Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Seleção de lentes para o Unity

Enviado por Julian Fernandes (hitoriixΘgmail·com):

“Embora muitos não gostem do visual do Unity, devemos admitir que uma coisa é indiscutível: sua funcionalidade. Quem sabe utilizar essa poderosa ferramenta sabe do que estou falando.

A interface tem ganhado diferentes atualizações e funções, aumentando e revolucionando a experiência do usuário. Mas você sabia que há maneiras de adicionar ainda mais funcionalidades a ele? Isso é possível através das lentes do Unity.

Então que tal dar uma conferida nessa seleção de lentes que o blog Ubuntu-BR-SC fez?” [referência: ubuntubrsc.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2012-06-08

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Manoel Pinho (usuário não registrado) em 8/06/2012 às 10:24 am

    Mas eu acho que as críticas ao Unity são justamente quanto à funcionalidade e praticidade, não ao visual…

    Outro dia instalei o Ubuntu 12.04 numa máquina virtual para dar uma olhada e, sinceramente, até com KDE 4 instalado dos repositórios oficiais (o mesmo que e usado pelo kubuntu, que nunca foi a melhor distribuição com KDE) o sistema ficou muito mais funcional. O mesmo aconteceu quando instalei o Cinamon e o Mate do Linux Mint.

    Não sei porque a Canonical insiste tanto no Unity. A idéia pode ser até interessante para tablets, mas para desktops simplesmente não é nada intuitivo ou útil. Era mais fácil admitir isso e criar 2 versões.

    Glauco (usuário não registrado) em 8/06/2012 às 11:51 am

    Manoel Pinho, eu discordo de vc, o Unity é apenas diferente dos outros, utilize ele por 3 dias consecutivos que vc se acostuma e até vai achar mais produtivo que os outros ambientes.

    Também acho que o Unity é a interface mais produtiva que temos hoje, ainda não testei o Metro, mas acredito que o Unity seja melhor.
    Só não migro para o Unity pois gosto d+ do XFCE.

    Joelson (usuário não registrado) em 8/06/2012 às 12:36 pm

    O Unity é bom, só precisa consumir menos recursos da maquina e rodar mais naturalmente, ou seja com fluidez.

    Para mim o XFCE é o ideal pois não onera o processamento do computador com firulas quem não estou utilizando por completo. E ainda os programas rodam mais rapidamente.(eclipse, FireFox, Filezilla, …etc.)

    Perder processamento no geral é um preço meio caro para ganhar um pouco de produtividade, que acaba sendo prejudicada por uma maior ocupação do processador.

    Arpoador (usuário não registrado) em 8/06/2012 às 2:05 pm

    Acho o Unity bom. Depois de uma semana já não sentia falta do Gnome 2.

    Eng. (usuário não registrado) em 8/06/2012 às 2:51 pm

    Manoel Pinho o engenheiro de usabilidade. kkkkk

    foobar (usuário não registrado) em 8/06/2012 às 3:57 pm

    NOT para o Unity.
    Visa economizar espaço em tela quando a tendência natural é a resolução aumentar.

    Porfírio (usuário não registrado) em 8/06/2012 às 6:23 pm

    @Glauco: “o Unity é apenas diferente dos outros, utilize ele por 3 dias consecutivos que vc se acostuma e até vai achar mais produtivo que os outros ambientes.”

    Eu sou exemplo de quem fez isso, @Manoel Pinho, e foi o que de fato aconteceu. O Unity tem sido confortável e intuitivo, de forma que não volto mais para o Gnome ou KDE. Só mantenho o Xfce e o WM na máquina em caso de ter de rodar algo realmente pesado.

    Porfírio (usuário não registrado) em 8/06/2012 às 6:27 pm

    kkkkkk! “Unity P0rn Lens”! LoL!!!!!!!!!!!!!!

    KVM (usuário não registrado) em 8/06/2012 às 8:05 pm

    Parem de ser fan boys da Canonical ! O unity foi criticado até pela MAIORIA dos antigos usuários do ubuntu !

