Transformando o Atrix em um “netbook”
O Rafael Rigues foi para Las Vegas cobrir a CES, e levou um Atrix com lapdock como seu instrumento de trabalho. Mas a configuração entregue pelo fabricante não o atendia da forma desejada, aí ele providenciou as alterações necessárias para incluir aplicativos e funcionalidades que permitissem o seu uso na prática, e relatou todo o processo.
Começa assim:
Vou à CES 2012 no próximo final de semana, e preciso de um “computador” para trabalhar remotamente e enviar textos, imagens e vídeos para a redação. No ano passado fiz isso com o iPad mas nesse ano pensei em levar um Motorola Atrix + Lapdock.
O problema, por incrível que pareça, é que é difícil conseguir uma conexão confiável à Internet numa das maiores feiras de tecnologia do mundo. As redes de telefonia celular ficam congestionadas, o Wi-Fi da sala de imprensa idem, e não há Wi-Fi nos pavilhões. Tenho que estar preparado para trabalhar o máximo possível “offline”.
Aí é que está o problema: sem uma conexão à internet a Lapdock do Atrix é um peso de papel. O único aplicativo que roda no modo Webtop (com o aparelho plugado à Lapdock) é o Firefox, e embora online eu consiga editar textos (com o Google Docs) e imagens (com o Picnik), offline o máximo que dá pra fazer é usar o teclado no Quick Office. Preciso de mais que isso.
Por isso aproveitei o fim de ano para um projetinho divertido: transformar o Atrix com Lapdock em algo mais parecido com um “netbook”, com as ferramentas necessárias para me ser útil mesmo quando estou offline. Isso é fácil de fazer e você sequer precisa de ROMs customizadas: bastam (…)
Não é a mesma coisa que o Cabelo fez no seu artigo “Liberte o seu Atrix?
Acho um trambolho usar um smartphone assim, alem de caro.
Pois é.
Não era mais fácil (E mais barato) usar um netbook de verdade?