Software livre é usado em 48% das microempresas no Brasil, diz IBGE
Via g1.globo.com:
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quinta-feira (13), revelaram que 48,3% das microempresas brasileiras usaram softwares livres em 2010. Porém, apenas 3,3% delas desenvolveram seus próprios programas.
A pesquisa sobre o “Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Empresas” mostrou ainda que 96,6% das microempresas (de um a nove funcionários), que têm computador, utilizaram programas prontos para uso.
A TIC-Empresa ainda revelou que, entre as empresas de maior porte, 95,1% adotaram pacotes prontos para uso e 49,5% utilizaram softwares livres. Apenas 8,5% delas declararam desenvolver seus próprios programas. Já 52,4% das empresas com 500 funcionários ou mais afirmaram desenvolver seus próprios softwares.
É preciso saber se são mesmo *software livres* ou *softwares gratuitos*. Geralmente os jornalistas não sabem a diferença. E um software desenvolvido pela própria empresa também pode ser livre.
Estatística furada.
Hoje todo mundo usa software livre e proprietário juntos.
Não tem como ignorar um ou outro. Logo, essa estatística se torna sem sentido.
Concordo ícaro.
Desses 48% no minimo 30% usam aqueles famosos softwares(controles de estoque/caixa gratuitos,fechados e feitos em Delphi :( ),aplique o mesmo percentual ou mais de usuarios do pacote Office devidamente ‘crackeado’.
‘Pirataria’e falta de visão/investimento acho que define bem a situação relativa a software em microempresas no Brasil.
Quase toda empresa usa software livre: Firefox.
Cria-se um decreto onde a fiscalização começasse a verificar os softwares das empresas, e veremos quais ficariam tranquilas (seja com proprietário e suas licenças adquiridas e as que utilizam SL) e as que estariam num estado de desespero/preocupação, devido a situação irregular independente do grau de irregularidade. (situação hipotética)
@Rafael intervenção/fiscalização estatal não acho que seja o caminho.
Aumentar o poder do estado = aumentar as despesas com funcionarios publicos, abrir brechas para corruptos.
Não vejo solução para isso a curto prazo.
Jornalista pode até não saber a diferença entre software livre e software gratuito.
No entanto, a pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Empresas foi feita pelo IBGE (que entende do assunto), e não por jornalistas (que só repetiram os resultados do IBGE).
@Joaquim Mariano
Só vem a confirmar que realmente eu vivo em um mundo paralelo ao dos números do IBGE. Já que não é isso que observo por essas bandas.
Isso é meio duvidoso… Quais os critérios? Quem respondeu a pesquisa?
Eu trabalhei com empresas que eram nazistas pela MS, mas usavam software livre em vários subsistemas e como parte de algumas soluções.
Mas quem disse que usar software livre = usar Linux? Hoje eu trabalho num Windows, mas…
- suite Office: openOffice
- ide: eclipse
- linguagem : Java
- servidor: tomcat
- lib: richfaces
- editor de texto plano: notepad++
- comunicador instantâneo : pidgin
- browsers: Firefox
Como eu posso responder a uma pesquisa dessas dizendo que não uso software livre? Eu só uso software livre. Achar que para ser usuário de SL tem que ser usuário Linux é ser muito radical.
Já repararam a quantidade de desenvolvedores de Software Livre que usam Mac? No mundo Java então, nem se fala, quase todos tutoriais mostram uma janela do Mac OSX. Reparem aqui mesmo no blog quantos software se apresentam rodando no Mac.
@Tiago
Acho que a pesquisa se refere a softwares como ERP,CRM,CEST,etc..
Voltados a negocio. Já que a mesma diz:
“..apenas 3,3% delas desenvolveram seus próprios programas.”
Elas desenvolvem sua propria suite office, browser?
Carrefour = Unysis Calypso e TP Linux (Incluindo servidores e o Banco de dados é o PostGree), Extra=Itautec SIAC. Todos rodam virtualizados por Citrix, etc… Tem empresa que realmente usa + de 90% da estrutura em Linux. Sistema Operacional: CentOS5
Corrigindo, *PostGre SQL
Não conheço outras, mas sei que o único sistema que aguenta nestas é o Linux;.