    Engraçado é que a Canonical enfiou goela abaixo o Unity e os fan boys engoliram e ainda acharam gostoso. Os fan boys do ubuntu estão ficando cada vez mais parecidos com os fan boys da Apple. Aliás, a Canonical sonha em ser a Apple e o Ubuntu sonha em ser um macosx. Até os fan boys são semelhantes.

    KVM (usuário não registrado) em 8/06/2012 às 8:09 pm

    Vejam como o linux mint está na frente do ubuntu em termos de popularidade no distrowatch: http://distrowatch.com

    Isso é uma prova de que a maioria dos antigos usuários do ubuntu não estão satisfeitos com o ubuntu e por isso procuraram o mint como alternativa. Quem disser o contrário está sendo mentiroso. Pode agradar vocês e alguns poucos usuários, mas não a maioria.

    rogerio (usuário não registrado) em 8/06/2012 às 10:04 pm

    @KVM
    Cara nunca levei a sério os numeros do distro watch, mas sempre os observei, antes do unity voce via o ubunto variando enre +3 -1 ponto ao dia e até a décima posição sempre na mesma toada para todas as distros, o que ma parece normal, depois desse bafafa todo que vejo um discrepância muito grande, podem observar, o mint cresce SEMPRE entre 10 e 15 pontos, no começo o ubuntu teve até uma tendencia de perder 3 pontos por dia, mas logo se estabilizou e manteve a mesma toada, assim como as demais distros. Ai baseado nessa simples analise eu lhe pergunto,
    1)se o Unity fosse tão ruim, eu por exemplo, iria de debian por gostar de pacotes .deb, penso que a maioria dos usuários insatisfeitos iriam se pulverizar pelas grandes distros não só no clone do ubuntu, os números da distrowatch não mostram isso.
    2)Conheço pessoalmente pelos menos uma centena de usuarios linux, de diversas distros, tem até quem odeie o ubuntu,mas não conheço ninguém que use o mint, caraca se ele dobra todo dia de popularidade, não seria muita conincidência que não conheça ninguém que o use? e olha que boa parte dos que conheço adoram ficar testanto e trocando de distros.
    3)A conclusão para mim, ou tem um robozinho de algum fãboy do mint ou inimigo do unity distorcendo estes valores ou pessoal da distrowatch é fã.

    Em tempo, ja atingi a marca de 15 new users de linux, todos com ubuntu unity, vindo do windows, cofesso qua alguns estranharam no começo, mas 10 deles não trocam hoje pelo windows. e ja fiz dois usuarios que não gostavam testarem e darem uma segunda opinião um adotou o Unity outro reduziu as criticas.
    Analise os numeros do distrowatch, me de sua versão das distorções e me mostre o mentiroso.

    Bruno (usuário não registrado) em 8/06/2012 às 10:11 pm

    Antes eu não gostava do Ubuntu, achava pesado e depois do Unity ai que não queria usar mesmo. Mais a pouco tempo, meu Debian tava me dando problemas (graças as minhas esperiências “malignas” XD ), então resolvi testar o 12.04. Depois de dois dias de esperiência, me apaixonei. Muito bom, facil de usar, não troco tão cedo.

    Maximiliano10 (usuário não registrado) em 8/06/2012 às 11:29 pm

    O cidadão vem na maior boa vontade, posta algo relativo a um recurso do Unity pra quem usa e gosta. Aí postagem atrai justamente quem não usa e não gosta.
    Ah,nemmmmmmm!
    Gente, qualquer cidadão usuário do Ubuntu tem todo o direito de odiar o Unity, trocar pelo kubuntu, xubuntu, lubuntu ou mesmo mudar radicalmente para outra distribuição que nem lembre derivação da família Ubuntu, plantar bananeira, imitar a xuxa na praça principal e etc e etc.
    Mas não há necessidade alguma de trolar postagens direcionadas às pessoas que gostam do Unity.
    Num passado não muito distante eu deixei de usar o Mandriva cujo ambiente padrão era o kde, odiei a proposta do kde assim que entrou na versão 4, nem por sai garimpando a web atrás de postagens relativas ao kde no intuito de transformá-las em muro das lamentações,eu simplesmente ignorava qualquer coisa relativa ao kde 4, parti para o Ubuntu sem choradeira e estou demasiadamente satisfeito com ele, amei o Unity tanto quanto amava o Gnome 2.
    Eu uso a distribuição que me agrada, independentemente que ela está em primeiro, em último ou nem apareça na distrowatch.
    Será que eu posso gostar do Unity? Será que eu tenho esse direito? ou será que pra não ser chamado de fanboy serei obrigado a fazer coro no muro das lamentações também? É muito difícil esse povo!

