TIOBE: índice de popularidade de linguagens mostra o avanço do Javascript e do Objective C
O índice da TIOBE que mede a popularidade de linguagens de programação é frequentemente mencionado aqui como uma das fontes para decisões sobre preparação de desenvolvedores visando à futura empregabilidade, ou sobre a escolha de linguagens para projetos (em complemento a outros parâmetros, claro), e a edição de março trouxe uma novidade que confirma a tendência há muito observada: a importância cada vez maior do desenvolvimento de aplicativos que rodam parcialmente no próprio navegador do usuário finalmente se traduziu num salto de posições, com o Javascript (que continua em ascensão) agora estando à frente do Python e do Perl.
Reproduzi acima o gráfico de acompanhamento para facilitar identificar as tendências, e permitir observar a proximidade que há no momento entre os 2 ocupantes do topo do pódio (Java, em queda, e C, subindo), a recente ultrapassagem do C++ pelo C# e como é forte a inclinação da curva de subida do Objective-C, que em 2011 ganhou da Tiobe o título de Linguagem do Ano, dado à linguagem que teve maior taxa de crescimento no ano – e que em 2012 vai mantendo a mesma condição, com folga.
(via h-online.com – “TIOBE language index shows the rise of JavaScript – The H Open Source: News and Features”)
Sugiro ler o artigo escrito pelo Akita – “Nunca confie no Tiobe”…
Referência:
http://akitaonrails.com/2008/04/13/off-topic-nunca-confie-no-tiobe
Acredito que seja melhor observar as estatísticas produzidos em repositórios de programas…
Boa parte das implementações javascript hoje conta com um compilador JIT. Sua performance aumentou bastante e a linguagem em si incorporou muitos boas idéias de linguagens funcionais enquanto que simultaneamente
Um dia no distante passado Perl foi considerada a linguagem de cola da web, no lado servidor (hoje substituído por java onde encontrou refúgio após ter sido enxotado do desktop pela microsoft). Pois javascript é o C da web no lado cliente.
Dentre outras coisas a que se presta, além de validadores simples ou as intricadas interfaces ajax popularizadas pelo Google, a linguagem também é usada para usos bem distintos, como implementar VMs para engines de games:
http://iplayif.com/?story=http://parchment.toolness.com/if-archive/games/zcode/Tangle.z5.js
Dentre escrever Object-C para escrever um aplicativo de soltar pum que venda milhões no jardim florido ou escrever para o mundo selvagem da web com javascript, fico com a última opção.
… que simultaneamente agradando os lacaios POO com uma implementação mais relaxada baseada em protótipos e closures.
O JavaScript é usado por 2,5% das pessoas?? Dá onde vem esse número?! TODOS os sistemas web usam JS – os escritos em Java, PHP, .Net, Python, Ruby etc etc.
JavaScript certamente é a linguagem mais usada no mundo hoje, sem dúvida alguma.
Android foi desconsiderado ou está sendo computado como Java?
em ambos os casos o gráfico não me parece confiável.
pois se não citam android me parece que claramente querem favorecer plataforma apple.
Se android está sendo considerado como java então creio que a curva deveria ser ascendente.
Como já dito por outros aqui. não da pra confiar mesmo nestes caras.
Mais que avanço do Javascript, o gráfico mostra avanço do C#.
Pelo gráfico Java esta em queda e C também, na melhor analise pode-se dizer que C está constante.
A forma como esses dados são gerados é que é o problema, fontes nada confiáveis (na minha opinião).
Buscadores como google e bing mudam suas métricas constantemente impossível comparar entre semanas seu resultados o que dirá entre anos.
Mas pela curiosidade até que é legal.
