Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Sony lançará aparelho com Google TV no Brasil até o final do ano

A plataforma Google TV é construída sobre o Android e o Chrome, e este primeiro aparelho da Sony ainda não tem preço anunciado para o Brasil, embora custe US$ 200 nos EUA.

Via idgnow.uol.com.br:

O produto da Sony, modelo NSZ-GS7, roda a versão 2.0 do software Google TV, que é um derivado do Android já usado em tablets e smartphones. Com o software, o usuário pode navegar na web usando o Google Chrome, assistir vídeo em serviços de streaming como You Tube e Netflix, e baixar e instalar aplicativos feitos sob medida para TVs usando o serviço Google Play.

Via tecnologia.ig.com.br:

A Sony anunciou hoje que lançará, até o final do ano, seu primeiro produto com Google TV no Brasil. Trata-se de um set-top box chamado Internet Player Sony que, quando conectado à TV, permite ao usuário acessar a plataforma do Google para TVs, baixar aplicativos e navegar na web usando uma versão do navegador Chrome. O preço sugerido do produto no Brasil ainda não foi divulgado pela Sony.

(…) A Sony foi uma das primeiras empresas a apostar na plataforma Google TV. A empresa lançou os primeiros produtos pouco antes do final de 2010, ao mesmo tempo em que a Logitech. Os produtos, no entanto, receberam críticas após os primeiros meses do lançamento, já que o produto foi considerado só para fãs de tecnologia, devido a interface e controle remoto complicados. (…)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-06-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Spif (usuário não registrado) em 26/06/2012 às 9:44 am

    Dependendo do preço, pode ser uma má compra.

    Qualquer tv Smart faz isso, e o preço é até bem acessível, ao ponto de que mais vale você comprar uma TV com várias polegadas a mais, do que comprar uma TV inferior e um aparelho desses.

    Marcelo (usuário não registrado) em 26/06/2012 às 10:57 am

    O problema de ser Sony é que ele vai vir com o DRM Cinavia.
    Nesse caso (media player) prefiro os chineses WDTV

    anderson freitas (usuário não registrado) em 26/06/2012 às 11:42 am

    Com DRM,sem chance.

    marcon (usuário não registrado) em 26/06/2012 às 12:20 pm

    Marcelo

    Mas alguem pode fazer uma app para rodar no Google TV que nao siga a DRM.

    Becker (usuário não registrado) em 26/06/2012 às 12:25 pm

    Se seguir a mesma formação de preço do resto dos eletrônicos que a Sony vende aqui vai custar uns R$2.000… e vai culpar o governo que é por causa dos impostos.

    Porfírio (usuário não registrado) em 26/06/2012 às 12:51 pm

    TV com Android = Muito legal.

    Mas vou esperar um pouco até os outros fabricantes entrarem na briga.

    Cova Tenebrosa (usuário não registrado) em 26/06/2012 às 1:31 pm

    Vindo da Sony, isto vai custar quatro a cinco vezes do valor em dólar.

    Porfírio (usuário não registrado) em 26/06/2012 às 1:42 pm

    Olha, eu realmente não gosto da Sony por inúmeros motivos, mas porque ela venderia mais barato nos EUA, que é um mercado mais forte que no Brasil? Não faz muito sentido.

    Os preços de tecnologia importada no nosso país ficam todos altos (mesmo que a gente não tenha lá muito mercado interno pra proteger, fazer o quê?), isso não é exclusividade dos produtos da Sony.

    Rafael (usuário não registrado) em 26/06/2012 às 2:30 pm

    me diz o que não é superfaturado com a ganancia dos lojistas e os impostos absurdos?! até produtos que sao fabricados aqui e vendidos em outros paises sao mais baratos la do que aqui.

    Spif (usuário não registrado) em 26/06/2012 às 4:04 pm

    Porfírio esse produto nem faz sentido, pra começar. You Tube e Netflix qualquer televisão smart pega.

    italo (usuário não registrado) em 26/06/2012 às 7:16 pm

    Alguém sabe se vai funcionar os apps de streaming ??? netflix e outros ???

    Usei uma google tv da sony no USA e não sei como vivi sem ela até hoje… não tive oportunidade de mexer em outras smart tv tão completa quanto ela… fora praticidade de ter o google chrome ali para acessar a web…

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 26/06/2012 às 10:08 pm

    Qualquer coisa é melhor que o APPLE TV.

