TV Digital com software livre: Totvs e PUC vendem 3 milhões de licenças do Ginga
Via idgnow.uol.com.br:
A Totvs e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) informam que 3 milhões de licenças do AstroTV, implementação desenvolvida pela empresa do Ginga, o middleware de interatividade da TV digital, foram vendidas para o mercado nacional. A tecnologia Ginga-NCL, desenvolvida pela PUC-Rio, integrada à implementação da Totvs, será embarcada em televisores da LG, Sony, Panasonic, Philips e Toshiba, apontam.
(…) Segundo ele, as 3 milhões de licenças estão presentes em televisores já fabricados e disponíveis para venda.
Além da Totvs, o Laboratório TeleMídia da PUC-Rio, onde o middleware Ginga foi criado, licenciou sua implantação de referência para a Fucapi, a Mopa Embedded Systems, a EITV, a Nokia e a Lifia (da Argentina), através de licebças GPL ou comercial. A implementação de referência da PUC-Rio (que é a implementação de referência do ITU-T) serve “como base” para o desenvolvimento dos produtos dessas empresas/laboratórios.
“Cabe a cada licenciado o desenvolvimento do produto, que seja completamente conforme com as Normas ITU-T ou SBTVD. Assim, cada licenciado tem a “responsabilidade”, mas também o “mérito” de desenvolver um produto “completo” de qualidade, estritamente dentro das normas do SBTVD ou ITU-T. Essa é a razão de tantos produtos diferenciados no mercado, e das mais diferentes qualidades”, explica o professor Luiz Fernando Soares, da PUC-Rio. “A PUC não certifica esses produtos”, complementa.
Vendidas?? O uso do Ginga nao eh obrigatorio?
Ginga, brevemente em uma banquinha de algum “centro empresarial da tavola redonda” perto de voce.
Afinal, não temos gente interessada em comprar uma licenca, fazer um fork e disponibilizar “digratis” pra galera.
@henry, Acho que você não entendeu o modelo de licenciamento do Ginga. É o mesmo do MySQL. Se você aceitar os termos da GPL, não precisa pagar licença. Se não aceitar (por exemplo se achar que a GPL vai “contaminar” algum código que você não gostaria de divulgar), tem que comprar uma licença proprietária.
Se o projeto der certo, vai ser um mercado interessante.