Tablet Nexus 7: Linus Torvalds testou e elogiou
O Nexus 7, primeira investida direta do Google no florescente mercado dos tablets, vem ganhando elogios de figuras inesperadas: na semana passada dediquei minha coluna do TechTudo aos elogios que 2 notórios fãs do iPad fizeram ao novo concorrente dele, e agora chega o depoimento de Linus Torvalds, que aparece por aqui muito mais frequentemente criticando marcas e produtos do que elogiando-os. Será que o Google mandou um aparelho desses também pro Bom Doutor? Seria interessante saber o que ele tem a dizer ツ
Claro que o review de Linus Torvalds não é *SÓ* elogios (concordo com várias das críticas que ele incluiu, aliás), mas o parágrafo final sintetiza o tom positivo, dizendo, em tradução livre: “é um produto sólido. Se você simplesmente não gosta de tablets (ou do Android), duvido que o Nexus 7 vá fazer você mudar de ideia, mas se você está na região limítrofe, o novo preço (para um dispositivo de qualidade – já houve tablets baratos antes, mas eles realmente eram bem ruins) e as melhorias incrementais podem ser suficientes para empurra pessoas por cima da cerca. (via zdnet.com – “Linus Torvalds reviews, loves, the Google Nexus 7 | ZDNet”)
Bom, não vejo muita utilidade em Tablet (tenho um Motorola Xoom com ICS) e o Android conseguiu muito sucesso sem ser lá essas coisas. Seria muito melhor se o Google não tivesse inventado com o Android, deveria ter feito como o MeeGo, rodar aplicações nativas, com poder de multitarefa.
Eu to muito a fim de colocar as mãos em um desses. Descobri ha pouco tempo que sou consumidor de informação, então um tablet é ideal para mim.
@Diogo,
Até aonde sei, você pode usar o NDK para desenvolver em c++ para Android e rodar nativo, quanto ao multi-tarefa, acho que o Android suporta multi-task sim.
Aqui no trabalho um colega pegou um. Realmente faço meus a maior parte dos elogios do Linus, e também algumas das críticas.
É um retângulo de 7 polegadas realmente maravilhoso. Eu já conhecia o Jelly Beans porque tenho ele no meu smartphone e ele realmente faz muita diferença. Mas com 4 núcleos parece que o sistema voa! O ditado de voz ficou tão perfeito e a tela tão precisa que não se pode mais falar em apenas consumir conteúdo.
Repare-se que o Linus tem uma boa conclusão geral, mas não faltaram as suas boas e velhas críticas construtivas. Ele é até bem mais crítico do que eu.
Com todo mundo conectado no wifi daqui e quase todo mundo com um Android na mão, nossas reuniões são feitas agora com hangouts. Coitado do dono do novo brinquedo, vai ter dois outros caras compartilhando a câmera dele (kkk)!
Quanto as críticas aqui, não vejo muita vantagem em aplicativos “nativos” e não gosto deles porque geralmente dão problemas de compatibilidade entre um aparelho e outro. Grande parte desse problema de “fragmentação” do qual alguns desenvolvedores reclamam parecem ser devidos ao NDK. Apps feitos com a API normal do Android são portáveis.
O Linux padrão já “corta um dobrado” com diferenças entre arquiteturas. Imagino como deve ser complicado no mundo móvel.
Não, sério, não use um kana como se fosse um emoticon.
Apenas não.
Espero que o significado com que ele foi empregado tenha ficado claro imediatamente para a maioria dos leitores, e que tenha sido compreendido sem dificuldade extrema pelos demais.
@André, acredite, o Android não tem multitarefa que se compare ao MeeGo e o Symbian.
Ah, vai, Anonymous… Ficou maneirinho. ツ
Poxa, o Bom Doutor não usa nem dumbphone quanto mais smartphone e tablet. Mas mesmo que ele usasse…
Bom, não tenho certeza, mas acho que não tem nada lá dentro que ele tenha escrito, então não espero uma crítica muito agradável… :P
Se por acaso realmente tiver algo (e o nome dele esqueceu de ser citado), acho que a crítica vai ser pior ainda. :
@Diogo, multitarefa é uma feature de kernel (no caso, o do Linus) que permite executar e escalonar vários processos em paralelo.
Não há multitarefa “melhor” ou “pior”: há o algoritmo usado (preemptivo, time-sharing… No caso dos unix-like é o preemptivo) e o fato de que vc tem ou não tem.
MeeGo tem, Symbian não sei, WP tem, Android tem, iOS não tem.
Ok, encontrei esse carinha por um preço que eu posso pagar. Já pedi o meu.
:-D
Augusto Campos, como você comprou o Nexus 7?
Uma coisa engraçada é que o super fã da apple ganhou o tablet, já o Linus, criador e mantenedor do kernel Linux que é usado no Android, teve que comprar o dele e ainda reclamou da demora para conseguir o restreio.
O meu chega segunda-feira! :-D
Eu acho que esse multi-tarefa que estão se referindo aqui é outra coisa. Em programação e sistemas operacionais o termo é uma coisa, o que o Porfírio diz. Mas tenho notado que em tablets estão usando o termo para uma outra coisa: a facilidade de manusear mais de um aplicativo ao mesmo tempo e de alternar entre eles. Nos desktops temos as janelas, as barras de tarefas e (nos incríveis desktops linux) múltiplas áreas de trabalho. Já no android para tablets temos aquela barra lá em baixo onde podemos ver uma lista de aplicativos rodando e também acessar ao desktop. Não sei como é no meego.