Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


SOS Slackware

A campanha mencionada no post abaixo descreve os sintomas de dificuldades de obtenção de recursos para algumas das atividades do Slackware, as discussões a respeito, que abordam aspectos complexos, e conclui com um chamado simples: uma forma fácil de contribuir com recursos financeiros que cheguem diretamente ao projeto é comprar algo (ou fazer uma doação) diretamente na Slackware Store.

Enviado por Fabiano Saldanha (fabianoΘsaldanha·eti·br):

“Me deparei com a noticia publicada por Tom Nardi “SOS: Save Our Slackware?” e entendi que chegou minha hora de retribuir minha dívida com o Slack e com seu idealizador Patrick Volkerding. Comecei a me aventurar no utópico mundo do software livre utilizando a versão 3.9 do Slack e devo a esta distribuição minha paixão pela profissão e grande parte dos conhecimentos que tenho. Não há dúvida de que o Slackware esta passando por uma fase difícil. A maior prova disto é a indisponibilidade do site www.slackware.com Se você já usou Slackware e gastaria que distribuição mais antiga em atividade continue viva este é o momento certo para fazer uma contribuição. Fazendo uma doação comprando uma camiseta ou CD/DVD [store.slackware.com/…]” [referência: thepowerbase.com]

• Publicado por Augusto Campos em 2012-04-19

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    paolal (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 4:02 pm

    Agora além do Mandrivão, o Slackware também…

    Beto (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 4:11 pm

    Menos uma distro…
    A Canonical está fazendo uma verdadeira limpeza étnica no Linux.

    rogerio (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 4:33 pm

    Não entendi aonde a Canonical entra nessa história, acho que nem doações ela recebe

    Não é bem assim, senhores.
    O Mandriva está nessa por decisões erradas, e contrariar a comunidade que era, e espero que ainda seja, forte; e o Slack mantem sua postura desde o começo.
    Limpeza étnica não concordo, pois são públicos diferentes.
    O bom e o velho slack é e foi um grande professor para quem curte linux a fundo, acho que chegou a hora de retribuirmos.
    Vou ver dar minha contribuição com certeza…

    Stan (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 4:35 pm

    Engraçado… lembro claramente vários anos atrás uma entrevista do cara do Slack criticando as pessoas que diziam para ele criar uma conta no paypal para receber doações. Ele disse que não precisava de esmolas, que estava muito bem vendendo os cds e tal… rs
    Slack teve uma importante muito significativa, mas seu tempo já passou…

    willian (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 4:41 pm

    [1] To escrevendo de que sistema agora adivinhem?
    [2] Troquei o ubuntu por que sistema adivinhem?
    [3] Vou entrar em um site e fazer uma doação para quem agora adivinhem ?
    respostas: for i in range(3): print str(i) + ” – Slackware”

    André Luiz (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 5:11 pm

    Valor afetivo à parte, acho natural que essa ou aquela distro acabe se extinguindo. É exatamente como na evolução das espécies; na competição pelos recursos do ambiente (alimento) só permanecem as espécies mais bem adaptadas — ou adaptáveis — ao meio ambiente. Outras, desaparecem. É a lei natural das coisas, ponto.
    Se o Slackware ainda tem vantagens competitivas perante as demais, ok, pode ser que ainda se mantenha; senão, um abraço…
    É como o panda gigante: ele pode ser ‘fofinho’, mas… não é um bom caçador, se alimenta de uma variedade pequena de plantas, e ainda por cima se reproduz muito pouco! Então, é uma espécie que caminha por ela mesma para a extinção sem a interferência do bicho homem…

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 5:17 pm

    “Deus do linux” que me perdoe, mas se fosse por essa distro e sua filosofia jamais usaria linux, “aprender linux” a fundo não é o objetivo de usuários domésticos, como me englobo nesse conjunto, o Slackware para mim nem fede nem cheira.

    Fernando (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 5:55 pm

    Acontece que distorceram a finalidade do Linux, que nao foi pensado pra ser usado pelo usuario leigo.

