Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Sete novos recursos no Ubuntu 12.04

Via idgnow.uol.com.br:

Os desenvolvedores da Canonical lançaram no último dia 02 de março o primeiro beta do Ubuntu 12.04 “Precise Pangolin”, a próxima versão de uma das distribuições Linux mais populares da atualidade.

(…) Entre as mudanças inclusas neste primeiro beta estão ajustes no sistema de gerenciamento de energia, o que permite uma economia considerável em algumas máquinas, e um novo tamanho para o disco de instalação, agora com 703 MB “para espremer cada bit de software possível dentro da imagem de disco”, disse Stewart.

Quem quiser experimentar o Ubuntu 12.04 Beta 1 já pode baixá-lo no site oficial do projeto. Lembrem-se de que esta é uma versão beta: o software ainda está em desenvolvimento, bugs são esperados e seu uso não é recomendado em máquinas “de produção”, ou seja, aquelas das quais você depende no dia-a-dia. Aqui estão alguns de seus principais destaques.


• Publicado por Augusto Campos em 2012-03-07

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Marcos (usuário não registrado) em 7/03/2012 às 8:23 am

    Não entendo porque precisa de caber em um CD. Faz anos que a maioria das máquinas já vem com leitor de DVD, a não ser pelo tempo de download, não vejo motivos pra ter tanto trabalho em manter uma distro tão enxuta.

    Glauco (usuário não registrado) em 7/03/2012 às 8:42 am

    Marcos, o que a Canonical alega é que não é mais para caber em um CD, eles só mantém este tamanho para evitar encher de aplicativos “desnecessários”.

    Fábio Lima (usuário não registrado) em 7/03/2012 às 9:30 am

    Não tem nada a ver com suposta compatibilidade com máquinas antigas que tem apenas leitor de CD, mesmo porque máquinas antigas assim terão dificuldade em rodar software moderno.
    Na verdade, muito além do fator “facilitar o download para usuários com conexões lentas”, um limite de tamanho da iso é um interessante exercício de buscar sempre manter a distro limpa, leve e universal (não trazer app que atenda apenas a um nicho).

    Lucas (usuário não registrado) em 7/03/2012 às 9:52 am

    Tenho medo do HUD! Fora isso são poucas as novidades, mas parece que a comunidade busca estabilidade na nova versão, o LibreOffice 3.5 ainda não usei…

    kakaroto_BR (usuário não registrado) em 7/03/2012 às 10:44 am

    Usar emacs junto com o HUD não dá.

    anderson freitas (usuário não registrado) em 7/03/2012 às 6:10 pm

    O que eu sinto falta é usar uma distro e não tem um gerenciador do estilo do Konqueror não é aquela esponja de limpeza mais tem 1001 utilidades que nem o dolphin chega perto.

    HeDC (usuário não registrado) em 7/03/2012 às 6:44 pm

    O que faz falta é algo PRÁTICO para se copiar p/ um cartão flash ou pendrive, sem complicações, direto da Web como se faz p/ CD. Tipo “imagem bootável p/ FlashRAM (pendrives e cartões de memória)”.
    CD, DVD… podem ser bons p/ becape durável (mídias de qualidade, claro!), mas são coisas EXTREMAMENTE toscas p/ usar.

    Leandro Santiago (tenchi) (usuário não registrado) em 7/03/2012 às 8:44 pm

    Sinceramente achei muito pouco diferente da versão anterior. Sério. Não mudou coisa alguma, não algo que um usuário normal esperaria. Se bem que, sendo um LTS, não dá pra esperar “revoluções”.

    Falando em revoluções, não achei HUD tudo isso não. Ele não funcionou bem no firefox, pela imagem que baixei (daily build de hj). Não achei muito prático, embora os menus “tradicionais” continuam lá, o que é bom. Também não há suporte para o libreoffice, mas isso é coisa já antiga, pois nem o appmenu funciona com o lo, pois nem a extensão lo_menubar foi considerada estável para entrar nuam instalação padrão, o que é ruim para a imagem da canonical que não está investindo no LO, ao que parece.

    Espero que a melhorem o HUD nas próximas versões, pq atualmente ele não parece uma revolução (se bem que não gosto revoluções, pq sempre aparece um barbudo querendo mandar em todo mundo :-)).

    Ah sim, foi só comigo que aconteceu de a barra do unity ficar sempre visível? Fica horrível na tela de um netbook. Tive que instalar o ccsm e configurá-la para autohide.

    o Unity está melhorando, mas há várias coisas que ele pode copiar do gnome-shell (como o botão X de fechar as janelas no modo expose), bem como aposentar o botão minimizar. Não faz sentido minimizar janelas nos tempos atuais. Eu mesmo aposentei o minimizar e o maximizar do meu KDE há anos e não sinto falta. Minimizar/maximizar é coisa de windows da década de 90, quando não havia ideias atuais como desktops virtuais, etc.

Este post é antigo (2012-03-07) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.