    cafecraft (usuário não registrado) em 9/06/2012 às 12:36 am

    Kra parem de choradeira… o sistema é muito útil e intuitivo, eu já me acostumei… o sistema é show de bola, alguns torcem o nariz quando usa…

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 9/06/2012 às 10:47 am

    Hmmm…Esse recurso de lentes é um cavalo de Troia. Assim como os novos recursos de busca do Google, ele te dá um monte de resultados falsos de conteúdo que você preferiria não ver. O pior é esse P0rn Lens. Você anexa ao seu Dash, conteúdo erótico! Simplesmente “P0rn addict” em estado puro, porque nem os onanistas mais viciados colocam p0rn diretamente no menu do sistema! Num ambiente de trabalho, isso é demissão justificada!

    Acho esses novos recursos apenas invasivos. Eu até gosto do Unity, muito do que falam dele é falso, como o suposto consumo exagerado de recursos, mas esse “lens”, a obsessão com computação em nuvem, a automatização exagerada, o envio quase ostensivo de relatórios de erro, colocam a distro em cheque, quanto a privacidade do usuário. Nesse sentido Ubuntu parece muito com Windows.

    Arpoador (usuário não registrado) em 9/06/2012 às 11:53 am

    Engraçado, fiz uma escolha pelo Unity, estou satisfeito e reparo que alguns leitores não gostaram do mesmo. Mudem!! Sou fanboy mesmo deste sistema simplesmente porque ele atende as minhas necessidades como o Mandriva já atendeu. O dia que eu passar a não gostar ou deixar de me atender mudo na hora. Isso é liberdade! Eu tinha um dual boot com Debian e Ubuntu, hoje tenho Ultimate e Ubuntu e amanhã ainda não sei.Já testei muitas outras e continuo mudando. A democracia prega o respeito às opiniões e escolhas. Não gostar eu até entendo, mais empurrar goela abaixo!!!!!!!! Pelo que lembro, eu ESCOLHI a distro que quis e baixei. Ninguém me obrigou. Outra coisa, fazendo umas contagens, conheço 26 pessoas usando o Ubuntu e NENHUMA usando o Mint…O Mint é ruim: NÃO! Tem gente colocando o que acha como uma opinião geral…

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 9/06/2012 às 5:50 pm

    Parece piada… Agora, qualquer menção ao Unity já gera um embate sobre funcionalidade, praticidade e estética. Não importa sobre o que trata o post: falou em Unity, as pessoas vestem a armadura e vão à guerra.

    Este post, coitado, é apenas sobre uma lente pornô: virou outro campo de batalha. Mas eu me divirto.

    E notei algo que está ficando recorrente: os testemunhos de conversão e fé, do tipo “No começo eu estranhei e não gostei, mas usei por alguns dias e agora não troco por nada. Não largo mais!”.

    Marcos (usuário não registrado) em 9/06/2012 às 8:31 pm

    hehehe
    Também não entendo o motivo de tanta gente porque não gostou do Unity querer entrar em tudo que é fórum querendo distruir quem discorde deles.

    Particularmente, gosto do Unity. Não achei nada revolucionário mas também não achei nada que me faça cortar os pulsos. Deve ser a idade, depois que a gente fica maduro, não liga mais pra guerra santa.

    maximiliano (usuário não registrado) em 10/06/2012 às 9:48 am

    Palavras do @Mariano: “Este post, coitado, é apenas sobre uma lente pornô”

    Não @Mariano,o post é sobre lentes (no plural), percebe-se isso lendo todo o texto antes de comentar.