    Dai veio uma empresa encabeçada por um milionario ambicioso e criou espaço para o Linux nesse cenario, o que consequentemente, fez do Linux, a luz dos leigos, um “Windows diferente”.

    Sri_Dhryko (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 6:01 pm

    Daqui a pouco alguém se erguerá para dizer que o tempo do Debian já passou e que ele deveria dar lugar ao Ubuntu… Os comentários aqui estão ficando cada vez melhores! =D Nunca usei Slackware, mas sei que possui uma comunidade forte e tem o seu lugar ao sol, como todas as demais distros. Por isso, merece respeito. Desde a crise econômica de 2008 tenho visto pedidos de socorro de distros por aqui, o que significa que a crise atinge a todos, independentemente de ser distro de um homem só ou uma corporação. E as declarações do tipo “por mim morre” só mostram o quanto os usuários GNU/Linux que comentam aqui só enxergam o próprio umbigo. Lembrem-se: a riqueza de Mark Shuttleworth não é infinita e o Ubuntu não se sustenta sozinho.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 6:12 pm

    @Beto

    O que tem a ver?

    E sim, me orgulho de ter começado no Slack, compilado meu primeiro kernel 2.6 nele, quando o 2.4 ainda bombava, apenas pra fazer minha placa de áudio da ASUS funcionar. :)

    Conhecimento = Conhecimento++

    Arpoador (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 6:43 pm

    Não sei usar o Slack e confesso que não tenho curiosidade. Também é fato que esta distro tem muitos fãs e eu os respeito por essa liberdade de escolha. O momento talvez não seja bom e somente o tempo dirá o resultado desta dificuldade. Mas o que o Ubuntu tem a ver com isso? Tem gente por aqui presa num “mundinho” bem pequeno, com medo das alternativas presentes e de uma evolução natural. Proponho um manifesto para a manutenção das máquinas a vapor que deram início à revolução industrial…

    Arpoador (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 6:44 pm

    A Argentina encampou a YPF espanhola. Culpa da canonical é claro…

    Arpoador (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 6:46 pm

    Ah, vou contribuir com o Slack!

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 6:57 pm

    O Slackware pode ser uma distro antiga, até mais que o Debian, foi a distro que me ensinou o be-a-bá do mundo Linux/Software Livre, mas o fato de ser antiga não significa ser velha, antiquada ou ultrapassada. O kernel e o ambiente gráfico, que é a parte que abstrai o backend para o usuário é tão moderno quanto o de qualquer outra, então, vamos pensar um pouco antes de falar besteiras como o final do comentário do @Arpoador. E mais, achar que o Ubuntu é a “jóia” lapidada do mundo Linux, é de uma arrogância digna de um imbecil.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 7:23 pm

    Me parece que os caras não têm nem o cascalho do Server e do domínio…Muita gente aproveita esses momentos para jogar suas pás de terra em cima do Slackware. Mas, lembremo-nos, que é díficil e arriscado usar Ubuntu em missões críticas. O que dizer então das distros de fundo de quintal? Com relação a Slackware, Debian e Red Hat, há uma segurança maior devido a robustez.

    O grande problema do Slack é o Patrick Volkerding. Explico: Ele já está há muito tempo a frente do projeto, passou por uma enfermidade grave e continua no projeto…Há um desgaste natural… e quando Patrick sair, a distro acaba?

    Jedy (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 7:47 pm

    Como tem gente que fala besteira, o Slackware tem uma comunidade de usuários tão grande, que se cada usuário no mundo comprar 1 camiseta agora lá na loja virtual, o Patrick Volkerding “enche o bolso”! KKK. Santa Ignorância. O pessoal parece que só lê o título, ou lê superficialmente, o Slack nunca precisou de 1 centavo até agora, e só agora eles tão precisando, ao contrário do Ubuntu que nasceu com a retaguarda bancária de um milionário! Prestem atenção antes de postarem pra não falarem m**** ok?
    PS* Eu fui roubado, tinha um notebook com uma configuração boa rodando opensuse, e meu primo vendo minha cara de chorão, me deu um celeron com 256 de RAM, adivinha o que eu vou instalar nele pra ficar rapidão?? Slack nele, é muito mais rápido, até mesmo com KDE, mas vou usar um gráfico bem mini, pra ver o celeron voar! Abraços

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 8:02 pm

    “Mas, lembremo-nos, que é díficil e arriscado usar Ubuntu em missões críticas.”

