho que a primeira opinião sobre as coisas nem sempre é a definitiva, conhecer várias interfaces e escolher uma é algo fácil, mas o correto é utilizar por um ou dois meses a escolhida e depois avaliar se deve ou não continuar com ela.

    cafecraft (usuário não registrado) em 23/02/2012 às 11:01 am

    Unity foi uma escolha certa da Canonical está cada vez mais agradavel…

Este post é antigo (2012-02-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.