Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


TIOBE: C ultrapassa Java e fecha abril em primeiro lugar

Enviado por Listeiro 037 (listeiro_037Θyahoo·com·br):

“April Headline: Java and C swap places at the top of the TIOBE index” Por uma fração de porcentagem, a eterna Linguagem “C”, a linguagem do kernel Linux ultrapassa a queridíssima Java, a linguagem sempre tida em estima por sua versatilidade, que vão desde aplicativos rodando em sistemas Android de tablets a sistemas corporativos e servidores de páginas dinâmicas de milhares de dólares.

Há algum tempo é comentada alguma queda do Java, líder absoluto neste sistema, principalmente na reviravolta de quando a Google refez os dados de seu sistema de busca. Inclusive a polêmica de que Perl estaria em queda e cuja estatística foi alterada na ocasião.

Resta saber se será uma tendência a se manter. Outra curiosidade é a expressiva alta da geralmente pouco comentada Linguagem Objective-C. Seguem os critérios do TIOBE neste link.” [referência: tiobe.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-05-02

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Willy (usuário não registrado) em 2/05/2012 às 5:46 pm

    C é a melhor linguagem criada até hoje. De acordo com a tabela a terceira linguagem mais usada á C++ com apenas 8.896% !!!

    Nícholas André (usuário não registrado) em 2/05/2012 às 6:13 pm

    Era de se esperar. Hoje precisamos do desempenho, sobretudo em dispositíveis móveis.

    Eloir (usuário não registrado) em 2/05/2012 às 6:59 pm

    Vocês confiam no Tiobe ? ele é bem questionado quanto aos dados por ele publicado… tem fontes mais confiáveis que o Tiobe… acredito que Augusto deveria repensar sobre postar algo relacionado a isto, ou então colocar um aviso sobre a confiabilidade…
    Veja o artigo “Off Topic: Nunca confie no TIOBE”, escrito pelo AkitaOnRails.com.
    Referência:
    http://akitaonrails.com/2008/04/13/off-topic-nunca-confie-no-tiobe

    Listeiro 037 (usuário não registrado) em 2/05/2012 às 7:34 pm

    É o que está nas entrelinhas, com a diferença de que está de forma aberta à discussão, enquanto que lá está tacitamente dizendo (abertamente) o que se conclui só de ler no link ali colocado como é que essa classificação é feita.

    No entanto gostaria de que a questão entrasse no mérito do porquê de a linguagem C estar nessa evidência quando o marketing formal e informal, digamos assim, do Java é enorme.

    Desculpem-me, mas não sei se já inventaram certificação prá desenvolver módulo e hackear código de kernel Linux. Dir-se-ia ainda “programação em ‘C’ avançado”, imaginem publicidade desse curso pipocando em banners de sites. Nível 1000, 1001, 1002, 1002 e meio…

    Enquanto existe há anos uma indústria por trás do Javinha, um “aparato” num certo jargão, com certificações, livros e o que mais se pensar. Devem ter sido escritos mais livros sobre Java do que de todas as outras linguagens juntas.

    Eu pensaria duas vezes antes de me resignar a uma simples conclusão aritmética. As perguntas mínimas seriam:

    * A quem interessa?
    * Por que interessa?
    * Por quanto interessa?

    No mínimo, nada paranoico. De resto o cara do link criticando o TIOBE mandou bem. E ao meu ver também fez estas perguntas nas entrelinhas.

    Mas sabendo apenas opiniões de quem curte “C” e concorda já está bom. :evil;

    Henrique (usuário não registrado) em 2/05/2012 às 7:38 pm

    Eloir, na minha opinião o Tiobe faz bem o que ele se propõe, que é tentar refletir como andam as tendências das linguagens. Ok, tudo bem, não confiar no Tiobe para tomar uma decisão estratégica, mas fico me perguntando que decisão estratégica poderia ser erroneamente tomada. Ou melhor, será que sem ele não correria um risco maior de tomar uma decisão errada? O fato é que me resulta divertido ver os gráficos do Tiobe :), mesmo não mudando absolutamente nada na minha vida profissional (por enquanto he he).

