TuxRadar divulga resultado da sua escolha da melhor distribuição Linux de 2012
Enviado por Lex Aleksandre (debianmaniacoΘgmail·com):
“Mais uma vez a TuxRadar promove uma enquete para saber qual a Melhor distro de 2012 (http://goo.gl/xzAzc) e os resultados já foram divulgados (http://goo.gl/Yf1G8). Dessa vez eles resolveram exibir os resultados da enquete de uma forma diferente, agrupando os competidores não pela popularidade de votos, mas sim pela função. As mais votadas, por fim, foram o Linux Mint 13 e a Linux Mageia 2. E a vencedora foi o Linux Mint 13. Os resultados não são de surpreender ninguém já que temos visto uma tendência de usuários experientes e descontentes com o então anteriormente popular Ubuntu, não só pelo posicionamento ideológico da Canonical mas por conta do Unity, migrarem para o Linux Mint.
Também recomendo a leitura do post The Brightest Distro Stars of 2012 do LinuxInsider que trás uma análise das principais vozes da blogosfera linuxista mundial em relação aos resultados da enquete do TuxRadar e suas próprias preferências quanto ao assunto.” [referência: tuxradar.com]
• Publicado por Augusto Campos em
2012-12-18
linux mint 13 é muito ruim, é gambiarra em cima de gambiarra, povo escolhe isso porque tem preguiça de instalar o MATE no Ubuntu e ubuntu-restricted-extras…
arch linux, melhor distribuição linux atualmente.
Uso o Lubuntu, e ta muito legal. Levinho…
“Uso o Lubuntu e tá muito legal. Levinho…” [2]
Uso o Ubuntu com XFCE, e ainda não me senti motivado suficiente para usar outra distro. Mas qualquer hora vou testar alguma diferente pra ver.
A questão de 2012 quebra…Se bem esse ano fora slack 14 e volta slax foi meio parado.Mas esta ai chance do mint brilhar como alternativa ao ubunutu e tentar se destacar como distro mais bonita do linux(sem customizações).Mas ano que vem debian 7 na cabeça.
Uso o Ubuntu 12.10 com Unity. No começo fiquei com pé atrás, desde a versão 11.10, porém, ao usar constantemente fui me familiarizando com o Unity, e hoje não consigo mais usar outra inteface. Tudo é uma questão de adaptação, as pessoas correm do Ubuntu simplesmente por causa da mudança do Gnome para Unity. Falam do pessoal do Windows que não conseguem mudar para o Linux por causa das dificuldades mas na primeira adaptação requerida ficaram todos descontentes. Para mim, usabilidade do Unity é o ponto forte, é só uma questão de adaptação.
Parabéns para a distro Ubuntu, que é base para a Mint, e parabéns para a distro Mint que está conseguindo atender com mais detalhes o interesse do usuário.
E parabéns também para a Mageia, que está também sendo muito bem avaliada em todas as comparações, e que como diz o site TuxRadar, é feita por veteranos (que antes desenvolviam a Mandriva). E na avaliação final (ver tradução automática), site TuxRadar diz:
Concordo com o Carlos Marx, o Unity é questão de adaptação somente.Comigo ocorreu o mesmo, no início achei estranho.Agora, acho-o extremamente útil e produtivo.
O Unity é bom. Com certeza não é o melhor ambiente gráfico que existe atualmente, mas acho melhor que o Gnome. O problema principal do Unity é que ele é desnecessariamente pesado para o que se propõe, principalmente agora que foi descontinuado o Unity 2D.
Maior viagem… Quem usa Mandriva sabe que o Mageia é exatamente o Mandriva 2010.2 com atualizações de pacotes, e o Mandriva 2011 e agora Mandriva 2012/Rosa, são bem melhores que as versões antigas. Quanto ao Mint, não conheço, nunca usei, mas o Ubuntu não merece entrar na disputa.
O Cinamon do Mint realmente é o melhor desktop atualmente, é bem leve, produtivo, fácil de usar e bonito. Os ícones e tema do mint e opções de personalização deixa a distribuição com larga vantagem sobre os outros desktops da atualidade. Gambiarra? O negócio funciona tão bem que ninguem percebe que é uma gambiarra e poucos se importam com isso, pois acima de tudo sabe-se que ele funciona e muito bem. Quanto a base do Ubuntu, acho que o Mint já pode criar seu repositório próprio para viver livre do Ubuntu, pode usar até a versão LMDE que é muito boa. Na próxima versão do Ubuntu, eles inventaram de não utilizar a mais recente versão do GNOME. Boa hora do Mint dizer o que eles acham e decidir o que vão fazer. Por fim, parabéns ao Mageia que me surpreendeu muito, apesar de achar o Rosa/Mandriva muito bom, o Mageia trouxe para nós uma distribuição confiável, a comunidade mostrou sua força e criou um projeto organizado, comunitários e estável.
A nova forma de avaliar evitou que distro ganhasse por ser mais popular tanto que arch e sabayon por exemplo estiveram na disputa [são boas, mas não para o usuario final] o debian 7.0 tem tudo para ganhar em 2013.
Sobre o linux mint discordo quando dizem que se trata de uma gambiarra se for assim o ubuntu é uma gambiarra por ser baseado no debian e por aí vai.
Outra coisa que aguardo é o ubuntu 14.04 que segundo o titio mark sera o melhor S.O do mundo!