Tutorial do Mandriva para iniciantes
Enviado por Juliano Ramos (juliano·tecnologialivreΘgmail·com):
“O futuro da distribuição Mandriva é incerto. Porém a versão 2011 é completa e excelente para uso nos computadores pessoais. Para mostrar aos novos no Linux minha distribuição preferida e torcer para que ele não acabe, escrevi um pequeno artigo que conta também a história do Linux. Este guia é destinado aos usuários iniciantes.” [referência: tecnologialivre.com.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2012-03-27
Gosto de usar o Linux, em especial uso o Mandriva em minha máquina pessoal. Em nossa imobiliária http://www.imoveisavendaemcamposdojordao.com nosso servidor é Linux e não penso em mundo, pois tem performa-se e segurança. Gostei do artigo, vale conhecer.
Ótima iniciativa, já eu que era fã do Mandriva, a partir do momento em que surgiu a notícia pulei fora do barco. Mas eu torço que a distribuição, juntamente com o Rosa Desktop, lance a versão 2012 com o excelente KDE 4.7 e uma interface ainda mais prática.
se uso o linux há tantos anos devo meu início ao mandrake linux, tão fácil na época quanto o windows 98.
se dependesse do conectiva linux, tava na janela até hj. Ô distrozinha sem-vergonha. Para vcs terem uma idéia, o painel de controle – mandrake control center – já estava disponível desde a versão 7 e a conectiva só adicionaou um na 7 ou 8, se n m engano.
pena que a mandriva recebeu um legado errado da conectiva qto ao modelo de negócios.
tivessem investido em servidores, talvez a história fosse outra. Mas investir em caixinha, deu no que deu…
viva a mandriva, longa vida ao magéia!!!
@ bala@juquinha.com.br
O Conectiva linux era na verdade o Red Hat traduzido nas primeiras versões. Nas seguintes, não era exatamente igual ao Red Hat mas ainda muito semelhante. Não sei por que você diz que era uma distribuição sem-vergonha. Na realidade era melhor do que a Red Hat para usar nos desktops brasileiros pelo menos.
O tal do “painel de controle” do Conectiva era na verdade o webmin, software livre que existe até hoje, e o restante dos utilitários de configuração eram os mesmos do Red Hat linux.
O mandrake linux realmente era considerado a distribuição linux mais amigável da época e hoje ainda se pode considerar o mandriva linux uma das mais amigáveis.
Quanto ao artigo, achei ele básico demais. Quem está começando a usar o mandriva, sugiro que leia esse wiki
http://docs.mandriva-br.org/#comecando
e se cadastre no forum http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/
o “sem-vergonha” que associei ao conectiva foi justamente a ausência deste painel de controle unificado, que já existia no mandrake.
quando iniciei nele, o MCC já estava à vista no menu e ninguém precisou me dizer para que servia. Era tão parecido com o windows 98 que associei na hora seu funcionamento.
e foi minha mão na roda, o que fez a diferença em usar linux para sempre.
se a mandrake pôde fazer isso, a conectiva tb poderia. só por isso. de resto era uma boa distro.
(desculpe qqr mau entendido)
Espero que o mandriva consigar voltar logo é uma bom sistema operacional para usar.
espero que o mandriva consigar resolver sua situação logo e um ótimo sistema operacional para ser usado será que o mageia vai substituir ele caso não consiga voltar o ubuntu excelente mas a versão 11.10 deixou a desejar espero que a versão 12.04 consigar dar a voltar por cima.