Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Tabelas e mais tabelas: Wikimedia Foundation inicia desenvolvimento do Wikidata

Parabéns aos alemães da Wikipedia que estão encabeçando o projeto, e meus agradecimentos a Paul Allen, co-fundador da Microsoft, cuja fundação entrou com metade (a fundação de Gordon Moore, co-fundador da Intel, também doou uma parcela, assim como o Google) do valor de 1,3 milhão de euros que irá custear o desenvolvimento do sistema e base de dados que a princípio armazenarão de forma estruturada informações que hoje constam no texto da Wikipedia em vários idioams mas, segundo o artigo, permitirão no futuro oferecer diretamente respostas a perguntas correlacionando dados que constam em seu conteúdo, como a do exemplo “qual cidade do Brasil tem o maior número de mulheres?”

Via idgnow.uol.com.br:

Primeiro novo projeto desde 2006, a Wikipedia Foundation iniciou o desenvolvimento do novo Wikidata, que permitirá aos internautas fazer perguntas diretas ao portal, em vez de usar palavras chave em uma ferramenta de buscas interna. O novo conteúdo do site poderá ser lido e editado por humanos e máquinas da mesma forma, segundo a fundação, de acordo com dados do Tech Crunch.

Houve outras tentativas de criar um banco de dados desse tipo, como o DBpedia, um esforço comunitário para extrair conteúdo estruturado da Wikipedia e publica-lo na internet. A diferença é que a novidade não estará apenas disponível para os internautas, mas também será uma plataforma colaborativa, em que os qualquer pessoa pode editar um artigo para enriquece-lo com informações.

As versões da Wikipedia em inglês, alemão, francês e holandês oferecem a maior parte da cobertura para o nova tecnologia, já as edições nos demais idiomas estão atrasadas.

Com a nova tecnologia será possível fazer perguntas como “qual cidade do Brasil tem o maior número de mulheres?”, o que, hoje em dia, seria respondido por meio de listas criadas pelo próprio internauta, no Wikidata será ser respondido por listas geradas automaticamente.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-04-03

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

Este post é antigo (2012-04-03) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.