Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


“Ubuntu for Android” também quer transformar seu futuro celular em desktop

Via @melissawm chegou a notícia do Ubuntu for Android, conceito da Canonical que pretende aproveitar o desempenho dos smartphones do futuro próximo permitindo que eles rodem o Android enquanto estão no seu bolso ou na sua mão, e o desktop Ubuntu (incluindo acesso aos recursos do telefone) quando estão na sua mesa, conectados a um monitor, teclado e mouse . É levar o PC do trabalho sempre com você, em uma maneira diferente (mas próxima à de outros produtos hoje existentes) de encarar a ideia de um mundo pós-PC.

A página do Ubuntu for Android oferece a ideia a quem está planejando lançar aparelhos multi-core com Android. O OMGUbuntu tem um vídeo demonstrando. Aguardemos anúncios de quando os contatos dos fabricantes com a Canonical frutificarem! (via lwn.net – “Ubuntu for Android [LWN.net]”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-02-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Glauco (usuário não registrado) em 22/02/2012 às 10:31 am

    Seria muito legal se ao conectar o smarphone em um monitor, a tela do smartphone se transformasse em um touchpad, assim precisaríamos apenas de um teclado adicional.

    Luiz (usuário não registrado) em 22/02/2012 às 10:44 am

    Atrix? Cadê você?

    Frederico Araujo Mendes (usuário não registrado) em 22/02/2012 às 10:49 am

    Está na hora da Canonical apostar na sua própria ideia e vender de forma independente seus smartphones. A Apple já faz isso, pois ela diferentemente da Sansung não fabrica. Basta a Canonical fazer uma encomenda para a Foxconn por exemplo, ou outra. Acho que a ideia de oferecer aos fabricantes é boa, mais já passou da hora da Canonical vender hardware. Eles poderiam fazer uma encomenda de 100.000 smartphones com marca Ubuntu e vender, tenho certeza que seria um grande sucesso, pois nem o Iphone teria essa versatilidade do Ubuntu Android. As reações foram muito boas. Só falta Mark abrir a carteira e fazer o pedido.

    Andre (usuário não registrado) em 22/02/2012 às 11:33 am

    2012 é o ano do Linux.

    Edd (usuário não registrado) em 22/02/2012 às 11:46 am

    Muito boa essa iniciativa. Se funcionar legal, aí sim terei um bom motivo pra comprar um smartphone potente.

    Manoel Pinho (usuário não registrado) em 22/02/2012 às 12:05 pm

    Melhor a Canonical correr então, porque há rumores de que o Android 5.0 poderia contar com um modo desktop

    http://blogs.forumpcs.com.br/noticias/2012/02/21/android-5-0-jelly-bean-poderia-contar-com-um-modo-desktop-e-nao-com-dual-boot/

    Na minha opinião, essa tendência dos sistemas operacionais feitos para serem usados como sistemas de uso geral e em PCs de imitar os sistemas operacionais de smartphones e tablets é um grande erro.

    Talvez o PC de hoje, um computador pessoal de uso geral e programável, seja complexo demais e desnecessário para a maioria das pessoas leigas. Nesse caso, os tablets e dispositivos similares sejam o suficiente para elas. Mas eles esquecem que também há um grande número de pessoas que precisam e sabem usar computadores e que não querem que o sistema seja emburrecido, limitado e que sua flexibilidade seja tolhida. Se isso acontecer, o bom é que o linux e outros sistemas operacionais livres acabarão sendo o refúgio desta minoria ignorada pelas empresas.

    Marcelo (usuário não registrado) em 22/02/2012 às 12:14 pm

    O que a gente vê atualmente do Ubuntu, é que na verdade ele quer transformar o seu Desktop num Celular.

    lapis (usuário não registrado) em 22/02/2012 às 12:17 pm

    Manoel

    Não acho o PC burro e complexo.Ele é mais fácil do que nunca ,seja windows.linux ou mac.

    Toda esta tendencia na minha opinião é algo forçado.E quando quebrar a “placa de video” do seu mobile pc ? O que vai fazer ?

    E outra que a área mobile é mais restrita que a area doméstica.Lá bloqueios e uso de DRM são muito praticados.E empresas gostam disto infelizmente.Tanto que alguns falam que a loja da apple dá mais dinheiro.Sim da mais dinheiro pois tudo voce tem que comprar.Inclusive coisas triviais.Por isso dá” muito dinheiro.”

    A distribuição Ubuntu está longe de ser uma das minhas primeiras opções, mas acho que o sucesso deste projeto teria resultados muito felizes para o ecosistema do software livre, em geral, e do Linux, em particular.

    Penso que eu até gostaria de usar um sistema destes. Não tenho nenhuma dificuldade para “sincronizar” meu tablet Android com minhas estações Linux, mas a possibilidade de ter um “lugar” único, ao mesmo tempo, na minha rede e fora dela (na rede móvel) é, com certeza, um dos meus sonhos de consumo.

    Tiago (usuário não registrado) em 22/02/2012 às 1:14 pm

    Eu não sei não. Software sempre quer mais hardware, e não sei se os smartphones terão desempenho suficiente para substituir um pc (pc = pc || notebook || ultrabook). Acontece que, sempre existirá a necessidade de espaço e energia. Isso pc pode oferecer, já smartphones não. Para diminuir o espaço, precisa sacrificar outras coisas.
    Hoje os smartphones possuem mais poder de processamento que um computador de 10 anos. Mas não é páreo para um computador atual. E contra computadores atuais que temos que comparar, porque pc de 10 anos não são mais padrões hoje em dia. E quando os smartphones tiverem o desempenho que um i7 com turbo booster e 8 threads, os processadores serão absurdamente mais potentes.