    É, porque ?

    Hoje mesmo saiu anúncio da HP que o Ubuntu 12.04 vai ser homologado para uma família de servidores deles.

    Spif (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 8:17 pm

    Servidores HP. Certo. Volta aqui quando você estiver usando hardware de gente grande.

    “Mas, lembremo-nos, que é díficil e arriscado usar Ubuntu em missões críticas.”

    Linux para Missões Críticas é o Red Hat, que é suportado pelos melhores fabricantes e dá suporte dedicado.

    alves (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 8:38 pm

    Uso o Slackware deste 94 e comprei umas três vezes o CD de instalação. Não vejo sentido em esperar para receber CD/DVD da distribuição recentemente, não com a rede disponível. Agora que o projeto está recebendo doações é possível fazer uma contribuição regular com o projeto. Nunca concordei muito com as argumentações do Patrick em rejeitar doações.

    Jedy (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 8:39 pm

    Não se esqueça do Suse Enterprise Server, grandes corporações utilizam “também” este S.O. tanto em baixa quanto em alta plataforma ;-)

    Karlysson (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 8:42 pm

    uso linux desde 1996, desde la ja testei varias distros e me apaixonei pelo slack, vou contribuir com o slack e fazer tudo mais que poder para que essa distro continue dando vida varios maquinas ao redor do mundo!

    comunidade slack vamos nos unir e manter nosso amado slack vivo!!!

    Nícholas André (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 9:04 pm

    Limpeza étnica? Se for pra fazer limpeza étnica e matar alguêm, não será o Slackware que deve ser morto. Já fiz minha contribuição!

    Slackware não vai morrer, disso tenho certeza.

    Arpoador (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 9:18 pm

    @ Marcelo Mendes, primeiro parabéns, também me chamo Marcelo. Segundo; iniciei no linux com o Mandriva. Terceiro; na minha máquina tenho Debian e Ubuntu. O debian é uma jóia (na minha opinião), Gosto do Ubuntu pela ousadia em quebrar paradigmas. Quarto; não uso o Slack, mas vejo com que amor os usuários o tratam e isso eu respeito, tanto que vou contribuir. Quinto; aonde você leu nos comentários que o Ubuntu é uma jóia? Sexto; isso é um post do Slack, e não do Ubuntu, e se o Ubuntu, hoje em dia é melhor gerenciado que outras distros, parabéns para ele! Sétimo; uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Achar o que eu acho é sim arrogância. Minha crítica é somente sobre as críticas de alguns leitores que não enxergam uma evolução tecnológica e administrativa no mundo linux, tão bem explicada pelo @André Luiz. Se ofendeu com algo? Ajude o Slack!! Ajude o Mandriva!! E me diga: onde você leu que o Ubuntu é “uma jóia”?

    danilo (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 10:09 pm

    Bom eu que usei o Slackware desde quando comecei com linux até uns poucos meses atrás, já fiz minha doação. Achei que devia, sempre tive vontade de comprar alguma coisa na loja, mas o frete é um absurdo, portanto fiz minha doação. Apesar de tudo, eu nem sabia que o projeto tava indo mal das pernas, pq na lista brasileira de e-mail do slackware, não me recordo de alguém tocando nesse assunto. Uma pena mesmo, espero que o projeto continue. Vida longa ao Slackware!

    OBS: Não, eu não mudei pro ubuntu!

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 10:23 pm

    Caro Arpoador, nem quero gerar um flame aqui, mas veja, como está escrito no meu comentário, citei o *final* do seu comentário, que particularmente achei infeliz, a parte do Ubuntu ser a “jóia” lapidada do mundo Linux eu escuto a todo momento, muitas vezes seguidas de comentários depreciativos sobre ourtas distros, as vezes não com essas palavras (apesar de já ter ouvido). Hoje uso Debian, advogo o Debian para os outros, acho ele a verdadeira “jóia” no mundo Linux *para mim* mas não tento essa visão goela abaixo de ninguém.

