Thunderbird vai entrar em estado de animação suspensa
Segundo vazou na sexta-feira, a Mozilla divulgou internamente que hoje sairá um anúncio público sobre o fim da manutenção do cliente de e-mail Thunderbird da forma como ocorre hoje.
No lugar do ciclo acelerado de lançamentos, entra uma versão especial a ser lançada em novembro, e a partir o projeto entra em animação suspensa, com a retirada dos recursos de desenvolvimento de novos recursos, e a permanência apenas de um ciclo de manutenção e atualizações de segurança, previsto para durar o tempo do ciclo da versão “de longa duração” deste aplicativo, ou seja, 12 meses. A não ser que surjam interessados, imagino (e acredito que em breve receberemos esclarecimentos).
Segundo a mensagem interna que circulou, “a continuidade da inovação no Thunderbird não é o melhor uso dos recursos da Mozilla, dados seus ambiciosos objetivos organizacionais”.
Ou seja: os recursos são limitados, e se o que a Mozilla quer é melhor alcançado pelo desenvolvimento do sistema operacional Firefox OS, do navegador para o iPad, etc., ela tira os recursos do que contribui menos para seus objetivos. No caso, o Thunderbird.
Mas aguardemos os detalhes antes de começar a preparar a coroa de flores. (via techcrunch.com – “So, That’s It For Thunderbird | TechCrunch”)
Nunca usei, nem ele nem Outlook. Sempre abri meus e-mails a partir do navegador. Hoje com smartphone, nem isso, do próprio cel já recebo sinal de novo e-mail, leio, apago.
Uma pena. Uso o Thunderbird em casa e no trabalho, linux e win, e para mim é o melhor pois alia leveza, versatilidade, segurança e personalização.
Thunderbir rules. ;-(
Eu o uso no trabalho (e-mail corporativo), os pessoais vejo pelo site mesmo.
Isso já era esperado. O problema é que é difícil gerar receita com o Thunderbird, e pelo que parece dindin é tudo o que interessa para a Mozilla desde que ela virou uma empresa.
Realmente uma pena. Uso há anos e é, sem dúvida, o melhor cliente de e-mail! Entretanto, pode abrir uma porta nova para que apareça algo novo e tão bom quanto.
adeus, foi bom enquanto durou!…
Pô, perdeu a chance de usar uma imagem como esta… http://www.tvscoop.tv/thunderbirds-1.jpg
Pela notícia, o Thunderbird não vai deixar de existir, apenas terá um ciclo de desenvolvimento mais longo. Isto tem vantagens e desvantagens, tanto para os desenvolvedores quanto para os usuários e admin.
Clientes de e-mail como o Thunderbird são muito úteis para pessoas que tem mais de dois endereços de e-mail e querem manter tudo separado e organizado com o menor esforço possível (estou incluso nesta lista).
Para mim o uso do Thunderbird é fundamental, já que o webmail da locaweb é uma porcaria. E concodo com o @Fellype, ele não vai deixar de existir, apenas não será atualizado com tanta frequencia, o que para os usuários corporativos não muda absolutamente nada.
Uma pena, mas são apenas negócios. Afinal, os empregados da mozilla também tem que comer, como todo mundo. Em casa eu utilizo kmail, no trabalho é thunder.
Fellype
“Pela notícia, o Thunderbird não vai deixar de existir, apenas terá um ciclo de desenvolvimento mais longo.”
Pra mim parece só uma forma de não dar todas notícias ruins de uma vez.
E nesse caso fico em dúvida se não seria melhor que fosse dado como encerrado de vez.
Essa “morte lenta” que alguns grupos fazem é prejudicial, quando há um choque maior costuma aparecer ou se formar um novo grupo que toca o desenvolvimento. Isso não impede, mas retarda.
Seria o ideal, sair logo da Mozilla. Faz tempo que se vê que não estão afim. O Thunderbird demora a sair, Lighting/Sunbird (agenda) então…
@Weber Jr,
Talvez fosse mesmo melhor a Mozilla anunciar como encerrado o desenvolvimento do Thunderbird. Mas eu acho que eles querem “pensar um pouco”, pois a base de usuários é grande (+ de 20 milhões, segundo a Mozilla) e talvez não seja o melhor negócio abandonar de vez este projeto.
Com os webmails HTML5 hoje em dia, a demanda por esse tipo de software diminuiu muito.
Cara, na moral, se eles realmente fizerem esse esquema de ciclo longo para atualização vai ser bem melhor…
o thunderbird não tem a mesma velocidade de implementação que o firefox porem é vital para uso em empresa…
Infelzmente os webmail ainda não atendem a necessidade dessas
Esse tipo de software para usuário comum já morreu a anos. A mozilla que de uma hora para outra vai fechar as portas, o firefox já vem com o fogo apagado a algum tempo e ela ta crescendo o olho no smart.
Sinceramente, ainda continuo com aplicativos de email. E pra mim, melhor com o ciclo mais longo. Esse lance de uma versão a cada minuto incomoda um pouco. Nos navegadores, no que tange os plugins de banco, especificamente.
Se até o SeaMonkey tem desenvolvedores interessados, o Thunderbird continuará ativo.
O problema é o tipo de prioridade… Eu quero um programa rápido, prático e confiável pra ler email, enquanto os devs do TB colocam chat do Facebook, IRC…
jrk
“O problema é o tipo de prioridade… Eu quero um programa rápido, prático e confiável pra ler email, enquanto os devs do TB colocam chat do Facebook, IRC…”
Outro bom motivo que talvez o total cancelamento por parte da Mozilla fosse benéfico. Poderia acabar sendo assumido por gente interessada realmente em Mail, não web, web, web.
“Infelzmente os webmail ainda não atendem a necessidade dessas”
Quais, por exemplo?
Clientes de email são muito mais práticos e rápidos para quem envia e recebe muitos emails por dia, para quem tem anos de emails armazenados em seu computador e precisa procurar emails com algum conteúdo qualquer, para quem tem muitos emails com anexos e precisa deles rapidamente de uma hora para outra, etc.
Emails são dados e o seu hd é o melhor lugar para eles. Webmails são bons para quem usa emails para conversas ocasionais e para quem não precisa armazená-los por muito tempo.
@Fellype
20 milhões por que o windows, outlook, etc. também são free (of charge). Enquanto software proprietário puder ser instalado gratuitamente, coisa que até os professores aqui da universidade onde estudo incentivam, essa coisa de “programa X não vale a pena por que a base de usuários é pequena” vai continuar se repetindo.
A geração “Web 2.0″, que nunca interagiu com um bom cliente de e-mail (Mutt, por exemplo), não tem de fato referência para classificar os atuais Webmails, incluindo o Gmail, como ruins; lentos e inflexíveis.