Ubuntu considerando um remix oficial com GNOME Shell
Segundo o relato do Phoronix sobre os debates a respeito ocorridos em evento da Canonical na semana passada, a possibilidade de um remix trazendo os pacotes mais recentes do GNOME (e não apenas as versões deles compatíveis com o Unity) e o GNOME Shell como ambiente default está sendo considerada e até o conjunto de aplicativos que seriam seus defaults chegou a ser mencionado. Considera-se que há demanda por parte dos usuários, o que me parece correto de acordo com o que tenho observado.
Enviado por Lex Aleksandre (debianmaniacoΘgmail·com):
Esta versão Ubuntu baseada em Gnome Shell ainda não possui nome. Mas alguns nomes foram sugeridos como GNObuntu, GNOME OS, Ubuntu GNOME, o GNOME do Ubuntu, UbuGNOME etc, mas não há decisão final ainda. Gubuntu não pode ser usado porquê a Google já tem sua distro baseada no Ubuntu e que se chama Goobuntu. Mais informação você encontra no link a seguir.” [referência: summit.ubuntu.com]
Aqui sempre após a instalação do Ubuntu nas máquinas é condição sine qua non a instalação do GNOME. Muito ruím esse tal de Unity mas o 12.04 está sensacional !!!
Depois de problemas com ouso de dois monitores na Unity, mudei pro Gnome Shell e sou um usuário feliz ;-)
Prefiro o Unity, mas eu acho pertinente que a Canonical ofereça alternativas.
A aposta deveria ser KDE.
Desde há muito tempo KDE é superior.
Apesar disso só fiz a mudança há uns 3 meses.
desconsideram o KDE como spin oficial e agora querem voltar pro duvidoso gnome-shel?
FOCO canonical.. tenha FOCO!
Péssima decisão. A Canonical deve ter foco e seguir uma linha. Se a interface com o usuário é o Unity, que seja o Unity e deixe o Gnome para instalação opcional.
Uma empresa deve perseguir a perfeição dos seus produtos. Quando há fragmentação, há divisão de energia. com menos energia, menos qualidade. E ainda abre espaço para discussões.
A Canonical tem que melhorar o Unity, corrigir os erros conceituais de interface e bater o pé: ubuntu é Unity!
Empresas que se guia ao sabor do mercado não inova! Vira uma Sony da vida!
@Tiago: http://www.gizmodo.com.br/conteudo/tela-do-proximo-iphone-tera-pelo-menos-4-polegadas-diz-wall-street-journal/
@Tiago
Realmente, vendo por esse lado você tem razão.
Boa! Agora só falta o Gnome reconhecer que errou com o Gnome 3 ao tentar resolver problemas que não existiam.
@Tiago:
Nem todas as empresas se interessam por qualidade, mas quase todas elas são ávidas por dinheiro ;)
De qualquer forma fico feliz pela decisão, visto que o Unity precisa de uma versão “patcheada” da biblioteca Gtk+ para funcionar corretamente, dificultando a vida de quem quer utilizar o Gnome 3 em seu estado puro no Ubuntu.
Cara, a grosso e não testado modo, esse remix eu acho que faço em casa…
Qual é o caso aqui, gente? Por quanto tempo vamos ouvir mimimi reclamando do Unity?
Simplesmente desinstala e instala o que vc quiser, pombas!!!!!!!!!!!!!!!!
Canonical, por que suportar duas distros em lugar de uma? Bota um “ícone mágico” (gostou Morimoto?) chamado “Gnome Shell, se vc preferir” e pronto…
Quanto barulho por nada!!!!!!!!!!!!!!!
A visão de alguns aqui é um pouco diferente da realidade pratica… Eu penso que será uma decisão correta da Canonical disponibilizar uma versão oficial com Gnome 3, alias, o Fedora é uma aprova viva de como manter varios ambientes oficialmente pode dar certo, acho bobagem esse papo de focar num unico produto, isso seria a decisão correta para uma empresa que vai vender o produto, o que não é o caso da Canonical, é?
Independente de tudo isso, na minha opinião isso não vai mudar os seguintes fatos:
Melhor KDE: Arch Linux e Mandriva 2011
Melhor Gnome 3: Fedora e Arch Linux
Quem usa e conhece, sabe do que eu estou falando…
Para se estar na vanguarda,é preciso ter coragem. E a canonical amarelou!
@Fernando
Sou um usuário Slackware/KDE migrando para o Fedora, estou com o KDE desde a 2.x, estou usando o fedora com Gnome 3 e devo admitir q realmente ele casou com o Fedora, muito bom e estável. o KDE do Fedora também roda legal.
Seria muito mais coerente ter uma alternativa com KDE, já que a Canonical optou pelo Unity em vez da Gnome Shell.
@ubuntuholic a Apple não divulga configurações de novos produtos e – graças a Deus – não escutas esses “especialistas”. Qualquer coisa que for dito sobre um produto não lançado da Apple é o mais puro exercício de futurologia e não merece crédito.
Quando se conhece a Apple e sabe como ela funciona e sua filosofia, não perde tempo com esses “analistas”! Seja ele quem for!
Não há incoerência na Canonical lançar um remix com gnome-shell. O unity depende do gnome para existir e praticamente todos os aplicativos dele são em gtk.
A Canonical não deve querer se afastar demais dos desenvolvedores do gnome e correr o risco de ter mais e mais incompatibilidades e menor apoio da comunidade.
Porque mesmo que ela tem o Unity? Liberdade e etc?
Pessoal, não confundam Ubuntu com a Canonical. Durante o UDS foi discutido se há a demanda para uma versão do Ubuntu com Gnome Shell ao invés de Unity. Só. Se este vier a existir será uma distro comunitária como Lubuntu, Xubuntu, Kubuntu. A Canonical pode reconhece-la como um remix oficial mas é só.
Eu prefiro o Gnome 3, tive uma experiência com o Unity e não gostei
O Unity é melhor em algumas coisas e pior em outras em relação ao gnome-shell.
Eu gosto do Unity: o menu-global, o search (incluindo o controle de privacidade) e algumas ferramentas que de fato são melhores que o gnome-shell como o gerenciador de impressoras, infelizmente o que torna o unity inutilizável para mim é a aberração de janelas popup quando se trabalha com 2 monitores, nisso o gnome-shell tá imbátivel.
Eu acho que ficaria muito bom um gnome-shell com menu-global e aquele search arrojado que mostra até as mensagens de email que enviei. Se houvesse esse mix (e não remix) eu ficaria muito feliz.
O que penso é o seguinte: eles vão testar e estudar o gnome-shell para ver se encaixam no escopo atual que eles possuem, caso sim eles irão fazer aquela remixada que fez outrora com o gnome e vão passar a usar o gnome-shell no lugar do unity pelo fato de ter mais grupos trabalhando em cima de um mesmo ambiente.
Acredito que vão trasferir uma série de recursos para o gnome-shell e passar a usar o gnome-shell no lugar do Unity e todos continuaram felizes.
Dar trabalho homologar aquilo que é alienigena ao desenvolvimento.