    Por último, onde você leu que associei alguma coisa do Ubuntu ao seu comentário? :P

    Evandro Jr (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 10:24 pm

    Slackware dava o maior tesão de usar. Tudo é feito com muito carinho e funciona otimamente.

    Os arquivos de configuração vem todos comentados explicadinhos, nem precisa de manual! É um trabalho artesanal incrível.

    Compilação a partir do código fonte… Só pelo slackware os outros se debatiam e o slackware compilava tudo! Parecia mágico.

    É muito supreendente como apenas um pequeno grupo conseguia fazer um produto melhor que os grandes. Dava nojo usar red hat ou conectiva (eccca).

    Pergunta: Porque deixei de usar? Me entreguei ao modismo e queria os pacotes mais atualizados possíveis. Conclusão: A versão mais nova não paga o preço da perfeição que ele oferece.

    Quem ler isso aqui deve achar que sou louco. Só usando slack para entender do que estou falando.

    Saudades dele… Vou colocar no meu servidor de casa.

    Arpoador (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 10:40 pm

    @ danilo – “…OBS: Não, eu não mudei pro ubuntu!” Rsrsrsrsrs

    Francisco Ambrozio (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 10:52 pm

    Pergunta que não quer calar: o pessoal que comenta por aqui realmente lê a referência do post?

    Arpoador (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 10:56 pm

    @ Marcelo Mendes, xará, num ambiente democrático toda discussão é válida, principalmente se construir algo. Gosto do espaço Brlinux justamente por isso. Minhas ironias são pelo fato de um post sobre o Slack, haver comentários maldosos para com o Ubuntu. O foco da notícia foi outro, foi sobre o andamento do projeto Slackware. Este espaço deveria promover uma mobilização dos usuários para fazer algo. Eu li limpeza étnica por aqui…e não é bem assim. Li também comentários excelentes sobre o tema e leitores preocupados com a situação. Agora acredito que ninguém empurra nenhum tipo de visão goela abaixo de ninguém. São opiniões apenas, como você e eu, advogamos pelo Debian. Quando associei o seu comentário sobre o Ubuntu ao meu nome foi justamente por eu, apesar de ser um fanzaço do Debian, ter defendido o Ubuntu naquele momento, e isto foi bem claro. Abraços

    Arpoador (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 10:57 pm

    “Pergunta que não quer calar: o pessoal que comenta por aqui realmente lê a referência do post? (2)

    bala@juquinha.com.br (usuário não registrado) em 19/04/2012 às 11:53 pm

    Seguuura na mão do Patrick,
    seguuura na mão do Patrick,
    seguuura na mão do Patrick
    e vai!…..

    Mandriva, Slackware… quem será a próxima?

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 12:45 am

    bala@juquinha.com.br, uma dose diária de humor.

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 1:02 am

    “Slackware dava o maior tesão de usar. Tudo é feito com muito carinho e funciona otimamente. Os arquivos de configuração vem todos comentados explicadinhos, nem precisa de manual! É um trabalho artesanal incrível.” Isso é uma verdadeira declaração de amor. Ninguém jamais falaria a mesma coisa sobre um Windows, mas estamos numa comunidade de Linux e software livre, e as coisas por aqui são apaixonantes mesmo.

    Uma das maravilhas desta comunidade é a diversidade de opções: do mais leigo ao mais geek, do mais doméstico ao mais empresarial, todos são atendidos e satisfeitos.

    Eu uso Ubuntu e com certeza vou contribuir para o Slackware. Nunca usei o Slack, mas sei que seria uma enorme perda.

    Paulo (usuário não registrado) em 20/04/2012 às 1:21 am

    Sempre preferi Debian, usei pouco o slack e não gostei, mais como já diseram, ele tem seus méritos e é uma grande distro com uma enorme comunidade, então vida longa ao slack.

Este post é antigo (2012-04-19) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.