    Eloir (usuário não registrado) em 2/05/2012 às 9:19 pm

    Henrique, acredito que quem utiliza análise técnicas na escolha da linguagem não vai se importar no que diz o Tiobe… realmente é bem difícil medir a utilização de uma linguagem, dai busca-se o “atalho” para obter a informação…

    Como você disse, é divertido ver os gráficos :-), mas que fique nisto apenas…

    Mas também acho que o que o Akita escreveu parece ser bem sensato… conforme link no meu comentário anterior…

    Anonymous (usuário não registrado) em 2/05/2012 às 10:07 pm

    Java… Querido? Por quem? Fala onde tá que eu levo o lança-chamas.

    Não há como usar essa SOLUÇÃO DE NÍVEL EMPRESARIAL se não for por obrigação, na base da chibatada do capitalismo selvagem.

    E existem alguns motivos extremamente óbvios para que Objective-C seja pouco comentado nos círculos dos hackers interessados em especulação de linguagem x linguagem.

    Lucaugusto (usuário não registrado) em 2/05/2012 às 10:12 pm

    falou o grande anônimo entendedor de tudo :P

    Lucaugusto (usuário não registrado) em 2/05/2012 às 10:13 pm

    http://www.willtirando.com.br/?post=770

    Luiz (usuário não registrado) em 2/05/2012 às 10:53 pm

    “Long live the king”. É isso ae C !!!

    Mateus (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 8:19 am

    Não sei o pq de tanto ódio de alguns por determinadas tecnologias, todos são livres para usar o que bem entender. No meu ponto de vista, tudo depende da necessidade do negócio, existem soluções mais robustas, que necessitará de manutenções ao longo do tempo, outros casos que são pequenas soluções e que o ideal é disponibilizar o mais rápido possível para o cliente que uma linguagem ágil resolva (python -> django, rails -> ruby on rails). Pessoas que fazem comentários como “Linguagem X é uma bosta, viva Y”, possui uma put@ de uma mente limitada, que não se recicla e não sabe tirar o que tem de bom das tecnologias disponíveis do mercado prontas para uso e serem aplicadas.

    Sou leitor deste blog e nunca postei um comentário, resolvi comentar agora pq as vezes cansa…

    Rael Gugelmin Cunha (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 3:54 pm

    @Mateus: meu caso é parecido, mas o contrário: estou cansando de comentar sempre o mesmo tipo de coisa.

    Eu comecei aprendendo o básico em pseudo linguagem de programação, aos 12 anos, depois aprendi o básico de cliper, depois Pascal. Na facul ensinaram C, C++, um pouco de prolog.

    Na época, Java estava estourando na mídia, como um C++ mais fácil (e realmente é). Eu trabalhava fortemente com C, threads e socket (não C++), e foi uma mão na roda.

    Aprendi também PHP por conta, Ruby nos últimos tempos. Cheguei a trabalhar um ano, numa empresa com VB.net.

    E vejo que cada linguagem tem seu ponto forte, e alguns pontos fracos. E noto que geralmente quem vem com esses argumentos que você apontou, geralmente é o cara que nunca mexeu na linguagem. Geralmente aquele que não sabe OO fala mal das linguagens OO, aquele que nunca viu lambdas fala mal de Ruby e Python, etc.

    Não vistam a camisa de linguagem alguma. Se Java e C/C++ estão na ponta do índice de interesse, não é por falta de motivos.

    Aprendam o que cada linguagem oferece de diferente. Isso vai te fazer rever muitos conceitos, aprender novas maneiras de atacar problemas velhos.

    Carlos E. Silva (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 6:58 pm

    Java é linguagem pra quem quer ser operário de fábrica de software, segue os padrões e acabou, ela é muito boa pra donos de empresas, salários padrões, sai uma peça e troca por outra, o barco anda e acabou, por isso é adorada pela maioria das empresas, profissional Java hoje não é mais algo raro como antigamente, não há muito diferencial em dominar Java, vai da motivação pessoal em continuar ou não a usá-lo.

    Leandro Santiago (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 8:23 pm

    Eu sempre digo: C é Highlander. É imortal. Nunca morrerá. Pode não ser a melhor linguagem para tudo – e linguagem nenhuma é – mas não há nada que não possa ser feito. Na pior das hipóteses vc implementa um interpretador lisp no seu programa e consegue até usar o paradigma funcional :-)

    Por falar em performance e linguagens embarcadas, me parece que o lua-jit é um ótimo concorrente do C e do C++.

