Tablets com Android: Kindle Fire abocanha mais da metade do mercado nos EUA
Para evitar confusão: é mais da metade do mercado de tablets que rodam Android, e não mais da metade do mercado de tablets. O salto dado em 2 meses foi impressionante: de ~30% para ~55%.
Via info.abril.com.br:
Segundo a comScore, a parcela de mercado do Kindle Fire saltou de 29,4% em dezembro de 2011 para 54,4% em fevereiro deste ano. Lembrando que a conta só considera aparelhos rodando o sistema do Google.
Em segundo lugar na disputa do mercado Android está a família de tablets da Samsung, com 15,4%, seguida pelo Motorola Xoom, com 7% do mercado. Além de constatar a os números do pequeno de 7 polegadas, a comScore monitorou os hábitos de consumo para os diferentes tamanhos de tela. Os dados da pesquisa mostram que as telas de 10 polegadas favorecem o consumo de conteúdo, com uma média de 125 páginas por tablet, contra 115 páginas para telas de 9 polegadas e 90 páginas para os tablets de 7 polegadas.
Os números são muito mais favoráveis para a Amazon que o Google, já que o Kindle Fire possui um sistema bastante modificado e amarra muito bem o usuário no consumo de conteúdo da loja.
O mercado de tablets “de mão” de baixo custo deve ter um crescimento brutal esse ano, e mais concorrentes entraram na briga: a Philips lançou 3 modelos com processador MIPS, com 7 e 8 polegadas, incluindo um com proporções 4:3. A Asus deve entrar com o Nexus Tablet antes do segundo semestre. A disputa está esquentando…
A manchete dessa notícia no Read Write Web foi das coisas mais sensacionalistas que já vi ultimamente:
“It’s Official: Google Has Lost Control of the Android Tablet Market”
Quando eu li pensei que a Oracle ganhou o processo de tal forma que o juiz mandou apagar todo código e entregar sem direito a falar nada e ainda mandou levar umas chicotadas, hah.
@Weber Jr., se fosse assim o Google não comemoraria as vendas da Amazon, como vem comemorando.
Marcos
E comemora ? Como, contando como “vendas no android” em geral ?
O código foi aberto desde o início, antes e depois da amazon criar o fork.
Eu não vejo motivo pro alarde que o RWW fez.
@Weber, a Google tem motivos pra comemorar porque a popularidade do Kindle Fire aumenta o número de dispositivos Android em cena, mesmo que não usem os serviços ou a loja dela.
Com mais dispositivos na rua, mas desenvolvedores são atraídos para a plataforma, esses desenvolvedores não vão ser exclusivos da Amazon: eles vão querer vender na Google Play também (com raras exceções… Até hoje eu espero o Plants and Zombies…).
Daí são mais aplicativos disponíveis, mais vendas, mais percentagens para a Google, mais ads… E por aí vai.
@Porfirio, esse aqui não serve?
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.popcap.pvz_row&feature=search_result#?t=W251bGwsMSwxLDEsImNvbS5wb3BjYXAucHZ6X3JvdyJd
@Stiloso, vc não tem ideia do quanto contribuiu pra minha felicidade nesse fim de semana!
X-D THX!