Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Suporte a restrições do Secure Boot para qualquer distribuição já está disponível

Num final de semana movimentado, Matthew Garrett anunciou que não é mais funcionário da Red Hat e que o seu carregador de boot shim assinado pela Microsoft já está disponível para uso de qualquer distribuição interessada em ter suporte a PCs com Secure Boot que exijam a chave da Microsoft, mas não queiram obter uma chave própria para elas.

No post ele explica o que os distribuidores interessados devem fazer para configurar o sistema, e ao longo dos comentários ele também incluiu uma lista dos passos necessários a quem queira adquirir sua própria chave. (via mjg59.dreamwidth.org – “mjg59 | Secure Boot bootloader for distributions available now”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-12-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Não entendi nada sobre o secure boot mas não seria interessante utilizar nosso bootloader tradicional o grub e assina-lo? Por agora que o grub está maduro e trabalhando certinho ter que mudar de solução, aff.

    Jeremias, o que este carregador de boot faz é lidar com o Secure Boot e depois transferir o controle ao grub (ou a outro carregador compatível)

    Spif (usuário não registrado) em 4/12/2012 às 3:06 pm

    Vale salientar: Essa é a forma da RH fazer as coisas. A Linux Foundation vai fazer um para todas as distros.

    Neophitus (usuário não registrado) em 4/12/2012 às 4:12 pm

    @Spif

    Não entendi. Não foi exatamente isso que o cara fez? Um para qualquer distro usar???

    bsduser (usuário não registrado) em 4/12/2012 às 4:21 pm

    Pelo jeito nao é so para qualquer distro(linux)… ele “boota ?” Netbsd, FreeBSD e até openindiana….

    Parabens para o cara… como diria nosso amigo Obama, é o cara….

    Claudio Novais (usuário não registrado) em 4/12/2012 às 5:48 pm

    Com isto eu pergunto, para quê este secure boot? É como construir uma porta e depois distribuir chaves para toda a gente.

    Com isto não quero dizer que esta notícia é má! Antes pelo contrário!! Eu acho é que não faz qualquer sentido criar um Secure Boot, pois claramente viu-se que era apenas para a Microsoft ganhar dinheiro.

    Se fosse um secure boot com uma chave mestra que viesse na caixa do computador era uma coisa. Agora um secure boot que é necessário pagar para a microsoft ou seja lá quem for o “gestor das chaves” para poder instalar coisas é que não faz sentido rigorosamente nenhum, principalmente agora que está a aberto a qualquer um ¬¬

    Spif (usuário não registrado) em 4/12/2012 às 9:27 pm

    Tem um outro projeto pela Linux Foundation.

Este post é antigo (2012-12-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.