Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Twitter ingressando na Linux Foundation

A lista de organizações integrantes da Linux Foundation é quase um Quem É Quem do mercado de informática, e está às vésperas de receber mais um nome de peso: o Twitter deve anunciar oficialmente sua adesão nesta semana.

Além de usuário intensivo de Linux e outras ferramentas de código aberto em seus bastidores, o Twitter também participa da comunidade, por exemplo patrocinando o Apache e abrindo o código de otimizações feitas para uso interno. (via techcrunch.com – “Twitter Joining the Linux Foundation | TechCrunch”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-08-27

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Daniel Lobo (usuário não registrado) em 27/08/2012 às 11:36 am

    Bom, parece que quase todas as gigantes da informática, tirando a Apple e a Microsoft por motivos óbvios, participam da Linux Foundation. Tenho que certeza que o Linus não imaginou isto quando criou o Linux. :)

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 27/08/2012 às 1:04 pm

    Enquanto isso no Brasil…

    As empresas diretamente ou através de suas associações são grandes criadores e distribuidores de FUD sobre Linux, Software Aberto/Livre em Geral.

    Embora, hipocritamente o usem.

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/08/2012 às 1:14 pm

    @Daniel Lobo, pois é né? :)

    (Quase) todos os players de peso no mercado tem um, ou até os dois, pés no Linux. Parece mesmo que só as “trollsofts” da vida, que possuem filosofias contrárias e por isso querem destruí-lo, ficam de fora.

    Unir para somar. Que essa continue sendo a palavra de ordem do nosso século.

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 27/08/2012 às 1:57 pm

    @Daniel Lobo, creio que seja pelo fato de a maior parte das empresas brasileiras serem usuárias de software “base”, dificilmente participam do desenvolvimento de tais softwares. A maior parte da industria de TI em terras brasilis é de softwares comerciais, destes “de caixinha”.

    Em geral as empresas no Brasil que contribuem/mantém com projetos open source são empresas jovens e menores, já que as empresas mais “tradicionais” ainda tem um certo medo e receio da ideia de código aberto.

    Mas, olhando pela lista, é engraçado ver empresas que não muito conhecidas do mundo linux desktop (nec, samsung, nec) como platium, enquanto que outras empresas, tais como red hat e google estão como membros gold e silver, respectivamente.

    Mas é muitíssimo interessante ver quantas empresas apoiam a fundação. Pena que o Linux é algo tão disperso que muitas vezes tais empresas, embora parceiras em termos de Linux Foundation, vivam em conflito (no sentido ruim da palavra) fora de tal fundação.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 27/08/2012 às 2:18 pm

    Tenchi

    “A maior parte da industria de TI em terras brasilis é de softwares comerciais, destes “de caixinha”.”

    Mesmo essas empresas, no mínimo usam internamente algum serviço feito com FOSS, SGBD ou servidor Web. Muitas usam intensamente produtos como JBoss e semelhantes.

    A maioria não contribuir é ok, faz parte, sempre se terá mais usuários que contribuidores. Mas é tremenda cara de páu dessas que usam e muito ainda fazerem campanha contra o uso de software livre.

    Renan (usuário não registrado) em 27/08/2012 às 3:06 pm

    Não que ser membro da Linux Foundation diga muito: Adobe, por exemplo, está lá dentro e trata o Linux tãããããããão bem…

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/08/2012 às 3:31 pm

    “muitas vezes tais empresas, embora parceiras em termos de Linux Foundation, vivam em conflito (no sentido ruim da palavra) fora de tal fundação.”

    Depende do tipo do conflito. Concorrência leal não é ruim e melhora a vida do consumidor e até das empresas envolvidas.

    É quando a disputa degenera em FUD, rasteira e tapetão, que os problemas começam.

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/08/2012 às 3:32 pm

    Na verdade é ela quem trata os produtos dela mal, @Renan. O Linux precisa muito pouco dos produtos da Adobe.

    Luis Knob (usuário não registrado) em 27/08/2012 às 3:38 pm

    @Porfírio, discordo… Os programas da Adobe ainda é um forte motivo para não a não adoção do Linux em áreas como design gráfico.

    Leandro Santiago (usuário não registrado) em 27/08/2012 às 7:02 pm

    @Porfírio, eu não estava falando de competição leal, mas sim de casos como Google X Oracle e a guerra de patentes.

    Aliás, o mecanismo de patentes da maneira como está implantado na maioria dos países é um dos maiores impedidores da existência da concorrência saudável e do livre mercado.

    Leandro Santiago (usuário não registrado) em 27/08/2012 às 7:04 pm

    @Weber Jr., sim, tem muita gemte que usa FLOSS… mas poucos trabalham com FLOSS. Por exemplo, criar um sistema que usa o MySQL como mecanismo de persistência/pesquisa é diferente de trabalhar no desenvolvimento do MySQL, criando drivers para outras linguagens, etc.

    Marcos (usuário não registrado) em 28/08/2012 às 8:33 am

    @Renan, a grande maioria das empresas contribuem com recursos financeiros. O dinheiro que elas gastariam portando software para uma plataforma com menos de 1% de mercado e que tem cultura de não pagar por licença de software, é muito melhor empregado se doado à Fundação Linux.

    Não se iluda de que um Photoshop pra Linux vá virar um best seller ou fazer alguém mudar de plataforma. É uma esperança que o pessoal antiga tinha, mas que está cheio de casos comprovados que é falsa.

Este post é antigo (2012-08-27) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.