Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Supercomputador mais rápido do mundo volta a ser dos EUA, e roda Linux

O Sequoia tem 1.600.000 processadores IBM Power, é refrigerado a água, consome 7.890 KW e roda Linux.

Via g1.globo.com:

Os Estados Unidos voltaram a ter a primeira posição no ranking dos supercomputadores mais rápidos do mundo desde que a IBM criou o Sequoia, deixando para trás o japonês K, fabricado pela Fujitsu, que até então era o mais veloz do planeta.

Cálculos que deixariam 6,7 bilhões de pessoas, praticamente a população do mundo inteiro, ocupadas por 320 anos usando calculadoras de mão, são feitas pelo Sequoia em apenas uma hora.

A supermáquina americana é 1,55 vezes mais rápida do que o modelo japonês e usa mais de 1,5 milhão de processadores, mais da metade do que o concorrente asiático.

A tecnologia de ponta deve servir principalmente para conduzir simulações que ajudem o país a estender a vida útil de suas armas nucleares em processo de deterioração, evitando a necessidade de fazer testes. O Sequoia foi instalado no Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia, que pertence ao Departamento de Energia americano.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-06-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Leandro (usuário não registrado) em 19/06/2012 às 10:17 am

    Mais rápido, mas não por mto tempo…
    Está previsto para este ano um outro supercomputador da Fujitsu q chegará aos 23,2 petaflops.

    Alexandre (usuário não registrado) em 19/06/2012 às 11:44 am

    Que massa, o computador mais potente do mundo serve pra simular a vida útil das armas estúpidas que nem deveriam existir.

    Tails (usuário não registrado) em 19/06/2012 às 1:00 pm

    Mesmo com tanta potência, não é capaz de simular inteligência artificial. O ser humano é o computador mais complexo do mundo, podendo processar 8,4GB/s de imagens por segundo, isso é só nossa placa de vídeo (Os olhos). Acredito que em um futuro muito, muito distantes, talvez computadores possam simular nós mesmos, fazendo assim um meio de vivermos para sempre, tipo, Morreu, há!, restaura o backup dele em outro corpo desde o último minuto antes da morte.

    SyFy Kkk

    jedy (usuário não registrado) em 19/06/2012 às 1:16 pm

    “A tecnologia de ponta deve servir principalmente para conduzir simulações que ajudem o país a estender a vida útil de suas armas nucleares em processo de deterioração, evitando a necessidade de fazer testes.”

    Quer dizer, só eles podem ter armas nucleares né? O Irã, a Coréia do Norte por exemplo, não pode tê-las?
    Se um pode, todos podem! E tem gente que ainda baba ovo pra americano, será que esses fãs boys ficariam na linha de frente deles e levaria “bala” por eles tbm?

    QueMarravilha (usuário não registrado) em 19/06/2012 às 1:50 pm

    @Tails

    Os entendidos dizem que usamos somente 3% de nossa capacidade. Imagine se usássemos os 100%!

    ubuntuholic (usuário não registrado) em 19/06/2012 às 1:59 pm

    @jedy, vc acha que bombas atômicas são bombinhas de São João?
    Ganhou um duplo facepalm.

    Bozo (usuário não registrado) em 19/06/2012 às 2:29 pm

    @QueMarravilha, Isso é mito, o cerebro é usado por completo.

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 19/06/2012 às 2:30 pm

    O melhor da reportagem do G1 é omitir o sistema operacional da máquina. Se rodasse Windows 8, já estaria na própria machete: “EUA criam supercomputador mais rápido do mundo e colocam o novíssimo Windows 8″.

    RicardoV (usuário não registrado) em 19/06/2012 às 2:59 pm

    @Talis
    “Mesmo com tanta potência, não é capaz de simular inteligência artificial.”

    Isso porque para o computador fazer algo precisamos ensinar o computador a fazer esse algo. Como vamos ensinar o computador a simular o cerebro humano se nós não sabemos ainda como o cerebro humano funciona ? Tem se hoje uma noção de como funciona, está melhorando.

