Ubuntu Gnome Remix 13.04 remove o Packagekit do Gnome em prol da Central de Programas do Ubuntu
A versão inaugural 12.10 do Ubuntu GNOME Remix veio com o PackageKit do projeto GNOME, mas no desenvolvimento da futura versão 13.04 ele já foi cortado das opções default, e substituído pelo gerenciador de atualizações e pela central de programas do Ubuntu.
Segundo o priuncipal desenvolvedor do GNOME na Canonical, o PackageKit do GNOME no momento “desaponta”, e a Central de Programas é “um dos melhores recursos do Ubuntu”. Mageia e openSUSE também substituem o gerenciador de pacotes em suas configurações com GNOME. (via webupd8.org – “Ubuntu GNOME Remix 13.04 Replaces GNOME Packagekit With Ubuntu Software Center ~ Web Upd8: Ubuntu / Linux blog”)
Prevejo o fim do Ubuntu Gnome Remix, já que os desenvolvedores não poderão adotar nele a versão 3.8 (por ela não vir com o Fallback Mode, que é a base do Unity, fazendo com que o Ubuntu tenha que manter o GNOME 3.6, e, por tabela, o UGR também terá.
Grandes mudanças estão vindo para o PackageKit, assim como para todo o GNOME [OS].
delete
@Ian Brunelli
Vai continuar normalmente e acredito que com a versão 3.8, eles pretendem criar uma versão que venha o PPA oficial do Gnome habilitado por padrão. Isso não vai afetar em nada o Ubuntu, já que são duas distribuições diferentes.
A Canonical estará sempre refém do pessoal do Gnome/Red Hat até não partirem pra criação de seu próprio desktop environment.
Gnome é muito mais “de bon goût”