Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ubuntu 12.10 Alpha 1

Enviado por Rafael Neri (rafepelΘgmail·com):

“Enquanto alguns estão ajustando o Ubuntu 12.04, a Canonical trabalha arduamente na nova versão, o Ubuntu 12.10 Quantal Quetzal, que está em alpha e foi liberado recentemente.

Há poucas novidades e por se tratar de uma versão alpha é aconselhado não instala-lo em ambiente de produção.

Para conhecer as novidades dessa versão, o cronograma, os links de downloads e algumas screenshots, acesse o link abaixo.” [referência: rafaelneri.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-06-12

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Só espero que no 12.10 eles não marquem bobeira como fizeram no 12.04, eu sempre elogiei o Ubuntu mas o 12.04 me envergonhou bastante (instalei ele nas minhas máquinas nesse FDS), como pode uma uma distro que tem uma interface em 3D, que está tentando trazer o Steam para o Ubuntu e lança uma versão LTS com o Xorg sem driver estável da NVidia compactível?
    Isso, na minha opinião, foi uma tremenda falha, pois todo o usuário que gosta de jogos ou tem NVidia ou tem ATI, em suma eles arrebentaram com uma bela fatia do mercado que planejam atingir. No lançamento do 12.04 nem a NVidia nem tinha driver compactível. Em Maio eles lançaram o 173.14.34 que não conseguia acessar o GLX [:/] Agora em Junho eles lançaram o 173.14.35 que já acessa o GLX mas com alguns bugs e o Flash não funciona no Firefox, Opera e Chromium, só funciona relativamente bem no Chrome, mas mesmo neste quando a página tem muita animação em Flash o Chrome fecha sozinho, sem contar que não abre o Angry Birds…
    E o Nouveau é pior ainda, o Flash com o Nouveau não funciona em nenhum navegador, jogo então nem pensar…
    Espero que eles sejam mais conservadores com o Flash no 12.10, afinal se o usuário quiser uma distro somente com os programas mais rescentes ele migrará para o Fedora ou o Arch. Particularmente eu procuro o Ubuntu quando quero algo um pouco mais conservador e que não irá me dar dores de cabeça, que era o que eu conseguia com ele até essa versão.

    Glauco (usuário não registrado) em 12/06/2012 às 9:54 am

    Jeremias, isso é problema do Ubuntu ou da NVidia que não lança um Driver que funcione?

    Se o Ubuntu for esperar pela NVidia para atualizar algo, vai evoluir a passos de tartaruga.

    Acho que talvês eu não tenha sido claro. O que eu quiz dizer é que uma distro que está focando no usuário comum (aquele que não fica escovando informações em fóruns especializados e tals) e ainda quer oferecer um Desktop 3D com Jogos, deveria saber que os usuários NVidia fazem parte de seu publico alvo, não adianta lancar uma versão com um Xorg muito rescente pois parte do seu público alvo não conseguirá rodar nem o desktop 3d muito menos os jogos. Ainda porque o Xorg 1.10 está muito bom. Eles poderiam esperar e colocar o Xorg 1.11 no Ubuntu 12.10 pois até lá os drivers da NVidia já estarão disponíveis. Isso não é evoluir a passos de tartaruga, é ver a necessidade do público.
    Não adianta eu montar uma revenda de carros movidos a hidrogênio se meus clientes não terão onde abastecer…
    Ninguém ganha uma gerra sozinho, se eles querem que o Ubuntu seja uma plataforma de jogos, eles precisam ter um relacionamento mais próximo com a Nvidia, AMD/ATI e Intel, e quem sabe num futuro mais contato com a Creative e trazer o EAX para o Línux (seria sonhar alto demais?). Ou ao menos contribuir com o pessoal do Nouveau e fazer com que esse driver open source funcione a contento…

    E aliás o Ubuntu não era uma distro extremamente vanguardista, esse tipo de coisa se espera de um Fedora ou de um Arch…

    miranda (usuário não registrado) em 12/06/2012 às 11:37 am

    @Gluaco…

    Tem um grande equivoco na sua informação, uso uma GForce GT220 (alias, uso GF faz anos…) e atualizo o driver a cada nova versão, caso esse que não chega mais ou menos um pouco mais de 2 meses cada atualização. Estou usando o kernel 3.4.2 já com o driver atualizado (295.59) que foi atualizado umas 2 semanas depois do kernel 3.4.
    Alias, atualizou o kernel logo em seguida eles atualizam o driver também.

    Se o Ubuntu que é atualizado a cada 6 meses não consegue acompanhar esse ritmo, o problema é deles mesmo.

    miranda (usuário não registrado) em 12/06/2012 às 11:41 am

    Ops… @Glauco…sorry!!

    Só uma observação para complementar o comentário do @miranda o Driver para a GT220 é o 260, o meu comentário é sobre o driver 173.

    miranda (usuário não registrado) em 12/06/2012 às 1:07 pm

    @Jeremias…

    Na verdade eu uso sempre a ultima versão do driver que no momento é a 295.59. E como faço meu proprio “rolling release” com minha distro de uso (openSUSE, atualmente a 11.4), sempre estou atualizando o kernel e consequentemente atualizo o driver de video.

    Marcos (usuário não registrado) em 12/06/2012 às 2:50 pm

    Concordo com o Jeremias. Falta uma distro trabalhar mais próxima a esses fabricantes e ajudar a integrar mais os drivers. MS e Apple fazem isso há anos e funciona.

    @Miranda, vc está correto a última versão para sua VGA é o 295, eu me equivoquei ao digitar. Eu também sempre utilizo a última versão disponível para o driver da minha VGA pena que a última versão estavel para a minha seja o 173.14.31 que não funciona com esse Xorg, estou utilizando hoje o 173.14.35 mas ele ainda é instavel e por isso não roda corretamente sites com flash nem jogos.

    miranda (usuário não registrado) em 12/06/2012 às 3:43 pm

    @Marcos

    Isso me fez lembrar do (saudoso) Conectiva 10 que já vinha com driver Nvidia por padrão, cujo logo já aparecia no começo da instalação.

    Qual a dificuldade que existe para todas as distros terem esse procedimento como padrão? Ideologia, inviabilidade técnica, ou tem mesmo que rolar uma grana pra isso?

    Marcos (usuário não registrado) em 12/06/2012 às 4:59 pm

    @miranda, imagino que seja por ideologia e licenciamento, incluir por padrão somente drivers livres, mas não tenho certeza.

    Manoel Pinho (usuário não registrado) em 12/06/2012 às 8:33 pm

    @miranda

    O Mandriva, na versão live cd também sempre instalou os drivers proprietários de placas Nvidia e ATI sem precisar fazer nada.

    A versão Free (no sentido de liberdade, porque também é gratuita), em DVD, é que não fazia isso por questões de licença.

    O Mageia Linux faz o mesmo também.

Este post é antigo (2012-06-12) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.