Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


TextMate: editor nascido e bem-sucedido no Mac agora é software livre

O TextMate, nascido em 2004 como uma alternativa ao também popular BBEdit (que eu prefiro), é conhecido de muitos desenvolvedores que já tiveram alguma experiência em plataformas Mac. Criado por um desenvolvedor vindo do UNIX e visivelmente influenciado pelo Emacs, este editor nativo do OS X tem uma legião de fãs e admiradores, não sem motivo: seu conjunto de recursos e interface caprichada fazem por merecer.

E a novidade do dia é que agora o código da próxima versão do TextMate está publicado no GitHub, sob a licença GPLv3.

Ou seja: se o seu vizinho quiser, ele já pode marcar uma hackathon pra sábado com os amigos dele, e portar este editor pro Unity e gerar um PPA. Mas é bom ele coordenar esforços, via textmate-dev, pra não acabar duplicando o trabalho alheio sem necessidade. (via blog.macromates.com – “TextMate Blog » TextMate 2 at GitHub”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-08-09

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    É bom ler notícias onde o pessoal abre os fontes, e a razão NÃO É porque a ferramenta é velha, ou a empresa dona está falindo. :)

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 9/08/2012 às 2:17 pm

    VIVA!!!

    Marcos (usuário não registrado) em 9/08/2012 às 3:03 pm

    Sempre falaram bem deste editor.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 9/08/2012 às 3:04 pm

    E tem algum diferencial interessante em relação ao Kate ?

    Olhando de longe, me pareceu simplesmente um equivalente Mac, que claro, traz com isso algum hype que respinga do mundo Apple como um todo.

    Mas enfim, mal não faz, acrescenta, ainda mais sendo com GPLv3.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 9/08/2012 às 4:37 pm

    >>> E tem algum diferencial interessante em relação ao Kate ?

    Esse é bão :)
    “Tool of choice” aqui no trampo

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 9/08/2012 às 5:34 pm

    Eu por muito tempo usei o kate, mas ele é muito tradicional e difícil de se implementar plugins, mas não sei se textmate faz tanta falta assim o SublimeText2 é muito bom atualmente utilizo ele.

    Os dono já disseram que irão portar, mas o projeto pode ser ter um fork.

    Rodrigo Pinheiro Matias (usuário não registrado) em 9/08/2012 às 5:36 pm

    O software é escrito em ObjC

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 9/08/2012 às 7:03 pm

    @Rodrigo, não conhecia o sublimetext, valeu pela dica, baixei ele aqui e gostei até. Mas agora com o TextMate LIVRE a concorrência vai ficar difícil.

    Fernando Basso (usuário não registrado) em 9/08/2012 às 7:04 pm

    Sou usuário assíduo do Vim, mas admiro outros editores também. E como já falaram, é bom ver que abriram o código NÃO só por que já é algo velho e inútil. Já vi programador muito bom usando o TextMate, e inclusive uso um plugin do Vim que foi baseado nos puguins do textmate chamado sniptMate.

    erico (usuário não registrado) em 9/08/2012 às 7:08 pm

    já havia uma “versão” para windows e que foi portada para linux chamada E-Text editor. Me parece que o grande mérito do textmate foi ter colocado a questão dos snippets, trecho de código, no centro e com facilidade de uso.

    nem acho que se levará muito tempo para portá-lo e vencer as dificuldades e dependências do objc, lembre-se há versões livres delas, o problema é que o textmate, emacs e vim ficaram meio obsoletos com a barra de navegação do sublime e todos os autocompletar dele.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 9/08/2012 às 7:16 pm

    O desenvolvedor ainda escreveu muito bem sobre escolha da licença:

    “The choice of license is GPL 3. This is partly to avoid a closed source fork and partly because the hacker in me wants all software to be free (as in speech), so in a time where our platform vendor is taking steps to limit our freedom, this is my small attempt of countering such trend.”

    E deve ter recebido, ou vai receber, um desfile de gente pedindo pra repensar, trocar a licença pra Apache. Tem se tornado hábito.

    Pela declaração dele, acho que vai segurar a pressão, mas vamos ver.

    Sim, e no parágrafo seguinte ele deixou claro que entende bem a natureza da GPLv3 e da existência de outras demandas:

    I am also a pragmatist and realize that parts of the TextMate code base is useful for other (non-free) applications, so I may later move to a less restrictive license, as is currently the case with the bundles. For now, please get in touch with us if there are subsets of the code base you wish to use for non-free software, and we might be able to work something out.

    Willian (usuário não registrado) em 9/08/2012 às 7:33 pm

    Eu sou muito feliz com o gEdit (e seus plugins). Vou testar este, sempre ouvi falar muito bem.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 9/08/2012 às 11:50 pm

    Mas baseado no que disse de não querer que derivem código fechado, é provável que o “something” de “we might be able to work something out” seja cobrar ou outra forma qualquer de coibir abusos.

    Sim, baseando-se em partes isoladas do texto e desconsiderando as outras, dá de chegar a diversas conclusões sobre o que é provável ou não. De uma forma ou de outra, o futuro dirá.

    Patola (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 9:24 am

    Nossa, que legal! Era tudo o que precisávamos! Mais um editor de texto puro com colorização de sintaxe no Linux, para conseguir preencher a escassez de softwares desse tipo que não devem existir em número maior que 300, com poucos nomes como emacs, xemacs, gvim, jedit, scite, kate, xjed, tea, nedit, medit…

    renato (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 9:41 am

    Legal! ouvi muitos elogios sobre esse editor tempos atrás. Talvez que seja possível portá-lo usando GNU Step.