    Eu já programei pouco em java, só pra fazer trabalhinhos de faculdade e não gostei. Muita restrição para pouco que a linguagem e plataforma têm a oferecer. Porém acho que a MS acertou em cheio com o C# e é uma das linguagens que mais tenho gostado, acho que por ser mais parecido com o C++ (como não ser obrigado a ter uma classe pública por arquivo e ou ter que seguir aquele esquema de pacotes horrível do Java) e possuir uma boa e multiplataforma implementação, o Mono. Nunca cheguei perto do .net da MS, mas imagino que deva ser superior ao mono. Nem ligo :-)

    O problema do Obj-C e ObjC++ é que são é complicado montar um ambiente de desenvolvimento para ele totalmente aberto, com toolkit e tudo mais. A melhor implementação, embora seja multiplataforma (gcc e llvm), são muito melhores no OS X. Particularmente acho Obj-C um linguagem realmente estranha. Acho que o C# implementado pelo Mono será um destaque em breve para desenvolvimento multiplataforma, tanto em mobile, web, desktop…

    Estou começando a usar C++ para aplicações distribuídas (acreditem, funciona muito bem :-)), e acho que pra mim está sendo um bom investimento esta linguagem/plataforma.

    C rules :-)

    lapis (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 9:31 pm

    Java é uma linguagem mediana nos tempos de hoje.Fez a parte dela ,que é trazer conceitos novos numa linguagem só na década de 90.Por isso ela tem todo esse conjunto de bibliotecas,IDEs,e materiais de referencia.E por isso ela ainda é satisfatória devida todo este suporte.

    Mas acho que desenvolvedores habilidosos nao escolheriam ela tanto de forma pura ,mas sim java com suporte a outras linguagens e adicionais na linguagem como o AspectJ funcionam muito bem.

    Infelizmente poucos tentam isso,mas ainda Java por tudo que ela foi por tudo que ela é ,ainda sim é muito recomendada.Apesar que hoje prefiro Python com o interpretador PyPy,que elimina muito bem os problemas de velocidade.

    Python ainda é mais facil que outras linguagens e quem quer fazer programas rápidos (e principalmente para Linux) eu recomendo e muito.Usar variáveis dinâmicas por exemplo elimina uma grande parte do problema com dados e sua conversão.

    lapis (usuário não registrado) em 3/05/2012 às 9:34 pm

    Não recomendo C# apesar das melhoras substanciais em comparação ao java,ele é predominantemente de natureza proprietária.Nem qualquer outra linguagem proprietária.

    Para quem quer sair do Java eu recomendaria Scala,Fantom,Ceylon por exemplo (a nova linguagem da Red Hat que reconhece os problemas do Java)

    Listeiro 037 (usuário não registrado) em 4/05/2012 às 1:41 am

    Comentário sobre C#:

    “… acho que por ser mais parecido com o C++ (como não ser obrigado a ter uma classe pública por arquivo e ou ter que seguir aquele esquema de pacotes horrível do Java) e possuir uma boa e multiplataforma implementação, o Mono.”

    Do Mono já sabia, mas não sabia que tinha essa firula a menos. Antes, o que havia me chamado a atenção era ter que usar unsafe para algo tipo ponteiros.

    Se C# conseguisse compilar C igual C++ e D (que ninguém nunca ouviu falar)* conseguem, seria bem mais interessante.

    * :: ironic :: é que se uma certa empresa megalômana cismasse de dizer “amanhã lançaremos tecnologia na linguagem XYZ”, o mundo diria “sim mestre, ouço e obedeço” e alguns todos abanariam os rabinhos. Mas uma vez ouvi dizer que uma diferença entre C# e Java é que C# é mais padronizado. Então deve ter lá suas vantagens…

    lapis (usuário não registrado) em 4/05/2012 às 6:05 am

    Pois é interessante,esqueci da linguagem D que é muito boa e compilada.Já tem projetos livres e a Digital Mars está bem permissiva em deixar as coisas tudo aberta.

    Leandro Santiago (usuário não registrado) em 4/05/2012 às 6:59 am

    Nossa, meu comentário anterior tem uns erros de concordância horríveis,com várias trocas “são” e “é” e algumas palavras a mais. Ele foi escrito em partes com um intervalo de tempo bem grande entre elas, sem passar por revisão.

    Ah sim, D é para as linguagens de programação como o Opera é para os navegadores: bons recursos, rápido, melhor que outras linguagens (C++, estou falando de vc :-)) em vários aspectos, mas é muito pouco usado.

Este post é antigo (2012-05-02) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.