    Creio que a vantagem de ser Android é que poderá rodar apps Android, óbvio.

    Eu comprei recentemente uma SmartTV da Samsung, têm aplicativos para YouTube, Netflix, etc., só não vi nenhum browser lá, se fosse um Android haveria diversas opções de browser para baixar, presumo.

    Tb tenho uma FoolTV da Samsung e pretendo colocar meu netbook (que está com a LCD danificada) para fazer as vezes de cérebro da TV. Vou usar alguma distro GNU/Linux, entretanto se o Android se revelar mais prático e versátil colocarei o Android x86 nele.

    Aliás cadê os devs se mexendo, no Android dá para rodar Ubuntu, já no Ubuntu não dá para rodar apps Android, não entendo qual a dificuldade grande em se fazer isso.

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/06/2012 às 11:35 am

    @Xinuo, seria possível sim rodar apps (uma parte deles, ao menos) Android dentro do Ubuntu. Para isso vc precisaria de usar um kernel igual e uma camada de compatibilidade que desse a um “motor Android” acesso aos drivers do sistema.

    Uma questão mais complicada seria a da tela. Vc gostaria que os apps rodassem em janelas, presumo. Mas o motor do Android tentaria usar por padrão a tela toda.

    Nada que um trabalho de customização por parte do talentoso time da Canonical não resolvesse, enfim. Mas eles estão focados em saber o contrário, ou seja: o projeto Ubuntu4Android.

    Eduardo Martins (usuário não registrado) em 27/06/2012 às 1:05 pm

    @Porfírio,

    Para apps puramente Java é bem mais fácil que isso. Bastaria criar um conjunto de classes que substituísse as originais do backend gráfico e de entrada/saída do Android de forma a mostrar a tela do aplicativo em uma janela.

    Agora para apps que usem NDK/JNI é mais complicado, pois hoje a maioria dessas apps é compilada apenas para arquitetura ARM, e portanto há a necessidade de ter um qemu rodando por baixo. A última versão do NDK vem com suporte oficial a arquitetura MIPS, mas eu não testei ainda, então não sei se ela só compila para MIPS se você pedir ou não. Talvez em uma versão futura do NDK (ou talvez a atual já faça isso e eu não saiba) ele já monte o .apk com diferentes versões dos arquivos .so para cada cada arquitetura (ARM, MIPS e x86).

    Uma vez que as apps venham com todo o código nativo suportando a arquitetura da máquina na qual ela será executada (por exemplo x86), o mais indicado seria fazer hacks de ld-loader para carregar um conjunto de libs compatíveis com Android em vez das libs do sistema, aí dispensaria ter de rodar um kernel especial (já que nenhuma app, a menos as que precisam de root, acessam diretamente recursos do kernel).

    Porfírio (usuário não registrado) em 27/06/2012 às 1:25 pm

    “Bastaria criar um conjunto de classes que substituísse as originais do backend gráfico e de entrada/saída do Android de forma a mostrar a tela do aplicativo em uma janela”

    Poxa, @Eduardo Martins, eu não sou programador profissional, mas eu cheguei a dar uma olhada nesses códigos de E/S (teve uma discussão sobre os fontes – aqui no BR-Linux, diga-se de passagem – fiquei curioso e resolvi baixar). E me parece muita coisa! Se vc achou fácil, tu é um cara produtivo pacas… ;)

    E tem outro ponto no complicômetro: Tem que implementar a “cola” entre a API do Android e o gerenciador de janelas no X pra mostrar a app em uma janela. Se eu não me engano, tem de mexer em C pra fazer isso.

    Interessante a informação que vc deu a respeito do suporte NDK ao MIPS. Tenho ficado bem curioso com essa geração de processadores e tô estudando a compatibilidade deles com o Linux.

    (Acho que as máquinas chinesas serão a cura contra os malignos travadores de boot!)

    Mas muito poucas apps são compiladas especificamente para uma arquitetura, certo? Não seriam só os tocadores de mídia que precisem de acesso aos codecs nativos e os jogos escritos em baixo nível?

    Vlw e []s!

Este post é antigo (2012-06-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.