Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Tablet Nexus 7: Linus Torvalds testou e elogiou

O Nexus 7, primeira investida direta do Google no florescente mercado dos tablets, vem ganhando elogios de figuras inesperadas: na semana passada dediquei minha coluna do TechTudo aos elogios que 2 notórios fãs do iPad fizeram ao novo concorrente dele, e agora chega o depoimento de Linus Torvalds, que aparece por aqui muito mais frequentemente criticando marcas e produtos do que elogiando-os. Será que o Google mandou um aparelho desses também pro Bom Doutor? Seria interessante saber o que ele tem a dizer ツ

Claro que o review de Linus Torvalds não é *SÓ* elogios (concordo com várias das críticas que ele incluiu, aliás), mas o parágrafo final sintetiza o tom positivo, dizendo, em tradução livre: “é um produto sólido. Se você simplesmente não gosta de tablets (ou do Android), duvido que o Nexus 7 vá fazer você mudar de ideia, mas se você está na região limítrofe, o novo preço (para um dispositivo de qualidade – já houve tablets baratos antes, mas eles realmente eram bem ruins) e as melhorias incrementais podem ser suficientes para empurra pessoas por cima da cerca. (via zdnet.com – “Linus Torvalds reviews, loves, the Google Nexus 7 | ZDNet”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-07-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Diogo (usuário não registrado) em 26/07/2012 às 10:29 am

    Bom, não vejo muita utilidade em Tablet (tenho um Motorola Xoom com ICS) e o Android conseguiu muito sucesso sem ser lá essas coisas. Seria muito melhor se o Google não tivesse inventado com o Android, deveria ter feito como o MeeGo, rodar aplicações nativas, com poder de multitarefa.

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 26/07/2012 às 1:25 pm

    Eu to muito a fim de colocar as mãos em um desses. Descobri ha pouco tempo que sou consumidor de informação, então um tablet é ideal para mim.

    André (usuário não registrado) em 26/07/2012 às 1:35 pm

    @Diogo,

    Até aonde sei, você pode usar o NDK para desenvolver em c++ para Android e rodar nativo, quanto ao multi-tarefa, acho que o Android suporta multi-task sim.

    Porfírio (usuário não registrado) em 26/07/2012 às 2:50 pm

    Aqui no trabalho um colega pegou um. Realmente faço meus a maior parte dos elogios do Linus, e também algumas das críticas.

    É um retângulo de 7 polegadas realmente maravilhoso. Eu já conhecia o Jelly Beans porque tenho ele no meu smartphone e ele realmente faz muita diferença. Mas com 4 núcleos parece que o sistema voa! O ditado de voz ficou tão perfeito e a tela tão precisa que não se pode mais falar em apenas consumir conteúdo.

    Repare-se que o Linus tem uma boa conclusão geral, mas não faltaram as suas boas e velhas críticas construtivas. Ele é até bem mais crítico do que eu.

    Com todo mundo conectado no wifi daqui e quase todo mundo com um Android na mão, nossas reuniões são feitas agora com hangouts. Coitado do dono do novo brinquedo, vai ter dois outros caras compartilhando a câmera dele (kkk)!

    Quanto as críticas aqui, não vejo muita vantagem em aplicativos “nativos” e não gosto deles porque geralmente dão problemas de compatibilidade entre um aparelho e outro. Grande parte desse problema de “fragmentação” do qual alguns desenvolvedores reclamam parecem ser devidos ao NDK. Apps feitos com a API normal do Android são portáveis.

    O Linux padrão já “corta um dobrado” com diferenças entre arquiteturas. Imagino como deve ser complicado no mundo móvel.

    Anonymous (usuário não registrado) em 26/07/2012 às 3:31 pm

    Não, sério, não use um kana como se fosse um emoticon.

    Apenas não.

    Espero que o significado com que ele foi empregado tenha ficado claro imediatamente para a maioria dos leitores, e que tenha sido compreendido sem dificuldade extrema pelos demais.

    Diogo (usuário não registrado) em 26/07/2012 às 5:24 pm

    @André, acredite, o Android não tem multitarefa que se compare ao MeeGo e o Symbian.

    Porfírio (usuário não registrado) em 26/07/2012 às 5:47 pm

    Ah, vai, Anonymous… Ficou maneirinho. ツ

    Poxa, o Bom Doutor não usa nem dumbphone quanto mais smartphone e tablet. Mas mesmo que ele usasse…

    Bom, não tenho certeza, mas acho que não tem nada lá dentro que ele tenha escrito, então não espero uma crítica muito agradável… :P

    Se por acaso realmente tiver algo (e o nome dele esqueceu de ser citado), acho que a crítica vai ser pior ainda. :

    Porfírio (usuário não registrado) em 26/07/2012 às 5:51 pm

    @Diogo, multitarefa é uma feature de kernel (no caso, o do Linus) que permite executar e escalonar vários processos em paralelo.

    Não há multitarefa “melhor” ou “pior”: há o algoritmo usado (preemptivo, time-sharing… No caso dos unix-like é o preemptivo) e o fato de que vc tem ou não tem.

    MeeGo tem, Symbian não sei, WP tem, Android tem, iOS não tem.

    Porfírio (usuário não registrado) em 26/07/2012 às 5:58 pm

    Ok, encontrei esse carinha por um preço que eu posso pagar. Já pedi o meu.

    :-D

    bruno (usuário não registrado) em 26/07/2012 às 6:08 pm

    Augusto Campos, como você comprou o Nexus 7?
    Uma coisa engraçada é que o super fã da apple ganhou o tablet, já o Linus, criador e mantenedor do kernel Linux que é usado no Android, teve que comprar o dele e ainda reclamou da demora para conseguir o restreio.

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 10:23 am

    O meu chega segunda-feira! :-D

    alguem (usuário não registrado) em 27/07/2012 às 10:49 am

    Eu acho que esse multi-tarefa que estão se referindo aqui é outra coisa. Em programação e sistemas operacionais o termo é uma coisa, o que o Porfírio diz. Mas tenho notado que em tablets estão usando o termo para uma outra coisa: a facilidade de manusear mais de um aplicativo ao mesmo tempo e de alternar entre eles. Nos desktops temos as janelas, as barras de tarefas e (nos incríveis desktops linux) múltiplas áreas de trabalho. Já no android para tablets temos aquela barra lá em baixo onde podemos ver uma lista de aplicativos rodando e também acessar ao desktop. Não sei como é no meego.

Este post é antigo (2012-07-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.