    Para mim, o Emacs é o que me atende melhor, ainda mais depois do lançamento da versão 24.

    renato (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 9:45 am

    @Patola

    Me adimiram pessoas que, mesmo diante de tantas alternativas, propostas e concorrentes, acreditam que podem fazer melhor e ainda conseguem ter relativo sucesso, como é o caso.

    Aurelio Jargas (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 11:07 am

    Após uma década usando somente o Vim no Linux, no Mac comecei a usar o TextMate, gostei e nunca mais voltei ao Vim. Isso já faz uns 5 anos. Não há um único motivo pra dizer porque considero o TextMate melhor. É uma série de pequenos detalhes, que no todo geram uma experiência de uso superior. É preciso usar durante bastante tempo para perceber.

    Fiquei muito feliz com a notícia da abertura do código. Agora são menores as chances deste excelente editor morrer.

    Augusto, apenas uma correção menor em sua notícia: o autor do TextMate não veio do Unix. Ele usou C64, Amiga, Windows e por fim, Mac. Segue link pra sua minibiografia: http://wiki.macromates.com/Profiles/AllanOdgaard

    Aurelio, ele mesmo se descreve como um “a closet UNIX geek who was lured to the Mac platform by its ease of use and elegance”. Mas, assim como muitos outros Unix geeks que eu conheço, deve ter chegado a este ápice (ainda que tardiamente) tendo passado por várias outras arquiteturas antes ツ

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 11:45 am

    Augusto

    “Sim, baseando-se em partes isoladas do texto e desconsiderando as outras, dá de chegar a diversas conclusões sobre o que é provável ou não.”

    Certamente, e cada um escolhe ou prioriza trechos específicos conforme o que convier ou o que preferir.

    Exato, por isso achei que valia a pena reproduzir o parágrafo que você havia optado por deixar de fora na mensagem original.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 1:46 pm

    Augusto

    “Exato, por isso achei que valia a pena reproduzir o parágrafo que você havia optado por deixar de fora na mensagem original.”

    Não optei, meu comentário foi baseado na notícia do Slashdot, que contém somente o trecho que coloquei.

    Mas talvez eu destacasse mesmo aquela parte, que me parece a mais significativa quanto a licença. A que tu resolveu destacar é complementar.

    Não destaquei nenhum trecho, apenas inseri e comentei o trecho sobre o mesmo assunto e que não estava presente na sua citação, e que fala em intenção de considerar mudar o licenciamento para outro menos restritivo. Mas fico feliz em saber que a omissão não foi intencional.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 3:02 pm

    Augusto

    “Mas fico feliz em saber que a omissão não foi intencional.”

    Já dado que a sua fonte foi o post original do autor, e sua hostilidade provocada pelo trecho da licença ou crítica a Apple (ou ambos), indica que sua omissão dessa parte foi intencional.

    Mas o seu foco está errado. Não escolhi a licença ou a crítica a Apple.

    Weber, eu não omiti “essa parte”. Eu não reproduzi nenhuma parte do texto na minha notícia, que trata sobre o TextMate agora ser software livre.

    Mas se ela tratasse sobre a razão da escolha do licenciamento pela GPLv3 (seria também um assunto interessante, ainda mais considerando a escolha de adjetivo que o autor fez), ou se fosse fazer alguma previsão sobre os acontecimentos futuros relacionados ao licenciamento, eu preferiria me basear nos 2 parágrafos do autor que falam sobre isso, e não só no primeiro, que você reproduziu.

    Quando vi você apresentando uma conclusão sobre este outro tema e apresentando só metade do que a fonte declarou a respeito, achei que valia a pena complementar, para benefício de outros interessados, uma vez que o autor disse mais a respeito. Ainda acho, aliás, especialmente agora que você esclareceu que se baseou numa citação alheia, incompleta.

    Além disso, não tenho qualquer hostilidade contra o autor do TextMate, seja por ele ter optado pela GPLv3, por estar considerando mudar o licenciamento para outro menos restritivo no futuro, ou por fazer uma crítica (que considero merecida) à Apple.

    Aurelio Jargas (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 3:16 pm

    É mesmo Augusto, este trecho do “closet UNIX geek” tá na página principal do site do TextMate, eu não tinha visto. Ele só não quis botar na minibio então. Enfim… Usou Unix e pronto :)

    Exato ツ Eu também fui usuário de Unix antes de ser usuário de Linux ou de Macs, aliás. E de várias arquiteturas de 8 bits. Bons tempos.

    Rombo (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 3:48 pm

    frescura. Macho mesmo só precisa de ed.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 10/08/2012 às 5:23 pm

    Augusto.

    ‘eu não omiti “essa parte”. Eu não reproduzi nenhuma parte do texto na minha notícia, que trata sobre o TextMate agora ser software livre.’

    Sua escolha do termo “omissão” foi infeliz.

    Se não se aplica ao seu caso, que leu o artigo original, certamente não se aplica a mim. Para haver chance de omitir, eu precisaria primeiro saber da existência.

    Substitua pelo termo que julgar mais adequado, mas esclareço ter entendido que a omissão da parte adicional da manifestação do autor foi não-intencional, e reitero estar satisfeito por ter podido retificar, embora lamente que isso tenha tornado esta thread irremediavelmente off-topic.

Este post é antigo (2012-08-09) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.