Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Richard Stallman critica a decisão da Canonical de exibir produtos da Amazon junto às buscas do Unity

Benjamin Kerensa é desenvolvedor do Ubuntu e trocou e-mails com Richard Stallman sobre os anúncios da Amazon que passaram a ser exibidos junto a resultados de buscas no Ubuntu; não surpreendentemente, o bom Doutor Stallman é contra.

A primeira razão mencionada pelo bom Doutor é a privacidade dos usuários, no sentido de que se a Canonical recebe estes dados, ela poderá ser forçada a entregá-los para vários governos. O desenvolvedor em questão acrescentou que nos EUA essa busca pode ser obtida mesmo sem ordem judicial, e que embora ele confie no que a própria Canonical poderia fazer com os dados das buscas que venham a estar em seu poder, ele não havia considerado que ela poderia receber a ordem de entregar estes dados. (via benjaminkerensa.com – “Richard Stallman: Canonical will be forced to hand over data to various governments – Benjamin Kerensa dot Com”)


• Publicado por Augusto Campos em 2012-10-15

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 10:59 am

    Prefiro concordar com a opinião do RMS, do que com a do Mark, que disse que confiar na Canonical não é nada, perto da “confiança que os usuários Ubuntu já dão a Canonical ou ao Debian, fornecendo seu root a eles para a instalação de pacotes”.

    Tem uma diferença meio grande entre confiar no empacotamento dos caras, a confiar informações pessoais e relativas ao comportamento pessoal.

    Marcelo Mendes (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 11:06 am

    Ah, o bom e velho RMS, coerente como sempre, falando a verdade nua e crua, na cara.

    Genilson (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 11:13 am

    Isso não vai me impedir de usar o Ubuntu.

    No caso da Amazon, basta fazer um ‘sudo apt-get remove unity-lens-shopping’.

    É o que eu vou fazer assim que instalar a versão nova da distro. Mas com certeza vou só ver como é rapidamente o Unity porque prefiro o XFCE.

    Fábio Lima (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 11:33 am

    Mas MS está corretíssimo quando nos lembra que “confiança que os usuários Ubuntu já dão a Canonical ou ao Debian, fornecendo seu root a eles para a instalação de pacotes”. É fato, oras!

    Mas RMS foi muito correto na sua observação. O problema não é a Canonical, mas sim os governos que ganham um prato cheio para pedir informações sobre os usuários. O que, de forma alguma, não implica que o mesmo já não ocorra com todas demais empresas que detém nossos dados pessoais, como o google, o facebook e a própria Amazon. Ainda que haja o agravante de que nesse caso dados como nome e conteúdo de arquivos pessoais, quando os digitamos no dash, são enviados.

    Marcelo Ulianov (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 11:41 am

    Nem comento mais nada a respeito de rms… Realmente não vale a pena. O cara vive em outro planeta.

    Carlos Felipe (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 11:58 am

    Usar Gnome Shell que é mais negócio.

    Lucas (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 11:59 am

    É só desabilitar esse negócio e pronto, ou desinstalar, ou instalar outro ambiente afff

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 12:06 pm

    O RMS acerta quase sempre porque aponta o simples: Onde tem chance de haver sacanagem, fatalmente alguém tentará usar em seu proveito.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 12:13 pm

    Lucas

    “É só …”

    Esses “é só…” nunca contabilizam o monte de gente que não sabe fazer, que não imagina o que está acontecendo.

    afff

    Patola (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 12:19 pm

    Stallman está certo, o chato é que o ideal seria que a Canonical consertasse isso colocando como uma opção que você escolhesse na instalação ou depois da instalação, não uma opção que voce tenha que desabilitar depois. Ou seja, se fosse pro usuário dar o opt-in ao invés que ter que dar o opt-out.

    Mas acho que se eles colocaram esse recurso tão na pressa, devem estar precisando angariar dinheiro rapidamente, e vão dar uma de joão-sem-braço e só consertar (se consertarem) em um futuro release, fazendo nesse meio-tempo workarounds ineficazes como aquele “legal notice”.

    ibilarmindo (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 1:22 pm

    Ah, peralá!
    o google coloca anuncio em tudo qto é canto, e NINGUEM RECLAMA.
    o facebook coloca anuncio em tudo qto é canto, e NINGUEM RECLAMA
    o augusto entope o br-(linux|mac|xpto) com anuncio em td qto é canto e … NINGUEM RECLAMA.

    Pow, galera. Se o governo se interessar por alguns de vocês, pode ter certeza: algum ilícito vocês fizeram contra as leis locais. E por mais injustas que em alguns paises sejam, o morador está sujeito a elas.

    Márcio Carneiro (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 2:04 pm

    Devemos tomar um pouco de cuidado com a causa do RMS, porque muita coisa do que ele diz faz sentido perante o direito americano, mas não faz tanta perante o direito brasileiro.

    E a questão da anonimidade da internet não faz sentido ser discutido em nosso país, pela simples razão de que a CF veda esse direito ao cidadão.

    Bozo (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 2:07 pm

    @ibilarmindo

    Você deve lembrar que a Canonical possui um alcance global e várias pessoas em diversos paises não gozam dos mesmos direitos que os nossos,o mero fato de você dizer que odeia vodka com coca pode lhe levar ao paredom em alguns paises.
    Recomendo que você assista o filme ‘A vida dos outros’ acho que vai mudar essa sua concepção(quem não deve não teme).