    Ainda não tem a ver com poder de processamento, mas sim em definir como esse processamento deve funcionar.

    Dorival (usuário não registrado) em 19/06/2012 às 5:39 pm

    Globo com rabo preso com aquela empresa de Redmond. Poderia ter dito qual o sistema operacional né “GROBO”.

    Ivan (usuário não registrado) em 19/06/2012 às 5:46 pm

    @Talis
    “podendo processar 8,4GB/s de imagens por segundo”

    Como é isso!?? 8,4GB/s² ??? Isso que eu chamaria de processamento acelerado… kkkkkkkkkkkkkkkkk

    A questão não é hardware, é software! Um supercomputador desses tem uma capacidade muito superior de processamento e armazenamento de dados que um cérebro, mas os “algorítimos biológicos” utilizados no cérebro nos dão uma capacidade de aproveitamento muito superior…
    Já assisti um documentário onde o pesquisador lá afirmava que nossa capacidade de armazenamento de imagens, por exemplo, é muito pequena, mas o cérebro abstrai formar, cores e outras características do que vemos para gerar a lembrança daquela imagem…. algo assim.

    Maaassss, o que importa aqui é que ele, assim como a grande maioria dos supercomputadores do TOP500, roda linux!!! =)
    Ah sim, a Petrobras agora lidera no Ranking nacional!

    Anderson (usuário não registrado) em 19/06/2012 às 6:06 pm

    Só é triste o fim a qual se destina tamanha capacidade de processamento, nem é preciso dizer o quanto seria mais útil em áreas como a medicina, a física, ou a própia computação.

    Tiago Martins (usuário não registrado) em 19/06/2012 às 10:16 pm

    Nao acho triste. As bombas atômicas sao importantes ferramentas na disputa global por poder. Como uma guerra nuclear torna a area bombardeada inutil por muito tempo, e poderia destruir a vida humana na terra caso várias fossem usadas, ela torna uma terceira guerra mundial um prejuizo para o próprio atacante, ou seja, é preferível negociar do que usar as nossas bombas.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 20/06/2012 às 10:55 am

    Cara, por mim eu explodia essa máquina. O propósito dela não é legal. Deveria rodar windows pra dar um bug e os eua perderem essas armas

    HeDC (usuário não registrado) em 20/06/2012 às 1:51 pm

    Disseram de cérebro e etc… cabe salientar que são LÓGICAS distintas. Mesmo um supercomputador teria muito trabalho p/ fazer um robozinho tipo formiga funcionar como uma formiga eficazmente. A formiga, ainda que em pequena escala, também tem a “lógica neural” já que tem neurônios. O ser humano tem a maior de todas, faz algo como pensar muito mais que outras espécies, embora tambṕem há pensamentos complexos em outros primatas e cetáceos. Agora nem um, melhor, milhões, seres humanos conseguem efetuar muitos calculos e etc de lógica dos computadores clássicos rapidamente.
    Vide também conceitos de certos circuitos eletrônicos analógicos, que funcionam muito melhor que os digitais com os conversores A/D e D/A em certas operações.

    André Luiz (usuário não registrado) em 20/06/2012 às 2:41 pm

    @Igor,
    Entendo seu sentimento pacifista, mas o propósito da tal máquina é até muito válido. Se, como dito no texto, este supercomputador permite simular o decaimento radioativo das armas nucleares ou outro parâmetros operacionais que de outra forma só poderiam ser conhecidos por meio de testes reais, então o Sequoia presta um favor ao mundo todo!
    Ademais, lembre-se da cena final do filme ‘Jogos de Guerra’, quando um supercomputador ‘Joshua’ simula um combate nuclear em escala total entre USA e USRR, como se fosse um video-game, e chega à seguinte conclusão: “Muito bem, Professor! Jogo Interessante! A única maneira de ganhar é… NÃO JOGANDO!”

Este post é antigo (2012-06-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.