Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Steam para Linux: o beta foi liberado a todos os usuários da Steam

Enviado por Tiago Hillebrandt (tiagohillebrandtΘubuntu·com):

“A Valve anunciou ontem que o beta agora está disponível para todos os usuários. Ou seja, com isso o beta deixa de ser fechado e passa a permitir que qualquer usuário autentique na plataforma de jogos. Confira no post como proceder para instalar a plataforma de jogos no seu computador!” [referência: ubuntubrsc.com]

Enviado por Marcos Elias (marcosΘviamep·com):

“Nesta semana a Valve liberou o beta do Steam a todos os interessados. Qualquer um pode baixar o cliente e rodar nas distros compatíveis, basta pegar o steam_latest.deb nesta página.” [referência: hardware.com.br]

Enviado por Claudio Novais (ubuntuedΘgmail·com):

“Hoje, dia 20 de Dezembro (um dia antes do fim do mundo, lol) foi oficializado o Steam aberto ao público. Temos pelo menos um dia para experimentar a Steam no nosso querido sistema livre! :D O Pedro Lobo fez um artigo que explica tudo o que se precisa de saber sobre o Steam no Linux: explica que drivers instalar, como instalar o steam no Ubuntu (ou em Debian based) e até como registar uma nova conta.” [referência: ubuntued.info]

• Publicado por Augusto Campos em 2012-12-20

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Willian (usuário não registrado) em 20/12/2012 às 7:44 pm

    Suporte ao Debian, por favor?

    K (Original) (usuário não registrado) em 20/12/2012 às 8:28 pm

    Suporte somente pro Ubuntu o resto somente com gambi. Por enquanto :P

    Kripke (usuário não registrado) em 20/12/2012 às 9:42 pm

    Essa é uma das coisas que eu não gosto em GNU/Linux: a falta de padronização das distribuições. Se houvesse apenas um tipo de sistema de instalação, seria bem mais fácil. Agora cada distro terá que fazer as suas “gambiarras” para poder ter o Steam funcionando. Por que não fazer um instalador próprio, como o VMware Workstation? Basta dar um chmod +x no binário — ou, para quem prefere a interface gráfica, ir nas propriedades do arquivo e setar como executável — e o resto é idêntico ao Windows.

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 20/12/2012 às 10:43 pm

    @Willian

    O mesmo para mim!

    Leonardo Reis (usuário não registrado) em 20/12/2012 às 10:45 pm

    @Kripke

    Nao eh uma questao de padronizacao, essa indisponibilidade fora do mundo ubuntu eh proposital gerada pelo acordo comercial de exclusividade da Canonical com a Valve.

    Diga-se de passagem, essa pratica eh costumeira da Canonical.

    Açougueiro Vegan (usuário não registrado) em 20/12/2012 às 11:21 pm

    @Leonardo Reis Não encontrei nada no google sobre esse acordo de exclusividade entre a canonical e a valve, vc poderia mandar o link da sua fonte, por favor?

    lucas (usuário não registrado) em 20/12/2012 às 11:48 pm

    SUSE esta desenvolvendo o APSTREAM, uma central de softwares que vai padronizar a instalacao de aplicacoes em diversas distribuicoes.

    Zé do Mato (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 7:04 am

    Funcionando legal no Slackware 64, precisando de algumas libs 32 no sistema e uma ou outra em ~/.local/share/Steam/ubuntu12_32

    Henrique (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 7:58 am

    E aproveitem que os jogos estarão com descontos até dia 5 de janeiro. Alguns deles com até 75%.

    Laércio (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 8:24 am

    @Kripte

    Por que não fazer um instalador próprio, como o VMware Workstation?

    E por que não firmar parcerias com as distribuições Linux para que elas empacotem o Steam de acordo com as suas particularidades?

    20ºangel (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 9:10 am

    A escolha da Canonical é simbola para dizer, “aqui objetivo é trabalhar e ganhar dinheiro”(além quantidade expressiva de ex-usuários de windows). Pessoalmente poderia ter ido pra debian e sua larga comunidade para depois ir para outros.Também uma parceria no Fedora seria uma boa (Deb e Rpm).

    ubuntuholic (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 10:48 am

    Não entendo a citação de que os usuários do Ubuntu são ex-win2, sempre querendo desqualificá-los.Por ventura os usuários de outras distros vieram do Mac OS, do OS/2,Unix etc?

    Jorge Reis (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 11:09 am

    Bem, eu sou usuário do Ubuntu, sou ex-windows e também ex-kurumin, ex-biglinux, ex-fedora, ex-mandriva, ex-insigne, ex-puppy linux, ex-damm small linux, e ex-mais alguma outra distro que eu não lembro agora.

    Voltando à notícia, a mim não afeta pois sou um jogador casual, geralmente jogos simples on line. Mas considero isto importante para atrair a atenção dos desenvolvedores de hardware/software para começarem a oferecer suporte nativo ao linux.

    alguem (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 4:44 pm

    O Ubuntu é a distro que mais atrai usuário atualmente. Apesar de ter caído na página do distrowatch(que apenas mede o acesso de cada página), ele ainda é o mais popular e o que mais cresce. A Valve quer ganhar dinheiro. Assim a Valve prefere focar no Ubuntu, pois é onde tem uma base maior de usuário, onde conseguirá mais beta-tester, onde tem mais novos desenvolvedores focados e a partir dai ela pode pensar em alcançar outras distros. O Linux não tem suporte por parte do desenvolvedor e um monte de dispositivos. Mas a comunidade sempre faz funcionar. Muitos dos usuários do Ubuntu são recém-saídos do windows e a partir daí eles podem caminhar por outras distros. Não faz sentido focar em outra distro que não tenha uma base de usuários como a do ubuntu. Pelo menos não em fase beta. Quem sabe no futuro aja suporte oficial para todos os debs e rpms. Se nunca houver, a comunidade sempre resolverá.

    Kripke (usuário não registrado) em 21/12/2012 às 10:40 pm

    @Laércio

    K.I.S.S.

    Tiago (usuário não registrado) em 22/12/2012 às 8:31 pm

    No dia que a Canonical perceber o quão estúpida é a instalação de software no Linux e resolver isso (eu acho perfeito o jeito da Apple), aí os usuários das outras distros pode sentar e chorar. Eu acho esse o principal problema do Linux atualmente.

    Vc não acha bizarro o jeito de instalar software no Linux? Então vamos instalar um software in natura no Linux: baixe a versão server do ubuntu ou do Debian, desconecte a rede, em outro computador, entre no site do Gnome e baixe a versão compactada do ambiente, DESINSTALE O APT-GET, a agora instale o Gnome. Ok, vou dar uma colher de chá, pode ficar na rede. Sem o apt-get vcs verão o inf3rno que é instalar software no Linux.

    Laércio (usuário não registrado) em 22/12/2012 às 10:32 pm

    @Tiago

    Você conhece o Chakra Linux? É uma derivação do Arch Linux, fortemente baseada no ambiente KDE, com uma proposta ousada: manter uma infraestrutura 100% livre de dependências do GTK.

    http://www.chakra-project.org

    Mas e aqueles softwares consagrados baseados em GTK, como Firefox, Chromium, GIMP, FileZilla, etc.? O pessoal do Chakra empacota estes softwares segundo um modelo de bundles similar ao conhecido no Mac OS X: uma imagem de disco squashfs com o software e todas as suas dependências GTK inclusas e completamente isoladas da infraestrutura do Chakra.

    Imagino que seja um modelo de empacotamento parecido com este que você deve estar imaginando…

Este post é antigo (2012-12-20) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.