    Reikainosuke Nekomata (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 3:31 pm

    Concordo in totum com o RMS.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 3:55 pm

    >> o google coloca anuncio em tudo qto é canto, e NINGUEM RECLAMA.
    >> o facebook coloca anuncio em tudo qto é canto, e NINGUEM RECLAMA
    >> o augusto entope o br-(linux|mac|xpto) com anuncio em td qto é canto e … >> NINGUEM RECLAMA.

    Há uma diferença entre ADS adicionados a site para financiar custos DAQUELE site, de uma engine rodando localmente em MEU computador enviando informações sobre buscas…

    …e outra, instala o ADBlock. Suas afirmações de cunho “NINGUÉM RECLAMA” não fazem sentido.

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 4:45 pm

    Mais outra..

    como “Ninguém reclama” ?

    Reclamam quase que diariamente da publicidade do Google, Facebook e blogs de maneira geral.

    Só fala isso quem não acompanha noticiário de tecnologia.

    Rodrigo (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 5:09 pm

    É impressão minha ou o Richard Stallman está atuando na novela Avenida Brasil, interpretando o personagem Nilo?

    Spif (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 5:28 pm

    Hahahaha o Weber nem a patotinha deles reclamam, mas tem diversas pessoas que reclamam.

    O Ubuntu fez bobagem mesmo. Todos os podcasts internacionais que escuto sobre software livre falam isso.

    Só não comentaram negativamente no Brasil, aonde o Ubuntu tem uma patrulha bem vocal aqui no Brasil.

    Ironmaniaco (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 5:37 pm

    @Weber Jr.

    Algumas pessoas que aqui postam tem um sério problema de Mente desconexa(aka: extremismo) e não conseguem pensar fora do binário.

    Ou “ninguém reclama” ou é “só desabilitar”. Se você discorda destas opiniões, é um mero criador de intrigas.

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 15/10/2012 às 8:52 pm

    Stallman está certo…O grande problema não é o fato de você “ter algo a esconder”, e sim dos outros esconderem algo em vocẽ (no bom sentido…ou não): Recentemente roteadores mal-configurados estavam redirecionando sites para versões pichadas. Pessoas podem roubar seu Gmail, hotmail e até seu IP! E os governos não estarão indo atrás dos criminosos e sim dos inocentes usados como laranjas. A dica é: Usem sempre um bom firewall, desinstale as lentes do Ubuntu. Evite navegar com o Windows (tarefa que será praticamente impossível com o Windows 8).

    Tiago (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 1:28 am

    Governos? O cara esta preocupado se o governo vai pegar tais informações sendo que o pais dele tem a NSA que é capaz de interceptar todas as comunicações do planeta. Ele esta preocupado com o que?

    Sabe, acho que Stallman deve ser daqueles caras que se alimentam de luz e de manha dá bom dia ao sol. Tem tanta coisa séria para se preocupar. Em dois dias de trabalho, a NSA é capaz de obter mais informação do que a Canonical seria capaz de captar em uma década.

    José Afonso (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 10:14 am

    Amigos, não damos nossa senha de root à Canonical ou ao Debian, a autenticação é local, o que eles querem dizer com isso? o apt do Ubuntu vem bixado? Estranho, no mínimo… Confiamos no empacotamento da Canonical POR TABELA, não conheço o compromisso da Canonical com a qualidade, estabilidade e segurança dos pacotes em um documento público e registrado, como faz a Equipe do Debian. E confiamos tanto no Debian por esses compromissos legalmente assumidos. As atitudes da Canonical estão beirando as atitudes do Projeto GNOME, que mexem com a vida do usuário sem consulta-lo para saber o que é melhor para ele, não que eles sejam obrigados a fazê-lo, mas pq eles se comprometem com isso. Imagino como um ADM de Redes se sente agora ao dizerem que ele confia a senha de root ao empacotador… se fosse na minha empresa começariamos a estudar a troca da distro antes de pensar em verificar esses dados… Alguém com um compromisso público e documental é melhor que uma empresa que diz uma coisa e faz outra… Com relação ao que o RMS disse, ele está totalmente correto, claro que a NSA e outras como a CIA e o FBI podem ter todas as informações que quiserem, e não é isso que se questiona, mesmo pq, esses orgãos não querem saber o que voce compra na Amazon, até a Amazon começar a vender armas… mas o compromisso com a privacidade é violado sem o menor escrúpulo em prol do lucro da empresa… a empresa deveria lucrar com escrúpulos e respeito ao usuário que a sustenta…

    Weber Jr. (usuário não registrado) em 16/10/2012 às 11:36 am

    José Afonso

    “esses orgãos não querem saber o que voce compra na Amazon, até a Amazon começar a vender armas”

    Em relação a esse trecho: Não é bem assim.

    Já é de conhecimento comum que RIAA e amigos usam informação sobre download de pornografia para achacar os “infratores”, para evitar o constrangimento, são forçados a acordos.

    Mesmo coisas bobas podem ser usadas para prejudicar.

    Fora a questão do princípio que ninguém tem de ficar metendo nariz na vida alheia.

Este post é antigo (2012-10-15) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.