    Por isso é que eu fico na dúvida. Afinal, da mesma foram que um Office atual não roda um pentium 3, o Office de 10 a frente não rodará nos nossos poderosos i7, e muito menos nos smartphones.

    Bremm (usuário não registrado) em 22/02/2012 às 2:26 pm

    Hoje já é possível interagir “parcialmente” com o telefone usando o PAW Server ou o AirDroid. Mas se a Canonical fizer algo assim (e rápido), sou capaz de instalar no meu xing-ling (MTK6573).

    Clésio Luiz (usuário não registrado) em 22/02/2012 às 2:56 pm

    @Frederico Araujo Mendes

    Eu goste da sua ideia. A Canonical poderia comprar algum projeto razoável (leia-se de boa qualidade construtiva) de um fabricante chinês e vendê-lo com a marca Ubuntu. Eles poderiam vendê-lo online e se houvesse demanda, começariam as parcerias para o povão comprar, já que com certeza as primeiras unidades iriam para os geeks que gostam de tecnologia.

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 22/02/2012 às 7:43 pm

    Desconfio que a Canonical esteja utilizando o OpenVZ para isso.

    Se ela conseguir lançar antes que a Microsoft faça algo semelhante (visto que o Windows 8 e o Windows Phone 8 possuirão o mesmo kernel), o Ubuntu terá uma chance e tanto para aumentar sua base de usuários.

    Doug (usuário não registrado) em 22/02/2012 às 9:29 pm

    Frederico,

    acho que a questão é melhorar o marketing, fazendo a marca Ubuntu mais forte para os que não são do ramo de TI ou que leem algo… Se você perguntar a maioria das pessoas, elas não saberão dizer o que é a marca.. e mesmo se souber, dificilmente saberão algum produto relacionado… Nisso meus amigos, a Apple é mestre… “O SO mais avançado do mundo agora conta com a sensacional funcionalidade de aplicativos em modo fullscreen!!!!!”…

    Doug (usuário não registrado) em 22/02/2012 às 9:36 pm

    Ah.. leiam as espeficicações.. parece interessante:

    http://www.ubuntu.com/devices/android/features-and-specs

    Eduardo Siemann (usuário não registrado) em 23/02/2012 às 10:21 am

    Tem um vídeo, é Ubuntu Desktop + Ubuntu TV + Integrado ao Android

    Ficou mto bom, n vejo a hora de usar um desses :D

    http://diariodoandroid.com.br/sistemas-operacionais-moveis/android/video-hands-on-do-sistema-operacional-ubuntu-para-android/17350/

    cafecraft (usuário não registrado) em 23/02/2012 às 10:34 am

    para mim é excepcional você querer transformar seu tablet ou smartphone em uma central de mídia com UbuntuTV e Ubuntu Desktop. Estou louco para instalar esse recurso…

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 23/02/2012 às 11:17 am

    todo ano é o ano do linux né? A idéia é genial, é uma questão de tempo pra ser adotada em massa!

    Porfírio (usuário não registrado) em 23/02/2012 às 11:23 am

    Acredito que o futuro dirá que essa foi a jogada de mestre da Canonical.

    Embora a mesmíssima coisa já tenha sido tentada (sem muito sucesso) pela Motorola, a primeira tentativa se baseou em um único modelo de uma única fabricante e em um acessório caro e de baixa disponibilidade no mercado. Não é o tipo de coisa que vai pra frente se tocado por uma fabricante de hardware.

    Mas por uma empresa de software, é outra história: o Ubuntu para Android poderá ser instalado em qualquer aparelho Android e ser usado com qualquer conjunto de monitor HDMI, teclado e mouse USB. É combinar uma distribuição Linux com experiência em Desktop com a mais desenvolvida distro Mobile.

    Com essa estratégia, a Canonical vai conquistar uma quantidade enorme de novos clientes e subir o seu marketshare sem concorrer com o “bicho papão” Google, que também vai sair beneficiado (com o aumento do tempo em que os usuários ficam conectados aos seus serviços).

    De quebra, ela ganha o potencial de neutralizar a “rasteira de anão” aplicada pela Microsoft naquela questão dos bootloaders travados para estações de trabalho e notebooks vendidos com Windows. Com a onde de tablets Android com CPUs de alta capacidade que está vindo por aí (Tegra3 e Exynos, principalmente), passam a ser uma solução atraente para rodar Ubuntu como estações de trabalho e portáteis, e não são afetados pela “solução” da Microsoft.

    Em relação ao Jelly Beans vai se tornar apenas uma questão de preferências de usuário. Quem gostar do Android 5.0 sozinho vai usar assim. Quem gostar de Ubuntu vai usar a distro normalmente, pq se o Ubuntu roda no ICS também irá rodar no Jelly.

    Ubuntu integrado com smartphones, tablets, TV, Google@Home… Só a Apple tem possibilidade de concorrer com isso (e, como sempre, se limitando ao mundinho dela): os pregos no caixão de uma certa empresa concorrente do Linux estão sendo colocados um a um.

    Porfírio (usuário não registrado) em 23/02/2012 às 11:53 am

    Em tempo: vai ficar melhor ainda se ou quando for possível substituir HDMI por NFC e USB por bluetooth… :)

Este post é antigo (2012-02-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.