A pesquisa é de linguagens de programação, e não de sistemas operacionais.
acho que o problema é pensar essa avaliação com olhos triunfalistas do tipo “òoo minha linguagem está crescendo….” ou “a TIOBE está errada porque todo mundo que eu conheço tá usando a linguagem B…”
Isso aí é pra medir tendencias, a onda que está quebrando é óbvia, são os frameworks em javascript para plataformas móveis, além da web e alternativas ao flash; a rentabilidade da loja da apple que dá fôlego ao objC; a interoperabilidade do cxárp que também chega aos dispositivos móveis e web, não se restringindo ao windows.
As ditas ágeis para web(python e ruby), php tbm, cairam. Seria cansaço de tantos frameworks?
No gráfico completo da prá ver que javascript subiu duas posições quanto ao ano passado, C# foi apenas uma. Importante ressaltar que a medida é a quantidade de hits, nesse ponto ojava realmente perdeu, mas ainda está muio acima dos concorrentes.
http://www.tiobe.com/index.php/content/paperinfo/tpci/index.html
O índice TIOBE não mede o uso das linguagens em si, mas o interesse que as linguagens geram, como resultados de busca, etc.
Leiam no “about” do site que lá eles explicam.
O @Rael postou antes de mim: o Tiobe não mostra as linguagens mais usadas, mas as mais PESQUISADAS. Existe uma relação, mas não é biunívoca.
Fico preocupado o tanto de pessoas que não conseguem entender o que leem e interpretam erroneamente uma informação. E isso porque estamos em um forum de tecnologia onde, teoricamente, estamos com pessoas acima da média…
@Marcos muitas vezes é displicência mesmo. Vê a chamada aqui no br-linux mas não lê a matéria completa. Daí tira conclusões erradas.
Programação ainda não é bem minha praia, mas meu irmão mais velho me mostrou um artigo em uma revista que contém um outro gráfico, onde é mostrado um gráfico de empregabilidade (nos EUA).
Nele, Java, C++ e PHP estão em crescimento constante e Android (tb em crescimento) supera o Objective-C, que mal aparece no gráfico. Os líderes de empregabilidade são Java e C++. PHP está abaixo de várias outras opções, mas crescendo.
@Porfírio isso também deve ser analisado.
Vejamos, a maioria que programa em ObjC faz isso em casa, por free lancer. Isso porque a política da Apple permite fazer isso de forma muito fácil.
Quem trabalha com Java, trabalha com JEE para Web. Se trabalha para Java Web, trabalha obrigatoriamente com HTLM e Javascript.
Então, numa entrevista, ninguém pergunta se vc sabe javascript ou html. Te perguntam java.
@Eloir,
Excelente indicação de artigo!
Tiago
“Se trabalha para Java Web, trabalha obrigatoriamente com HTLM e Javascript.”
Não é verdade. Esse mundo Java EE engloba muita coisa, então tem muita gente que trabalha no server side só, sem nunca chegar perto de JS.
Acredito que até seja a maioria. É só ver um gráfico de tecnologias por exemplo de uma trilha de certificação Java.
@Tiago, de acordo com o que você analisou isso significa que temos maior quantidade de projetos oficiais (ou seja, tocados por empresas) em Android do que em Objective-C?
Porque no gráfico de “interesse” o Objective-C cresce, e o gráfico de “empregos” ele nem aparece de forma significativa (enquanto o Android aparece em crescimento).
Se eu entendi, se existe muitos estudantes usando o google para pesquisar linguagem, enquanto existe muitos programadores programando, mas pouco pesquisando no google na questão de linguagem, então o ranking do Tiobe é falho.
A contagem de hits usada no índice do Tiobe não se refere ao número de visitas a alguma página, mas sim ao número de páginas sobre programação em cada linguagem, encontradas com os critérios de pesquisa usados por eles, em uma série de mecanismos de busca e agregadores de conteúdo, cada um com seu próprio peso. Os detalhes podem ser encontrados na própria página do Tiobe.
“E isso porque estamos em um forum de tecnologia onde, teoricamente, estamos com pessoas acima da média…”
Uii, ele está acima da média gente!