    A lente pornô é só uma delas, foi falado sobre lente de notícias, lente de torrents, lente da Wikipedia, as lentes padrões que fazem busca de vídeo, música, mas como os críticos fazem “leitura seletiva” se é que ao menos leram, só enxergaram a lente pornô que obviamente não vem por padrão ( particularmente nessa de pornô não tenho o menor interesse) e como toda dica o usuário implanta sob sua conta e risco, alguém disse algo relacionado a lente pornô implantada em máquina de trabalho da empresa( que daria demissão e etc), lógico que daria demissão, mas o post foi direcionado às pessoas que tem seu próprio desktop ou notebook, se o cidadão não tem maturidade e bom senso suficiente pra saber onde ele poderia implantar tal lente, o problema é exclusivamente dele.

    Alguém aí qualificou as lentes de “cavalos de troia” por elas serem ruins de busca, se queria apenas dizer que o buscador das lentes é ruim eu concordo, realmente essa questão precisa ser mais trabalhada e aperfeiçoada, agora chamá-las de “cavalo de tróia” foi no mínimo uma gafe, já que cavalo de tróia é outra coisa completamente diferente e tem o intuito de espionagem, invasão e roubo de dados, nada a ver com a proposta do recurso.

    Maurício Tatsuya (usuário não registrado) em 10/06/2012 às 10:53 am

    Lendo vários comentários desse e do outro artigo sobre o jogo que terá desenvolvimento nativo para linux confirmado, começo a entender por que usuários finais tendem a preferir os outros so’s. Para entusiastas de um so que se diz Free como Liberdade e do código aberto Muitos de vocês não são nada libertários, aliás alguns de vocês parecem ter vindo direto da ditadura dos 70′s

    Desentupidora Esgolimp (usuário não registrado) em 10/06/2012 às 1:49 pm

    O Unity é, com certeza, a distro menos intuitiva, porém a funcionalidade dela é incrível mesmo!

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 10/06/2012 às 3:20 pm

    “Alguém aí qualificou as lentes de “cavalos de troia” por elas serem ruins de busca, se queria apenas dizer que o buscador das lentes é ruim eu concordo, realmente essa questão precisa ser mais trabalhada e aperfeiçoada,”

    Maximiliano, citei o Cavalo de Troia, n’ao os virus do tipo Trojan. Citei o animal mitologico, referente ao “presente de grego”. Continuo com minha opini’ao: “p0rn lens” ‘e furada e “anything” com lens, tambem.

    Joaquim Mariano (usuário não registrado) em 10/06/2012 às 5:50 pm

    Maximiliano, você tem toda a razão: o post é sobre algumas lentes, e não apenas sobre a Adult Lens. Eu inclusive já havia lido o artigo no Ubuntu-BR-SC antes mesmo de encontrar este post aqui, mas os comentários reforçaram demais a lente pornô e me equivoquei. ;-)

    De qualquer forma, a essência da crítica continua a mesma: um post que trata apenas de uma seleção de lentes virou outro campo de batalha sobre o Unity.

    Spif (usuário não registrado) em 10/06/2012 às 8:18 pm

    Principal problema do pessoal que usa Linux: Não sabem ficar feliz pelos outros. Tem essa vontade mesquinha de dizer “O seu é pior que o meu”.

    Pessoal, UNITY É PROBLEMA DO UBUNTU. Eles estão felizes assim, porque não deixam eles na deles?

    Segundo problema: PRECISAR dar uma opinião. Sobre qualquer assunto. Pode ser falando besteiras, mas precisa.

    O post é sobre Ubuntu, sobre Unity e tem uma dúzia de pessoas que não gostam nem de um, nem de outro, querendo se posicionar sobre o brinquedo alheio. Por quê?!? Vocês nem usam isso!

    Maturidade pessoal, isso que faz falta.

    Maximiliano10 (usuário não registrado) em 10/06/2012 às 8:54 pm

    @Bebeto. me perdoe então, quando vejo escrito “cavalo de tróia” só consigo associar ao mini-aplicativo malicioso.

    @Joaquim Mariano,pelo menos até o Unity se consolidar parece que sempre será assim, a turma do Windows que se prepare, pois o Metro do Windows 8 também será motivo de muito mimimi tanto quanto o Unity do Ubuntu.

Este post é antigo (2012-06-08) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.